COMPRAS 1- DEFINIÇÃO: “Comprar é procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo. Para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Compras
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
FTAD Formação Técnica em Administração
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Sistema de Informação Gerencial
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Compras Equipe: Ádria Michelle Aymê Mayara Camila Batista
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Prof. Miguel Antonio Pelizan
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Administração de Materiais e Patrimônio apostila 3 FORTIUM – Grupo Educacional Docente: Prof. Iran Nunes.
Sistemas de Informação
Estrutura da cadeia logística
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB FACE – FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Estratégias de suprimento
Administração de Recursos Materiais
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
U07 Grupo 19V.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Unidade 07 19R071.
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Logística Empresarial Unidade 2
AQUISIÇÃO DOS RECURSOS PATRIMONIAIS PROFESSOR: FERNANDO HENRIQUE DIAS
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Repensando a Logística
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
LOGISTICA EM FARMÁCIA MAGISTRAL
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Profª. Selma Maria da Silva
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Função da Administração:
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Administração de Logística e Materiais
Controle de estoque.
Sistemas de Informação
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Iniciando na logística empresarial
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Disciplina: Controladoria
Aquisição de Recursos Materiais Adeilde Santana
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Suprimento Físico Prof. Lima.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Aquisição de Recursos Materiais
COMPRAS 0122.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

COMPRAS 1- DEFINIÇÃO: “Comprar é procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo. Para o funcionamento, a manutenção e ampliação da empresa”. (Viana,2008)

COMPRAS Gestão da aquisição -assunto estratégico -centro de lucros •Valor total c/ compras -de 50% a 80% da renda bruta!

COMPRAS Principais objetivos: Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender os programas de produção. Coordenar este fluxo, para que seja aplicado o mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa. Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de qualidade e quantidade definidos. Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa.

COMPRAS Principais razões para o crescimento e envolvimento de compras nas tomadas de decisões: Área de agregação de valor (não simplesmente redução de custo); O envolvimento ativo do fornecedor pode reduzir custos; Empenho com os custos estratégicos de suprimentos, em vez de preços a curto prazo;

COMPRAS Passado O dono responsável pelas 3 áreas: vendas, produção e finanças. Atividade burocrática e repetitiva. Centro de despesas. Atualidade As 3 funções são subordinadas, porém como responsabilidades executivas separadas. Papel estratégico. Centro de lucros.

COMPRAS Organização do setor de compras: Autoridade para comprar; Registro de compras; Registro de preços; Registro de fornecedores; Pesquisa de preços; Aquisição.

COMPRAS Atividades básicas setor de compras: Pesquisa; Aquisição; Administração; Diversos.

COMPRAS Compras Just time: A necessidade de adequação aos sistemas just-in-time (JIT), levou a criação de um departamento de suprimentos. Requer a eliminação de desperdício, otimizar o processo. O giro de estoque aumenta. Aumenta a rentabilidade.

Evolução Relacionamento Cliente-Fornecedor COMPRAS Evolução Relacionamento Cliente-Fornecedor Abordagem convencional: Prioriza o preço. Como se as partes fossem rivais. Quem pode mais impõe as condições. Melhoria da qualidade: Dá-se prioridade a qualidade do produto. É o início de um relacionamento mais duradouro. Integração operacional: Prioriza o controle do processo. Fornecedor faz investimentos comuns. Integração estratégica: É uma parceria nos negócios.

Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: COMPRAS Avaliação Fornecedor Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: Custos: Avaliar se os custos estão compatíveis com o mercado. Qualidade: Fornecedor dispor da qualidade especificada. Pontualidade: Entregar dentro do prazo combinado. Inovação:

Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: COMPRAS Avaliação Fornecedor Deve-se enfatizar os seguintes aspectos: Flexibilidade: capacidade de adaptar-se rapidamente às alterações e solicitações do mercado. Produtividade: É a relação entre output sobre o input. Instalações: Condições mínimas de fabricação com qualidade. Capacitação gerencial financeira: estrutura organizacional definida, cadeia decisória estruturada, capacidade financeira saudável.

