Importância da Administração de Materiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGÍSTICA Controle de Estoques.
Advertisements

GERENCIAMENTO DOS ESTOQUES
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento e Controle de Estoque
Análise dos Estoques.
O papel dos estoques nas empresas
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Planejamento da Necessidade de Materiais
GERENCIAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Sistemas de Administração da Produção (S.A.P.) Turma: A01
Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
O papel dos estoques nas empresas
SISTEMAS DE PRODUÇÃO.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA A função produção Revolução industrial

Programação da Produção
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
MRP / MRP II MRP = Material Requirement Planning (planejamento das necessidades de materiais) Surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda.
Serviços = Setores terciários da Economia
Importância da Administração de Materiais
ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES
Trabalho / Apresentação
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Administração de Materiais e Patrimônio apostila 7
Técnicas de Tomada de Decisão
GESTÃO DE ESTOQUES DEFINIÇÃO DE ESTOQUE
* Prof. Gustavo André Pereira Guimarães
Controle de Estoques: o Lote Econômico
Estoques Administração de Recursos e Materiais – /04/2009
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Antônio Barbosa Lemes Jr
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Terminologia de Capital de Giro.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
Quantidade de Pedidos Prof. Reinaldo Di Lucia 1º Semestre de 2011.
Aula 10 e 11.
ESTOQUE DE DEMANDA INDEPENDENTE
GESTÃO DE ESTOQUES.
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
Classificação de Materiais
1 Nível de Estoque CURVA DENTE DE SERRA A representação da movimentação (entrada e saída) de um item dentro de um sistema de estoque pode ser feita.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Conceito Configurações Informações utilizadas no cálculo Recursos existentes Conceito Configurações Informações utilizadas no cálculo Recursos existentes.
Administração da produção
Aula 4- Lote Econômico de Compras -LEC
Quantidade de Pedidos Exercícios
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
UNISUZ – FACULDADE UNIDA DE SUZANO
Níveis de Estoque.
Administração de Logística e Materiais
ESTOQUES Fator-Chave O papel do estoque na Cadeia de Suprimento
Papel dos Estoques Os estoques têm a função de atuar como reguladores do fluxo de negócios Unidade 3.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Custos Material Direto Estocagem
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Programação da Produção
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Modelos de Estoques CAPÍTULO 10
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES. NÍVEIS DE ESTOQUE CURVA DENTE DE SERRA Para que serve? Utilizada para representar a movimentação (entrada e saída) de um.
Estoques de materiais (Insumos)
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 1 Clientes Demanda Administração de Materiais.
Modelos de gestão de estoques.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Prof. Sylvio A. De Mattos Cruz
Transcrição da apresentação:

Importância da Administração de Materiais Necessidade do cliente Logística (distrib.) (entrega) Análise Armazenamento Reposição dos materiais Recebimento

Importância da Administração de Materiais MD MOD GIF PREÇO DE VENDA ONTEM HOJE AMANHÃ LUCRO IMP DEP MI MOI 55% 11% 34% 60-70% 10-5% 30-25%

Inventário dos Materiais O objetivo principal é assegurar que as quantidades físicas ou existentes no almoxarifado estejam de acordo com as listagens e os relatórios contábeis dos estoques. Inventário Periódico Inventário Permanente Acurácia dos estoques Número de itens corretos Acurácia = ---------------------------------------------- Número total

Distribuição Física Funções da distribuição física Meios de transporte rodoviário ferroviário fluvial aéreo

Gerenciamento dos Estoques Uma boa gestão dos estoques é importante para todas as organizações porque....... Os estoques representam o maior comprometimento dos recursos monetários Os estoques afetam virtualmente todos os aspectos das operações diárias de uma empresa. Os estoques são a melhor arma para a vantagem competitiva da empresa

Curva ABC Análise ABC Curva de Pareto O sistema de classificação ABC agrupa os itens de acordo com o volume de vendas anuais, na tentativa de identificar um pequeno número de itens que representam o maior volume de vendas e que são os mais importantes para o controle.

CONSTRUÇÃO DA CURVA ABC 25 itens de estoque

CONSTRUÇÃO DA CURVA ABC

CONSTRUÇÃO DA CURVA ABC

Tipos de Estoques Itens de demanda independente são produtos acabados ou componentes que são despachados como itens finais para os clientes. Itens de demanda dependente são matérias primas, partes componentes ou submontagens que são usados na fabricação do produto acabado.

As empresas mantêm estoques pelas seguintes razões: Atender a demanda antecipada dos cliente; Proteção contra atrasos nas entregas dos fornecedores; Tirar vantagens dos ciclos econômicos; Manter independência das operações; Estabilizar o nível de produção; Proteger-se de aumentos de preços.

