Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
Advertisements

Impostos de competência privativa
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA)
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Custeio Previdenciário
NOVO ESTATUTO DAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
CO-BILLING QUESTÕES FISCAIS
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
Impostos de competência privativa
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
PREVIDENCIA SOCIAL NOVOS PROCEDIMENTOS - MP 83
Filiação e Inscrição.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Antecipação na aquisição de mercadorias de outros Estados
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
Responsável Tributário

REGRAS DA SEGURIDADE SOCIAL
Gustavo da Silva Amaral Mestre PUC/SP
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA- ISSQN
“SEMINÁRIO ESTADUAL DO SIMPLES NACIONAL”
Estrutura Organizacional da Administração Pública
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
Introdução ao estudo da obrigação tributária
ISS ( Competência Tributária)
13º SEMINARIO DE FISCALIZAÇÃO FISCALIZAÇÃO DE ORGÃOS PUBLICOS
REGULARIZAÇÃO FISCAL Contribuintes do ISSQN que prestam serviços na área da saúde Projeto de lei nº 507/2010.
I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
Direito Tributário na Gestão Empresarial
Contabilidade Comercial
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
ISSQN Imposto sobre serviços de qualquer natureza Grupo: Débora Pereira B. Pádua Érica Luciana Ferreira Fábio Zanin Rodrigues Larissa Vilaça Bertoni.
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
Impostos de competência privativa
Apresentação elaborada e apresentada pelos alunos de Planejamento Tributário ao Professor Geraldo de Oliveira, Ciências Contábeis/UFES: Anderson
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Assistente Administrativo e Financeiro
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
CÁLCULOS TRABALHISTAS
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
SIMPLES NACIONAL ICMS CRÉDITOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
ISSQN Alterações da Lei nº /05 para serviços da área da saúde Lei Municipal nº /2010.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Cálculos Fiscais - ICMS
ISSQN Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza
AULA 2015 Direito Previdenciário
Histórico Competência Contribuintes Fato Gerador Base de Cálculo
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
DIFERENÇA ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Secretaria da Receita Federal TRIBUTAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Sistema Atual e Perspectivas Brasília, Dezembro de 2004.
XXVIII Congresso da FENAFIM Curitiba O ISS – Imposto Federal.
Eduardo Ramos de Santana Universidade do Estado da Bahia Ciências Contábeis Contabilidade Tributária.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
PLP 366/13 - Reforma do ISS Audiência Pública - CDEIC 05/08/2014
Incidência de ISS envolvendo Cartão de Crédito e Arrendamento Mercantil Audiência Pública - Câmara dos Deputados Projeto de Lei Complementar nº 34/2011.
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes.
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO DA CÂMARA FEDERAL: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP) 366/2013 Manoel Antonio dos Santos.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA MUNICIPAL Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)

Competência: Municípios e Distrito Federal (Secretaria das Finanças) Natureza tributária: fiscal, sendo principal fonte de arrecadação dos Municípios Previsão Constitucional: art. 156, inciso III. Remete à lei complementar dispor sobre: fixação de alíquotas máximas e mínimas; exclusão da sua incidência exportações e serviços para o exterior; estabelecimento de condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais

O ISS em Goiânia é regulado pela Lei municipal nº 5040/1975. A LC nº 116/2003 regulamenta o ISS a nível federal, apresentando como principais inovações as seguintes: Amplia o conceito de sujeição passiva, atribuindo aos tomadores de serviços ou intermediários a condição de responsáveis Estabeleceu alíquota máxima de 5% Exclui a incidência nas exportações de serviços O ISS em Goiânia é regulado pela Lei municipal nº 5040/1975.

Sujeito Passivo: Contribuinte: é o prestador do serviço, (empresa, profissional autônomo, sociedade cooperativa, sociedade uniprofissional) Responsável: é o tomador ou intermediário do serviço (substituto tributário); realiza a retenção na fonte através da REST (Relação de Serviços de Terceiro). Em Goiânia, nas hipóteses dos incisos I a XX do art. 54, dos prestadores não inscritos no Cadastro de Atividades Econômicas (CAE) da Secretaria das Finanças e aos inscritos por ato do Poder Executivo (prefeito).

