LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL UNIDADE 1: CONCEITO DE LOGÍSTICA EVOLUÇÃO DO CONCEITO FUNÇÕES LOGÍSTICAS LOGÍSTICA E CONTROLE DE PRODUÇÃO O AMBIENTE ATUAL DA LOGÍSTICA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE LOGÍSTICA Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL A logística se originou como uma ciência Militar; A definição mais aceita do objetivo logístico: “Assegurar a disponibilidade do produto correto, na quantidade correta, na condição correta, no lugar certo, na hora certa, para o consumidor correto por um custo ideal” ; O conceito de logística está em constante evolução, acompanhando a evolução das organizações. Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística “A Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU, 1995) Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 2 “A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. (CHRISTOPHER, 1997) Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 3 “O conjunto de atividades baseadas na movimentação eficiente de produtos acabados da linha de produção ao cliente final e, em alguns casos, incluem a movimentação de matérias primas do fornecedor ao início do processo produtivo. Estas atividades incluem o transporte, armazenamento, administração de materiais, embalagens protetoras, controle de inventário, previsão de vendas e serviços à clientes”. (Conceito inicial do CLM) Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 4 ““A Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, à jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. (Conceito atual do CLM) Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Evolução do Conceito Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística - Visualização LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O ... ATÉ UM PONTO DE CONSUMO DESDE UM PONTO DE ORIGEM ... FLUXO E ARMAZENAGEM DE MATÉRIAS-PRIMAS WIPs PRODUTOS ACABADOS INFORMAÇÕES CONFORME AS NECESSIDADES DOS CLIENTES DE FORMA EFICIENTE E EFETIVA Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas Aspectos da Logística Interna e Externa: Interna: enfoque na eficiência do fluxo interno de materiais Externa: Distribuição do produto Rede de fornecimento; Estratégias de Mercado Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas A logística empresarial pode ser resumida na seguinte equação: Logística de Suprimentos + Logística de Produção + Logística de Distribuição Física = Logística Empresarial Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas ************************************************************* Administração de materiais: Fornecedor de Matéria Prima Estoque / Linha Controle de Produção: Estoque da Matéria Prima Produto final Distribuição Física Produto Final Cliente Final (Incluindo reciclagem) Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades Primárias As funções Logísticas mais importantes podem ser resumidas em Atividades Primárias: Transporte Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades Primárias CLIENTE PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS TRANSPORTE ARMAZENAGEM Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades de Apoio As atividades de apoio oferecem suporte às atividades primárias. São elas: Armazenagem (na entrada) Manuseio de Materiais Embalagem de Proteção Obtenção (aquisição) Programação Manutenção de Informações Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Integração das Funções Nível de Serviço Processamento de pedidos Manutenção de estoques Programação do pedido obtenção Armazenagem Manutenção de informações Transportes manuseio de materiais Embalagem de proteção       Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Logística e Controle da Produção Existe uma dificuldade muito grande na distinção entre Logística e Controle de Produção, pois as principais técnicas/filosofias de produção são aplicáveis a ambas as áreas. JIT; Lead Time; Compras/Suprimentos; Planejamento das necessidades da Manufatura; Movimentação de materiais; etc. Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL O AMBIENTE ATUAL Ciclo de vida do produto tem diminuído A cada lançamento o ciclo é reduzido pela metade Enfoque na flexibilidade e agilidade Novo estilo Gerencial devido à política de parcerias Investimentos em sistemas informatizados que propiciam maior flexibilidade/rapidez de resposta Internacionalização dos mercados de compra e venda Preocupação com a disposição de itens recicláveis (a logística reversa) Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística A necessidade de eficiência na logística decorre de uma visão segmentada, não sistêmica, que existe na maioria das organizações, responsável pelo surgimento de alguns problemas logísticos: Ciclos logísticos mais longos Custos Logísticos elevados Baixo Nível de Serviço ao Cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística Organização Ambiente Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística AMBIENTE EMPRESARIAL Ritmo da Mudança ( Laminar ) Característica crescente Demanda Custos materiais baixos Custos financeiros baixos confiáveis previsões produtividade modelo Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

AMBIENTE EMPRESARIAL variável Custos materiais altos Ritmo da Mudança ( turbulento ) Característica Demanda variável Custos materiais altos Custos financeiros previsões Pouco confiáveis modelo competitividade Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE INPUTS SISTEMA PRODUTIVO QUANTIDADE OUTPUTS PREÇOS VARIEDADE PRAZO QUALIDADE Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE INPUTS SISTEMA PRODUTIVO S O E Ç R I V OUTPUTS Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

TÉCNICO- ORGANIZACIONAL Exigências ao Sistema Logístico ECONÔMICAS SOCIAIS POLÍTICAS ECOLÓGICAS SISTEMA LOGÍSTICO SANITÁRIAS RELIGIOSAS FINANCEIRAS JURÍDICAS TÉCNICO- ORGANIZACIONAL AMBIENTE Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

