METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
CONCEITOS O QUE É CIENCIA ? WWW.JUNG.PRO.BR
INTUIÇÃO: função especial da mente humana que age pelo pensamento independente da formação científica. EMPIRISMO: É o conhecimento tirado da experimentação; RACIONALIZAÇÃO: Ao contrario dos empiristas, os racionalistas afirmam que nossos sentidos nos enganam.
CLASSIFICAÇÃO DA CIÊNCIA Procedimentos
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS Leitura Análise do texto; Fases da leitura; Problema; Hipóteses; Pesquisa.
LEITURA Busca do material Aspectos fundamentais Título Data publicação “orelha “ Índice ou sumário Introdução Bibliografia. Aspectos fundamentais Atenção/intenção Reflexão Espírito crítico Análise Síntese.
FASES DA LEITURA De reconhecimento ou prévia; Busca do assunto Exploratória ou pré-leitura; Sondagem p/ localizar informações Seletiva Sublinhar idéias principais Assinalar nas margens Efetuar anotações Buscar no dicionário palavras não compreendidas. Reflexiva/crítica.
ANÁLISE DO TEXTO Análise dos elementos Análise das relações Idéias secundárias Fatos que comprovam a opinião Elementos de causa e efeito Elementos de argumentação Pesquisa bibliografica
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; FICHAS; RESUMOS.
FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Escolha do tema Compatível com formação; Disponibilidade de tempo; Delimitar assunto Distinguir sujeito e objeto Limitar em função do tempo, região, etc. Elaborar plano de trabalho Cronograma Identificação Procura de catálogos e obras Localização e compilação Livros, artigos, etc. Fichas/análise e redação
FICHAS As fichas permitem: As fichas devem ter Identificar obras Conhecer seu conteúdo Fazer citações Analisar material Elaborar críticas As fichas devem ter Cabeçalho Corpo do texto Indicação/local Referência bibliográfica
Exemplo de ficha Ocupações marginais no nordeste paulista Mobilidade social Modelos explicativos PASTORE, José – Modelos explicativos da mobilidade social. Desigualdade e mobilidade social. Sp – T. A. QUEIROZ, 1979 – p. 15 - 27 Texto - resumo Biblioteca da Faculdade de ciencias sociais - USP
RESUMOS Diferem das fichas por tratarem da obra completa. É a apresentação concisa e seletiva do texto. Tipos Descritivo Utiliza frases curtas; descreve apenas a natureza, forma e propósito. Analítico Dispensa a leitura do texto. É mais amplo que o descritivo. Crítico Quando formula julgamento sobre o texto. Metodo
METODOLOGIA
MÉTODO
ETAPAS DO MÉTODO OBSERVAÇÃO/EXPERIMENTAÇÃO ANÁLISE/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA HIPOTESES REGISTRO DOS DADOS TESTES MODELAGEM GENERALIZAÇÃO
TIPOS DE OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA INDIVIDUAL POR EQUIPE
MÉTODO CIENTÍFICO DEDUTIVO INDUTIVO Amostras tendenciosas Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é verdadeira Toda informação já estava implícita na premissa. INDUTIVO Partindo-se de dados particulares infere-se uma verdade universal FASES Observação dos fenômenos Descoberta da relação entre eles Generalização da relação Amostras tendenciosas
MÉTODO CIENTÍFICO MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO O problema surge de conflitos Solução proposta consiste numa conjectura (nova teoria) Testes de falseamento Problema
ORIGENS DOS PROBLEMAS Reconhecimento de um problema existente. Exemplo: Efeitos do lixo tóxico Por que a venda de aptos cresceu este ano? Melhorar “status” da empresa O uso da grua melhora a produtividade? Planejar o crescimento Curiosidade
O PROBLEMA DA INVESTIGAÇÃO Colocar o problema em forma de pergunta. Dirigir a pergunta para área principal do assunto. Exemplo: A observação obrigatória de regras de segurança diminui o número de acidentes ? Identificar as variáveis Variável: Fator, fenômeno ou característica que tem mais de um valor ou categoria.
VARIÁVEIS DEPENDENTES INDEPENDENTES Resultado, conseqüência ou produto de alguma variável. Exemplo: Aumento do preço, diminui as vendas. INDEPENDENTES Presume causar a variável dependente. Exemplo: Variáveis moderadoras.
DEFINIÇÕES OPERACIONAIS Enunciado que defini uma variável ao especificar as operações para medi-la. Objetivo: Limitar definição de modo a permitir a repetitividade. Exemplos: Cliente ativo: qualquer pessoa que tenha mantido um compromisso com a organização em determinado período. Hipóteses
CONCEITO DE HIPÓTESE
HIPÓTESES RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS; TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESE; FONTES
RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS Determinar a relação esperada entre as variáveis. Se X cresce Y crescerá X esta correlacionada com Y Relações multivariadas Vários fatores intervindo no processo Aplicação da análise fatorial (Método estatístico)
CARATERÍSTICAS DA HIPÓTESE
TIPOS
QUESTÕES OU HIPÓTESES? QUESTÕES HIPÓTESES Utiliza a população e não uma amostra. Vantagens: Pode ser testado por outros e permite a objetividade. Custo elevado HIPÓTESES Inferência estatística Testes de significância Uso de amostragens Aceito cientificamente Dificuldade em garantir a aleatoriedade da amostra.
FONTES P/ ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES Conhecimento familiar Observação Comparação com outros estudos Dedução lógica de uma teoria Cultura geral Analogias Experiência pessoal Casos discrepantes
Como utilizar uma hipótese
Exemplo de hipóteses http://www.jung.pro.br/
Hipóteses 5.4 - Hipótese Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
Hipóteses Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios. http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/
Pesquisa
APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS NBR 6023 – Referências – elaboração; NBR 6024- Numeração das seções; NBR 6027 – Sumário – apresentação; NBR 6028 – Resumo – apresentação; NBR 6034 – Índice – apresentação; NBR 10520 – Citações em documentos; NBR 12225 - Lombada; NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos – apresentação;
BIBLIOGRAFIA SPROULL, N. L. - Handbook of research methods: a guide for praticioners and students in the social sciences -. - The Scarecrow Press - 1988. LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. – Fundamentos de metodologia científica – 3a. Ed. – Ed. Atlas – SP – 1991.
FIM