Avaliando projetos em grupo

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Transcrição da apresentação:

Avaliando projetos em grupo

Pergunta central? Você quer propor um projeto em grupo, mas está inseguro/a de avaliar seus alunos justamente? Trabalho em equipe, muito provavelmente, fará parte de sua carreira profissional. Então agora é a hora de praticar e refinar essa habilidade!!!!!

7 atitudes essenciais para um bom trabalho em equipe Ouça. (‘piggy-backing off other’s ideas) Questione. (interação, discussão) Convença. (trocas, definindo, repensando) Respeite. (opiniões) Ajude. (ofereça) Compartilhe. Participe.

Como implementar aprendizagem colaborativa em sala de aula? Dicas para o planejamento e projeto em grupo Estabelecimento de regras e normas para o grupo Técnicas para avaliar projetos em grupo Exemplos de formulários Referencias

Dicas para o planejamento e projeto em grupo Dar aos alunos direções/instruções claras e critérios específicos para o projeto. (objetivo geral, objetivos específicos: tarefa maior, sub-tarefas) Reuniões do grupo com atas/cronogramas (anteriores e do dia) Formar grupos de 3 à 5 alunos Pedir aos alunos para estabelecer expectativas e normas do projeto (documentado) Promover coesão do grupo através de informações coletadas de avaliações individuais e do grupo (processo) Permitir que os alunos se arrisquem e errem (behaviorismo) Estipular um cronograma para checar progresso. Eleger um membro responsável para o objetivo geral (a tarefa geral) e outros membros para as sub-tarefas. Exempo: EPLE

Estabelecimento de regras e normas para o grupo Myers (1992) sugere as seguintes regras para a sala de aula Cada membro do grupo é responsável pelo seu trabalho e comportamento. Os membros do grupo devem ajudar qualquer outro membro do grupo que estiver com dificuldade ou que pede ajuda. Nenhum membro do grupo pode pedir ajuda para a professor/a a menos que todos os membros do grupo têm a mesma questão

Técnicas para avaliar projetos em grupo Avaliação de membros e auto-avaliação dos papéis desempenhados (formulários ou relatórios) Diários individuais (informações sobre o que acontece em cada reunião Reuniões em grupos – ata/cronograma Notas individuais e do grupo – o professor pode dividir a nota do projeto em porcentagem da contribuição individual e do grupo (bom se houver avaliação dos outros membros e auto avaliação)

Exemplos de formulários Formulário para dar nota ao indivíduo Formulários para dar notas para a parte técnica Formulários para dar nota ao grupo Avaliação dos outros membros do grupo Apresentação do grupo

Referencias Carter, J. H. (1995). Dealing with parasites in group projects. Paper presented at the Annual Meeting of the Speech Communication Assoc. (81st, San Antonio TX, Nov. 18-21, 1995). ERIC # ED 392 100 O'Quin, K. (1996). Depth by doing: Cooperative research projects in social psychology. In Proceedings  of the Annual Conference on Undergraduate Teaching of Psychology. (10th, Ellenville NY, March 20-22, 1996) ERIC # ED 405 031 Mason, E. (1972). Collaborative Learning. New York: Agathon Press, Inc. Dale, H. (1997). Co-authoring in the classroom: Creating and environment for collaboration. Theory and Research into Practice (TRIP) Series. National Counsel of Teachers of English, Urbana, Ill. ERIC # ED 402 625 Keaten, J. A. & Richardson, M. E. (1992). A field investigation of peer assessment as part of the student group grading process. Paper presented at the Western Speech Communication Association convention. (Albuquerque NM, Feb. 14, 1992). ERIC # ED 361 753 Strong, G. (1993). Teaching writing with small groups. In Thought Currents in English Literature, vol. LXVI, Dec. 1993. ERIC # ED 396 290