EXIGÊNCIAS TÉCNICO-ORGANIZACIONAIS Capacidade de Reação Flexibilidade Dinâmica do Rendimento SISTEMA PRODUTIVO Estabilidade Ambiente Confiabilidade Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Avaliação do Desempenho Para se mensurar a eficiência, e mesmo a eficácia, dos sistemas logísticos é necessário que se proceda a avaliação do desempenho de cada um dos subsistemas logísticos. Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Avaliação do Desempenho Partes Componentes do Sistema Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Metodologias para Avaliação do Desempenho 1.- Indicadores Chave de Performance 2.- Diagrama de Árvore 3.- Cartão de Escore Balanceado Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Indicadores chave de performance Key Performance Indicators (KPI) Oriundo das práticas contábeis Normalmente índices relativos Aplicável a vários aspectos lucro por ação; custo por unidade etc Permite comparação entre dados históricos (planejado x realizado) concorrentes melhores práticas (benchmarking) Desdobrado por todos os níveis do negócio Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Desdobrado por todos os níveis Indicadores chave de performance 2 Inconvenientes: Dífícil avaliação integrada Proliferação de índices Normalmente aplicado a performance física A PIRÂMIDE Desdobramento de medida Desdobrado por todos os níveis Indicadores Direção Adequado a cada tipo de ação Coerente com a estratégia e entre si Indicadores Gerência Indicadores Supervisão Indicadores Execução Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Diagrama de Árvore Elaborada para análises financeiras retorno sobre investimento retorno sobre capital empregado etc Aplicável a outros tipos de medidas Permite analisar influência de cada parcela no resultado Desdobrado conforme necessidade de detalhe Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Diagrama de Árvore Permite acompanhar a influência dos fatores componentes Receita Operacional Lucro Operacional Custos Operacionais Resultado Antes do I. Renda Custos de Capital Inconvenientes: Conforme desdobramento causas podem não ficar transparentes (não ser realçadas) Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Cartão de Escore Balanceado Balanced Scorecard Permite visualizar de forma integrada, a situação do negócio Sistematização da aplicação de índices Desenvolvido a partir da estratégia, missão, valores e visão da empresa Contempla várias óticas e dimensões Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Cartão de Escore Balanceado Exemplo: Coerente com a estratégia: Medidas Possíveis Liderança em Custos Fidelidade do Cliente Inovação Retorno sobre Investimentos Retorno de P & D Aceitação de novos produtos Oferecimento de novos serviços Auto desenvolvimento Retorno sobre Vendas Receita por cliente Classificação frente concorrência Classificação de Confiabilidade Imagem dos empregados Financeira Retorno sobre Ativos Percepção dos Preços Receita por empregado Custos de Atendimento Produtividade Operacional Sob a ótica: Cliente Qualidade do Serviço Pessoas Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

O Problema da Avaliação Bases e ótica para avaliação do desempenho enfoque e dimensões da avaliação escolha das medidas Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

O Problema da Avaliação Bases para a avaliação do desempenho As medições do desempenho características referência perspectiva enfoque Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Características das Medições 1.- Seletividade 2.- Simplicidade 3.- Estabilidade 4.- Valor de referência Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Referência das Medições medições internas medições externas Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Perspectiva das Medições Medições baseadas na atividade Medições baseadas no processo Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Enfoque para as Medições Medições físicas Medições financeiras Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Escolha das medições função : do Sistema das tarefas do desempenho Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Ponto de partida para a Avaliação Identificação da Estratégia Geral da Organização Determinação dos Objetivos do Sistema Logístico Estabelecer partes componentes do Sistema Logístico Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Possíveis medidas de desempenho em Sistemas Logísticos disponibilidade confiabilidade custos Medidas de Utilização de capacidade Flexibilidade operacional Flexibilidade do processo Atendimento ao cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Pontos de medição no Sistema Logístico Performance total Performance parcial Performance interna Performance da interface Performance externa Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Medidas aplicáveis ao Sistema Logístico Giro Suprim. Giro Produç Giro Distrib. Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Exemplos de Medidas ... 2 Indicadores financeiros -valor do inventário em processo -custos de produção -valor do inventário de produtos acabados -valor do inventário de suprimento -custo do produtos X giro internos -custo dos materiais -índice de preços dos materiais comprados -custos de inventário -custos de transporte -custos de créditos da interface Fornecedor Logística de Suprimento Produção Distribuição Física Cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Exemplos de Medidas ... 3 Indicadores gerais (da logística integrada) -resultado x orçamento -retorno sobre ativos -valor total do inventário -custo de capital -Ciclo logístico Fornecedor Logística de Suprimento Produção Distribuição Física Cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Padrões de comparação metas benchmarking do Serviço Logístico do Processo Logístico do Fornecedor do Distribuidor Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Aspectos complementares da Avaliação satisfação das exigências relacionamento dos padrões de referência com os fluxos logísticos Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br

Conclusões Processo de avaliação em três fases: realização de medições determinação padrões referência comparação Necessidade estender o processo de avaliação do desempenho Dd. ALBERTOPOSSETTI possetti@fesppr.br