Pesquisa e Planejamento de compras A pesquisa é elemento básico para operação de compras. Função principal da pesquisa de compras: suprir com informações e orientação analítica o depto.

Composição pesquisa de compras: Estudo dos materiais: Avaliação das necessidades da empresa; Tendência da oferta e da demanda; Tendência de preços; 2) Análise econômica: Efeito dos ciclos econômicos sobre os materiais comprados; tendências de preços em geral; Influência das variações econômicas sobre fornecedores e concorrentes;

Composição pesquisa de compras: 3) Análise de fornecedores: Qualificações de fornecedores ativos e em potencial; Estudo das instalações dos fornecedores; 4) Análise do custo e do preço: variação de preço; estudo de peças semelhantes; métodos alternativos de fabricação;

Composição pesquisa de compras: 5) Análise de embalagens e transporte: Efeito da localização dos fornecedores sobre os custos; métodos alternativos de despachos; introdução de melhoria de embalagens; 6) Análise administrativa: Controle de formulários; Simplificação do trabalho; Emprego de processamento eletrônico de dados.

COMPRAS Condições de compra: Prazos: De entrega (menor possível). De pagamento (maior que prazo de venda) ou a vista em condições especiais de preço. Frete: CIF -cost, insurance and freight (custo, seguro e frete) – Frete pago. FOB -free on board (posto a bordo) – Frete a pagar. Embalagens: Retornáveis: engradados. Não retornáveis.

COMPRAS NOVAS FORMAS DE COMPRAR Compras globalizadas (global sourcing) b)EDI (electronicdata interchange). Vantagens: –rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações;–redução dos custos; –facilidade na colocação de pedidos; e –sedimentação do conceito de parcerias.

COMPRAS c)E-commerce Uso de tecnologias de computação e de comunicações para a realização de negócios Vantagens do EDI em relação ao e-commerce –Maior segurança nas comunicações e parceiros; –Dispõe de um formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens; –As VANs(valueaddednetworks) são mais seguras; –Maior rapidez quando se tem um alto volume de transações.

COMPRAS •Vantagens do e-commerceem relação ao EDI –Investimento inicial em tecnologia ébem mais baixo –Atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos –Pode ser operada praticamente em tempo real –Permite tanto a transação máquina-máquina como também homem-máquina –Maior flexibilidade nos tipos de transações.

COMPRAS d) Cartões de Crédito e) Leilões •Empresa disponibiliza via internet ou editais suas necessidades de compras •Informar que a seleção do fornecedor será por meio de leilão público •Fornecedores farão suas ofertas de preços e prazos de entrega •Cabe ao comprador fazer a melhor oferta

COMPRAS Ética em Compras •Legal e moral •Código de conduta ética •Legislação específica para o setor público •Códigos de ética de compras

COMPRAS Diretrizes Éticas •Desencorajar o recebimento de presentes de fornecedores •Definir valor monetário adequado tanto para ser oferecido por vendas como para ser recebido por compras •Informar os funcionários sobre o impacto dos materiais promocionais de valor mais elevado e o sentimento de obrigação que ele acaba criando •Pagamento bilateral para os almoços de negócios.

COMPRAS NEGOCIAÇÃO Negociação: Saber negociar é uma das habilidades mais exigidas de um comprador. Fases da negociação: Preparação: Onde se estabelecem os objetivos que devem ser alcançados de forma ideal e os que a realidade permitirá atingir. Abertura: Reduzir a tensão. Conversa descontraída. Expor os objetivos que serão obtidos em um trabalho mútuo.

COMPRAS Exploração: Verificar se as necessidade detectada é verdadeira. Perguntas objetivas. Apresentação: Relacionar a necessidade da outra parte com os benefícios. Clarificação: Ouvir atentamente as objeções. Ação Final: A procura de adesão ou acordo.