A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2011
DISCUSSÃO O QUE É GESTÃO?
ESTUDAR POSSIBILIDADES; O QUE É GESTÃO? ANALISAR SITUAÇÕES; ESTUDAR POSSIBILIDADES; FAZER ESCOLHAS COM RACIONALIDADE E IMPLEMENTÁ-LAS.
REFLEXÃO SOBRE A TOMADA DE DECISÃO O QUE É GESTÃO? REFLEXÃO SOBRE A TOMADA DE DECISÃO
TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE O QUE É GESTÃO? TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE Taxa de sobrevivência Até 2 anos: 50,6% Até 3 anos: 43,6% Até 4 anos: 40,1% Fonte: SEBRAE
TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE O QUE É GESTÃO? TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE Fatores condicionantes do sucesso empresarial segundo as habilidades gerenciais Bom conhecimento do mercado aonde atua (49%) Boa estratégia de vendas (48%) Fonte: SEBRAE
TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE O QUE É GESTÃO? TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE Principais razões para o fechamento da empresa: Ponto/ local inadequado, falta de conhecimentos gerenciais e desconhecimento do mercado (68%) Fonte: SEBRAE
COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES?
COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? EU ACHO QUE... EU PENSO QUE... EU SINTO QUE... NO “ACHÔMETRO”!
VOCÊ UTILIZA A INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO? COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? VOCÊ UTILIZA A INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO? Fonte: Universidade do Estado da Luisiana - EUA
COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? ALGUNS DADOS QUE REFORÇAM A FALTA DE INFORMAÇÃO SEGURA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? Fonte: Datacenso 2010
Custo de Retenção de um Cliente Custo da Aquisição de um Novo COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? Custo de Retenção de um Cliente Custo da Aquisição de um Novo Custo de Recuperar um perdido As empresas perdem uma média de 15-35% de seus clientes anualmente 69% destas desistências são devidas a um interação no processo de vendas ou prestação de serviços inadequada com o cliente Custa aproximadamente entre 5 e 10 vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um atual
COMO A MAIORIA DOS EXECUTIVOS TOMA SUAS DECISÕES? ENTÃO, PORQUE FALHAM?
ENTÃO, PORQUE OS GESTORES FALHAM? NÃO MENSURAM ADEQUADAMENTE A DIMENSÃO DO PROBLEMA; AGEM POR IMPULSO, POR INTUIÇÃO; NÃO PARAM PARA ANALISAR AS ALTERNATIVAS; EXCESSO DE CONFIANÇA; UTILIZAM DADOS DO PASSADO OU EXPERIÊNCIAS VIVIDAS; E NÃO INTERAGEM COM O MERCADO E A EMPRESA.
ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS SEGUNDO A REVISTA EXAME 2005
ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS AGEM POR IMPULSO Novos mercados, mesmo que apareçam ser uma evolução natural do negócio, precisam ser avaliados com cautela. Ex.: rotas internacionais da TAM (o preço, 40 milhões de reais). SUBESTIMAM A OPINIÃO PÚBLICA Consumidores, ONGs e formadores de opinião podem destruir a reputação dos melhores produtos. Ex.: transgênicos da Monsanto ( o preço, 20 bilhões de dólares).
Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso. ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS DOS EXECUTIVOS NÃO TÊM PLANO B Por melhor que um projeto pareça, é preciso pensar em alternativas para o caso de fracasso. Ex.: fábrica da Mercedes, Classe A, em Juiz de Fora (o preço, 500 milhões de dólares) SEGUEM A MANADA Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso. Ex.: Portal Amélia, criado pelo grupo Pão de Açúcar (o preço, 20 milhões de dólares)
Ajudar o gestor a diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso! A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO Ajudar o gestor a diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso! PREÇO PRODUTO COMUNICAÇÃO
“Para quem não sabe onde está indo, até para trás serve.” A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO “Para quem não sabe onde está indo, até para trás serve.”