Art. 53 - Para os efeitos deste imposto, considera-se: I - empresas, todos os que, individual ou coletivamente, assumem os riscos da atividade econômica, admitem, assalariam e dirijam a prestação pessoal de serviços; II - profissional autônomo, todo aquele que exerce, habitualmente e por conta própria, serviços profissionais e técnicos remunerados. Parágrafo único - Equipara-se à empresa, para efeito de pagamento do imposto, o profissional autônomo que: a) utilizar mais que 2 (dois) empregados, a qualquer título, na execução direta ou indireta dos serviços por ele prestados; b) não comprovar a sua inscrição no Cadastro de Prestadores de Serviços do Município. (Lei Municipal nº 5040/75)

Fato Gerador: é a prestação de serviços constantes na Lista de Serviços – Anexo da LC nº 116/03 e art. 52 da Lei municipal 5040/75 Incide ainda: Sobre preço do serviço da lista proveniente do exterior ou cuja prestação aí se tenha iniciado Sobre serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos, explorados economicamente, com pagamento de tarifa, preço ou pedágio Não incide: Sobre as exportações de serviços Serviços de empregados, trabalhadores avulsos, diretores, ou membros dos conselhos consultivo e fiscais das sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerente e dos gerentes delegados valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários, o valor dos depósitos bancários, o principal, juros e acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras

Isenções em Goiânia Serviços prestados pelas empresas públicas e sociedades de economia mista, instituídas pelo Município Serviços de execução de obra de construção civil e hidráulica e seus respectivos serviços de engenharia consultiva, contratados com o Município de Goiânia e suas Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista Serviços prestados pelos órgãos de classes, excluídas as prestações de serviços que gerem concorrência com as empresas privadas Serviços prestados pelas Associações e Clubes, nas atividades específicas, recreativas, esportivas ou beneficentes, excluídas as prestações de serviços que gerem concorrência com as empresas privadas Serviços sobre as atividades e promoções culturais de grupos ou artistas residentes no Município, que visem a difusão de sua própria criação cultural e artística Serviços de autônomos da hipótese do inciso II do art. 55 da Lei 5040/75: serralheiros, carpinteiros, etc (vide página 149) Incentivos Fiscais em Goiânia Lei Municipal nº 7957/2000 – concede incentivos fiscais para investimentos em projetos culturais

Fato Gerador (cont.): Outras considerações: Quem arrecada? Regra geral o município aonde está localizado a empresa do prestador de serviço. Nos casos dos incisos I a XX do art. 54 da Lei 5040/75, que devem ser recolhidos no município onde o serviço é prestado.

Base de Cálculo: Preço do serviço (-) descontos ou abatimentos concedidos Na falta do preço, poderá ser adotado o corrente da praça ou determinado pelo Secretário das Finanças (§§ 1º e 2º) Profissionais autônomos: observar-se-á valores fixos (vide tabela da página 155)

Observação: Em relação à tabela da página 155: Os valores estão em UFIRs / mês Todos os valores em UFIR deverão ser multiplicados pelo fator de conversão de 1,4896 (Ato Normativo municipal nº 001/2003)

Alíquotas: Atividades de transportes coletivos urbanos, por ônibus de passageiros, regularmente concedidos = 2% Hospitais, clínicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorros, ambulatórios e congêneres; bancos de sangue, leite, pele, olhos, óvulos, sêmen e congêneres = 3,5% Nos casos do item anterior, quando faturados para os institutos da previdência social oficiais = 2% Demais atividades e retenção na fonte, com exceção das atividades com alíquota diferenciada = 5%

Serviços de profissionais autônomos: não existem alíquotas, sendo fixos os valores (vide tabela da página 155).