A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2012 GESTÃO ESTRATÉGICA Warm Up. O QUE É GESTÃO?
Advertisements

Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
Planejando a Aquisição de Equipamentos com base no ROI Flávio Botana Out/2008.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
GESTÃO DA INFORMAÇÃO Prof.: Samir Silveira.
Empreendedorismo.
Ser um empreendedor Como Evitar os erros dos iniciantes.
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Marketing A Imagem das Empresas
Em time que está ganhando se mexe...
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
gestão em inteligência competitiva
Qualidade em Serviços.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
Empreendedorismo _____________________________________________
Organização Industrial
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.
Subgrupo 1 Lucas Fogolin Rafael Tatsch Subgrupo 1 (Lucas Fogolin)
Desafios gerenciais Aula 4.
Engajamento: Desafio de todos nós
Introdução O dia da mentira na Intel
conhecimentos em resultados
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
Estratégia Organizacional
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Francielle C. Fenerich O Produto Logístico.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
1º ADN – Professora: Neuma Maria Simões Alves.
Capítulo 3. A Função de Organização
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
COMPORTAMENTO SEGURO.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Técnicas de Empreendedorismo
JOGOS DE EMPRESA “Todo dia tomamos decisões, a maioria sem importância e corriqueira, mas algumas são fundamentais. A maioria das pessoas tem medo de tomar.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
Disciplina: Controladoria
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
Mauro Pereira Pinto Garcia
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
 Material elaborado pelo prof. Luiz Fernando Gomes Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 5 Plano de Negócios 1.
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Perguntas frequentes em uma entrevista
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Bairro, 15 de Março de 2010 Maria das Dores Oliveira 1.
Contabilidade Gerencial
COMPORTAMENTO SEGURO.
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2011

DISCUSSÃO O QUE É GESTÃO?

ESTUDAR POSSIBILIDADES; O QUE É GESTÃO? ANALISAR SITUAÇÕES; ESTUDAR POSSIBILIDADES; FAZER ESCOLHAS COM RACIONALIDADE E IMPLEMENTÁ-LAS.

REFLEXÃO SOBRE A TOMADA DE DECISÃO O QUE É GESTÃO? REFLEXÃO SOBRE A TOMADA DE DECISÃO

TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE O QUE É GESTÃO? TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE Taxa de sobrevivência Até 2 anos: 50,6% Até 3 anos: 43,6% Até 4 anos: 40,1% Fonte: SEBRAE

TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE O QUE É GESTÃO? TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE Fatores condicionantes do sucesso empresarial segundo as habilidades gerenciais Bom conhecimento do mercado aonde atua (49%) Boa estratégia de vendas (48%) Fonte: SEBRAE

TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE O QUE É GESTÃO? TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE Principais razões para o fechamento da empresa: Ponto/ local inadequado, falta de conhecimentos gerenciais e desconhecimento do mercado (68%) Fonte: SEBRAE

COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?

COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? EU ACHO QUE... EU PENSO QUE... EU SINTO QUE... NO “ACHÔMETRO”!

VOCÊ UTILIZA A INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO? COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? VOCÊ UTILIZA A INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO? Fonte: Universidade do Estado da Luisiana - EUA

COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? ALGUNS DADOS QUE REFORÇAM A FALTA DE INFORMAÇÃO SEGURA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? Fonte: Datacenso 2010

Custo de Retenção de um Cliente Custo da Aquisição de um Novo COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? Custo de Retenção de um Cliente Custo da Aquisição de um Novo Custo de Recuperar um perdido As empresas perdem uma média de 15-35% de seus clientes anualmente 69% destas desistências são devidas a um interação no processo de vendas ou prestação de serviços inadequada com o cliente Custa aproximadamente entre 5 e 10 vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um atual

COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? ENTÃO, PORQUE FALHAM?

ENTÃO, PORQUE OS GESTORES FALHAM? NÃO MENSURAM ADEQUADAMENTE A DIMENSÃO DO PROBLEMA; AGEM POR IMPULSO, POR INTUIÇÃO; NÃO PARAM PARA ANALISAR AS ALTERNATIVAS; EXCESSO DE CONFIANÇA; UTILIZAM DADOS DO PASSADO OU EXPERIÊNCIAS VIVIDAS; E NÃO INTERAGEM COM O MERCADO E A EMPRESA.

ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS SEGUNDO A REVISTA EXAME 2005

ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS AGEM POR IMPULSO Novos mercados, mesmo que apareçam ser uma evolução natural do negócio, precisam ser avaliados com cautela. Ex.: rotas internacionais da TAM (o preço, 40 milhões de reais). SUBESTIMAM A OPINIÃO PÚBLICA Consumidores, ONGs e formadores de opinião podem destruir a reputação dos melhores produtos. Ex.: transgênicos da Monsanto ( o preço, 20 bilhões de dólares).

Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso. ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS NÃO TÊM PLANO B Por melhor que um projeto pareça, é preciso pensar em alternativas para o caso de fracasso. Ex.: fábrica da Mercedes, Classe A, em Juiz de Fora (o preço, 500 milhões de dólares) SEGUEM A MANADA Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso. Ex.: Portal Amélia, criado pelo grupo Pão de Açúcar (o preço, 20 milhões de dólares)

Ajudar o gestor a diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso! A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO Ajudar o gestor a diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso! PREÇO PRODUTO COMUNICAÇÃO

“Para quem não sabe onde está indo, até para trás serve.” A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO “Para quem não sabe onde está indo, até para trás serve.”