MODELOS DE ESTOQUE MODELO DO LOTE PADRÃO (REPOSIÇÃO CONTÍNUA) MODELO DO INTERVALO PADRÃO (REPOSIÇÃO PERIÓDICA)

Os três principais tipos de estoque são: Matéria prima – se incorporam ao produto final. Produto em processo – itens parcialmente acabados. Produto acabado – são os output do processo de manufatura.

MODELO DO LOTE PADRÃO (REPOSIÇÃO CONTÍNUA) Emax Estoque Q Q R ES L L Tempo IP

PARÂMETROS DOS MODELOS LOTE PADRÃO: R = D.L + ES Emax = ES + LEC Em = ES + LEC/2 IP = LEC/D ES = Z. L REGRA DE DECISÃO: Uma vez atingido o R, emite-se novo pedido de compra, com lote Q=LEC.

MODELO DO INTERVALO PADRÃO Emax Q1 Q1 Q2 Estoque Q2 ES Data da emissão do pedido L L Tempo IP IP

PARÂMETROS DOS MODELOS INTERVALO PADRÃO (REPOSIÇÃO PERIÓDICA): Emax = ES + LEC Em = ES + LEC/2 INTERVALO PADRÃO --> IP = LEC/D ES = Z. (L + IP) REGRA DE DECISÃO: Uma vez atingida a data de emissão do pedido, compra-se a quantidade Q igual a: Emax-Estoque disponível.

Lotes de reposição no sistema de reposição contínua: lotes econômicos

Custos dos Estoques Custo de Pedido (ou de Obtenção) Custo de Setup: Custo de manutenção do estoque: Custo de não atendimentos: Custo do item:

Expressão do Custo Total Q D C = CcxJ + + D.Cc Cp x 2 Q C -- Custo Total do sistema Cp-- Custo para fazer um pedido de compra J-- Taxa de juros no período Cc – Custo unitário do material comprado. D – Demanda Em – estoque médio no período

Expressão do Lote Econômico de Compra 2.Cp.D (CcxJ) Q = LEC =

LOTE ECONÔMICO DE COMPRA COM DESCONTO

LOTE ECONÔMICO DE FABRICAÇÃO

Indicadores mais utilizados da área de materiais Produtividade Qualidade do serviço Nível de serviço = -------------------------------------------------------- Giro dos estoques = ----------------------------------------------------- Cobertura = -------------------------------------- Número (valor) dos itens entregues Número (valor) dos itens pedidos Valor consumido no período Valor do estoque médio no período Número de dias do ano giro

EXERCÍCIOS: Pag. 153 01 – UMA EMPRESA COMERCIALIZA UM ITEM CUJA DEMANDA ANUAL É DE 5.000 UNIDADES. DETERMINE O NÚMERO DE PEDIDOS DE COMPRA QUE DEVE SER EMITIDO POR ANO PARA UMA COMPRA: A- EM LOTES DE 1.000 UNIDADES; B- EM LOTES DE 500 UNIDADES; C- EM LOTES DE 100 UNIDADES. 02 – SE A EMPRESA DO EXERCÍCIO ANTERIOR TRABALHA 250 DIAS POR ANO, QUAL DEVERÁ SER O INTERVALO ENTRE PEDIDOS DE COMPRAS PARA CADA UMA DAS SITUAÇÕES? 03 – A DEMANDA MENSAL DE UM ITEM DE ESTOQUE É DE 450 UNIDADES. OS CUSTOS DE OBTENÇÃO SÃO DE $40,00 POR PEDIDO (O ITEM É COMPRADO DE TERCEIROS). SABENDO-SE QUE A TAXA DE JUROS CORRENTES É DE 25% AO ANO E QUE O ITEM É COMPRADO POR $2,50/UNID., COM CUSTOS INVARIÁVEIS DE $60,00/ANO, DETERMINE OS CUSTOS DE ESTOQUE. OS LOTES DE COMPRA SÃO DE 600 UNIDADES/LOTE.

04 – UMA EMPRESA EFETUOU O LEVANTAMENTE DE VÁRIOS FATORES DE CUSTOS ENVOLVIDOS NA MANUTENÇÃO DE ESTOQUES, ENCONTRANDO: - ARMAZENAGEM …………………………………………….$0,08/UNID.MÊS OBSOLESCÊNCIA……………………………………………$0,04/UNID.MÊS PERDAS………………………………………………………..$2,45/UNID.MÊS PREÇO DE COMPRA DO ITEM……………………………..$2,40/UNIDADE TAXA DE JUROS (AO ANO)…………………………………….12,00% CUSTO DE OBTENÇÃO (COMPRA) ……………………….$28,00/PEDIDO CUSTO DE TRANSPORTE …………………………………..$30,00/PEDIDO CUSTOS INDEPENDENTES………………………………….$15,00/ANO LOTE DE COMPRA …………………………………………..500 UNID/PEDIDO DEMANDA ……………………………………………………..5.000 UNID/ANO DETERMINAR O INTERVALO ENTRE PEDIDOS E O CUSTO TOTAL.

