A Origem da Força da Linguagem Publicitária Profa. Francielle Felipe
Análise da mensagem publicitária O anúncio é uma mensagem que visa exercer ação psicológica sobre receptores para conseguir deles uma mudança comportamental em relação ao objeto oferecido: uma idéia, ou um serviço.
A eficácia de qualquer anúncio depende da composição de três fatores: Ao mercado receptor Aos veículos de comunicação Ao produto A propaganda aumenta em sua eficiência, adaptando-se ao mercado e transformando-se conforme a evolução da sociedade consumidora, como também da mídia e dos produtos. (MARTINS, 2000)
A análise semiótica da mensagem tem por finalidade saber: Qual é o processo usado para dar sentido aos elementos que compõem a mensagem? Como é produzido o sentido? Como é possível significar através dos signos?
Imagem e elementos lingüísticos – de onde vem a significação? Elementos linguísticos Imagem pura Imagem como um todo Arranjo ou composição Função publicitária ideológica Simbolismo icônico Mensagem linguística, icônica codificada ou denotada e mensagem não codificada.
As leituras das mensagens – A Primeira Leitura Considera a mensagem do anúncio sob dois aspectos: Substância lingüística ou suporte verbal (denotação); Substância objetiva e inteligível da imagem (analogia, representação).
As leituras das mensagens – A Segunda Leitura Simbólica, cultural ou conotada, capta e interpreta sentidos isolados da linguagem, vai buscá-los, portanto, em códigos culturais fora dos elementos da mensagem. (MARTINS, 2000)
As leituras das mensagens – A Terceira Leitura Essencialidade do produto ou serviço; Compreensão através de suas características, motivações e efeitos esperados.
As leituras das mensagens – A Quarta Leitura Deslocada Esta leitura separa o significante do significado da mensagem e atém-se exclusivamente aos valores decorrentes de impressões auditivas, fônicas, visuais ou semânticas que acontecem na mente do receptor e têm qualquer relação com qualidades ou funções do produto.
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Linguagem e Expressividade
Linguagem X Publicidade Para conquistar o consumidor, o texto publicitário apela para o desejo e a fantasia das pessoas. A linguagem da publicidade usa ambigüidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido.
Linguagem X Publicidade Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos. A publicidade deve divertir, motivar, seduzir, fazer sonhar, excitar ou entusiasmar.
Estimula-se a vontade criadora do redator pelo conhecimento de técnicas e recursos lingüísticos Instrumentos que tornam a linguagem mais expressiva
Para haver expressividade precisa-se: Elemento perceptivo (o que se percebe pela audição ou visão) Evocação de associações (ou sensações que se quer transmitir, por ex. mais emoção, mais ritmo)
A expressividade pode manifestar-se por: Formas fônicas (uso intencional de significantes sonoros expressivos) como:
Aliterações
Encontros vocálicos e consonantais Alternâncias fônicas Rima Ritmo fônico Consonâncias
Recursos sintáticos, pelo uso original Regências, concordâncias, mudanças na ordem dos termos Simbolismos semânticos Figuras de palavras: metáforas, metonímias Figuras de pensamento: antíteses, ironia, hipérbole, eufemismo
Pontuação (uso exagerado de sinais de exclamação, interrogação, de reticências)
Sinestesias – relações sensoriais na percepção de sentidos diferentes.
Linguagem imperativa “Pense, fale, compre, beba Leia, vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste e viva Pense, fale, compre, beba Leia, vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga...” Pitty (Admirável chip novo)
Estratégia mercadológica Argumentação criativa O texto faz uma ponte formal entre a Estratégia mercadológica e Argumentação criativa
Conhecer as técnicas e os recursos lingüísticos Promove a expressividade da linguagem Tornando-a mais eficaz e com mais poder informativo
Expressividade: Ato de representar ou comunicar por meio de formas lingüísticas impressões subjetivas, pensamentos, emoções e intenções