UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DACOC – EPC - TRANSPORTES

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES HISTÓRICO 3. DADOS IMPORTANTES

DEFINIÇÕES Transporte: É a combinação de uma atividade estritamente funcional, que é a habilidade de ir de um lugar para outro por meios mecânicos com a máxima conveniência e o mínimo desconforto, com uma atividade que proporcione satisfação e divertimento

DEFINIÇÕES Meios de Transporte não são apenas dispositivos para movimentar pessoas e mercadorias de um lugar para outro, com a aplicação das mais diversas tecnologias, são agentes de forças que moldam o curso de nossas vidas

Transporte é uma atividade meio que viabiliza deslocamentos DEFINIÇÕES Transporte é uma atividade meio que viabiliza deslocamentos para satisfação de necessidades pessoais e coletivas

Constituição de um Sistema de transportes: VIA, USUÁRIO, DEFINIÇÕES Constituição de um Sistema de transportes: VIA, USUÁRIO, VEÍCULO e MEIO AMBIENTE. Necessitam integração.

DEFINIÇÕES Uma estrada é parte de um contexto de Transportes. Constitui parte de uma rede viária. Enfoques: Planejamento, Construção, Manutenção e Operação.

2. HISTÓRICO Aerovias Início no Brasil: 22 de outubro de 1.911 Atividaes em 1927 1ª. Empresa: Condor Sinkat que mais tarde passou a ser chamada de Viação Aérea Cruzeiro do Sul Em junho de 1927 foi fundade a Viação Aérea Riograndense - VARIG

2. HISTÓRICO Em 1929 foi criada a Panair do Brasil e Em 1933 a VASP. Em 1960 o Brasil tinha a segunda maior rede comercial do Mundo em volume de tráfego O mercado era disputado por 16 empresas aéreas

2. HISTÓRICO As crises econômicas e o estímulo do Governo Federal para a fusão de Empresas reduziu o número de empresas para apenas quatro: Varig, Vasp, Transbrasil e Cruzeiro A Varig absorveu a Cruzeiro e a Transbrasil e a Vasp deixaram de existir em função da crise financeira

2. HISTÓRICO Neste início do Século XXI houve um esvaziamento da Varig e o surgimento da TAM e depois a GOL e mais rescentemente a BRA e a OceanAir O sistema perdeu a eficência, a liberdade de movimentos e a segurança Aumento os reflexos nocivos à economia do país

2. HISTÓRICO Atingindo o transporte de mercadorias de alto valor agregado e de mercadorias perecíveis e produtos de alta tecnologia A Engenharia precisa estar presente nas obras de infra-estrutura dos aeroportos, na construção, na manutenção e no gerenciamento

2. HISTÓRICO FERROVIAS: As ferrovias começaram a ser construídas na metade do século XIX Com 30223 quilômetros de linhas de tráfego, sendo 22069 da RFF AS Em 1996 começaram a ser privatizadas

2. HISTÓRICO Operam predominantemente no transporte de carga 24700 km são de bitola 1,00m e o restante de 1,60m Os investimento são limitados

(R$ 10 bilhões/ano*), poluição, ruído, e congestionamentos 3. DADOS IMPORTANTES Maiores benefícios dos transportes são: mobilidade e acessibilidade Maiores problemas: acidentes (R$ 10 bilhões/ano*), poluição, ruído, e congestionamentos

(R$ 10 bilhões/ano*), poluição, ruído, e congestionamentos 3. DADOS IMPORTANTES Maiores benefícios dos transportes são: mobilidade e acessibilidade Maiores problemas: acidentes (R$ 10 bilhões/ano*), poluição, ruído, e congestionamentos

Custo médio por km de uma rodovia (agosto/2006) 3. DADOS IMPORTANTES Custo médio por km de uma rodovia (agosto/2006) R$ 810.000,00/km para rodovia Classe de Projeto II ou III; R$ 107.000,00/km para o valor médio de um recapeamento asfáltico com CBUQ R$ 156.000,00 a R$ 205.000,00/km restauração de rodovia

(R$ 10 bilhões/ano*), poluição, ruído, e congestionamentos 3. DADOS IMPORTANTES Maiores benefícios dos transportes são: mobilidade e acessibilidade Maiores problemas: acidentes (R$ 10 bilhões/ano*), poluição, ruído, e congestionamentos

3. DADOS IMPORTANTES

3. DADOS IMPORTANTES

3. DADOS IMPORTANTES

2. HISTÓRICO Neste início do Século XXI houve um esvaziamento da Varig e o surgimento da TAM e depois a GOL e mais rescentemente a BRA e a OceanAir O sistema perdeu a eficência, a liberdade de movimentos e a segurança Aumento os reflexos nocivos à economia do país