05 – JOSÉ PEREIRA USA 1.500 UNIDADES POR ANO DE UM CERTO COMPONENTE DE UMA SUBMONTAGEM CUJO CUSTO ANUAL DE MANUTENÇÃO DE ESTOQUE É $45,00 POR UNIDADE. O CUSTO DE COLOCAÇÃO DE UM PEDIDO É DE $150,00. JOSÉ PEREIRA OPERA 300 DIAS POR ANO E SABE QUE UM PEDIDO DEVE SER COLOCADO COM 6 DIAS DE ANTECEDÊNCIA PARA RECEBE-LO. DETERMINE: a) O LOTE ECONÔMICO DE COMPRA b) O PONTO DE PEDIDO (PP) c) O CUSTO TOTAL ANUAL MÍNIMO. 06 – UM CERTO ITEM DE ESTOQUE TEM UMA DEMANDA ANUAL DE 180.000 UNIDADES. A TAXA DE JUROS CORRENTES NO MERCADO É DE 20% AO ANO. OS CUSTOS DE PREPARAÇÃO SÃO ESTIMADOS EM $180,00/PEDIDO. O ITEM É COMPRADO POR $50,00/MILHEIRO E OS CUSTOS DE ARMAZENAGEM SÁO ESTIMADOS EM $0,005/UNID.ANO. SABE-SE QUE A EMPRESA TRABALHA 300 DIAS POR ANO E QUE O FORNECEDOR ENTREGA UM PEDIDO EM 5 DIAS. DETERMINAR: O LOTE ECONÔMICO DE COMPRAS O PONTO DE PEDIDO O INTERVALO ENTRE PEDIDOS.

EXEMPLO UM CERTO ITEM DE ESTOQUE APRESENTA UMA DEMANDA MÉDIA MENSAL DE 450 UNIDADES E DESVIO PADRÃO DE 40 UNID/MÊS. OS CUSTOS DE CARREGAMENTO DO ESTOQUE SÃO DE $0,05/UNID.ANO E OS CUSTOS DE OBTENÇÃO SÁO DE $45/PEDIDO. A EMPRESA TRABALHA 30 DIAS POR MÊS E O TEMPO DE REPOSIÇÃO É CONSTANTE E IGUAL A 5 DIAS. CONSIDERAR UM NÍVEL DE ATENDIMENTO DE 90%. DETERMINAR: a) O LOTE PADRÃO. b) O ESTOQUE DE SEGURANÇA (ES) c) O PONTO DE RESSUPRIMENTO (R) d) O ESTOQUE MÉDIO (Em) e) O INTERVALO ENTRE PEDIDOS (IP) f) O ESTOQUE MÁXIMO (Emax) g) A REGRA DE DECISÃO

EXEMPLO UM ITEM DE ESTOQUE TEM APRESENTADO DEMANDA MÉDIA DIÁRIA DE 35 UNIDADES E DESVIO PADRÃO DE 5 UNIDADES/DIA. O TEMPO DE REPOSIÇÃO É CONSTANTE E IGUAL A 10 DIAS ÚTEIS. OS CUSTOS DE CARREGAMENTO DO ESTOQUE SÃO DE $0,15/UNID.ANO E OS DE OBTENÇÃO SÃO DE $15/PEDIDO. CONSIDERAR UM NÍVEL DE ATENDIMENTO DE 90%. A EMPRESA TRABALHA 250 DIAS POR ANO. DETERMINAR: a) O INTERVALO PADRÃO (em dias) b) O ESTOQUE DE SEGURANÇA (ES) c) O ESTOQUE MÁXIMO (Emax) d) A REGRA DE DECISÃO e) NO DIA 24/04, DATA PREVISTA PARA A EMISSÃO DE UM PEDIDO, O ESTOQUE ERA DE 430 UNIDADES. QUAL DEVERÁ SER O LOTE DE PEDIDO?

Item Valor Consumido ($) EXERCÍCIO: (Pag. 67) DEZ ITENS DE ESTOQUE FORAM MOVIMENTADOS NO ANO PASSADO E APRESENTARAM O VALOR CONSUMIDO A SEGUIR: DETERMINAR A CLASSIFICAÇÃO “ABC”. CONSTRUIR A TABELA E DETERMINAR AS PORCENTAGENS DO CONSUMO ACUMULADO. Item Valor Consumido ($) P1 2.500,00 P2 12.000,00 P3 2.200,00 P4 50.000,00 P5 750,00 P6 800,00 P7 550,00 P8 980,00 P9 1.050,00 P10 600,00 71.430,00 3,50 16,80 3,08 70,00 1,05 1,12 0,77 1,37 1,47 0,84