CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 11.

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CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 11

E-Commerce Caso PAGGO CELULAR x CARTÃO Coleta de DadosOrganizaçãoSeleçãoConsolidaçãoDistribuição Cadeia Paggo Utilização do aparelho de telefone como meio de transação para aquisição de produtos ou serviços Autorização para transação é feita através de SMS, após fornecimento do número do telefone A solicitação é checada e quando aprovada, é enviada uma mensagem de confirmação ao cliente A Paggo autoriza ou não a compra baseando-se na senha e no limite disponível Com a negociação autorizada, o cliente recebe uma mensagem de confirmação Cadeia Tradicional Utilização do cartão de crédito como meio de transação para aquisição de produtos ou serviços O cartão é lido pela máquina do estabelecimento e ocorre ligação telefônica para a aprovação do valor a ser debitado A solicitação é transmitida para a operadora do cartão, que verifica os dados e aprova a transação, confirmando na máquina do emissor A operadora autoriza ou não a compra baseando- se na senha e no limite disponível Com a negociação autorizada, o cliente recebe uma impressão de comprovante de transação

3 2 - Qual a vantagem e os desafios desta verticalização? As vantagens desse sistema é o seu próprio meio de transação, inspirando maior confiança ao usuário do sistema ao utilizar seu próprio aparelho e não do estabelecimento; e a mobilidade e comodidade para efetuar as transações. Os desafios serão todas as operadores integrarem e interagirem a esse sistema, os novos entrantes no mercado e a definição dos limites de crédito para cada cliente. E-Commerce Caso PAGGO

4 3 - Vantagens do pioneirismo e riscos associados A vantagem atualmente consiste na interação dos meios eletrônicos, possibilitando comodidade. É especialmente estratégico ter o foco na inovação e vanguarda associado à marca e a posterior preferência frente à concorrência. Como desvantagem, existe sempre o risco de o investimento inicial, sempre pesado, não ter retorno, traduzido por um modismo passageiro e a não utilização dos recursos do novo sistema. Como extra, além das possibilidades citadas, há de se pensar em taxas competitivas para que exista adesão não só de clientes, como de lojistas e comerciantes, bem como o risco da não preferência e a grande concorrência posterior. E-Commerce Caso PAGGO

5 4 – Sistema adaptado à realidade Brasileira Creio que existem diferentes nichos e todos igualmente atraentes. O sistema terá adesão desde que o crédito seja oferecido de maneira igual ou melhor às operadoras existentes no mercado. Será interessante para substituir o dinheiro em espécie, evitando risco de assaltos e, para tanto, deverão existir mecanismos de segurança e anti-coação de transações, bem como seguros com cobertura a esse sistema. E-Commerce Caso PAGGO

6 5 – Sistema adaptado à realidade Brasileira A mudança de sistema deve atender requisitos de confiabilidade, estrutura e robustez para proporcionar a confiança das pessoas (clientes e comerciantes) no seu funcionamento, pois o modelo atual é consolidado e também é pessoal. Devem ser consideradas medidas de segurança e preservação de dados, que poderão ser acessados através de furto ou roubo do aparelho, além do risco de coação, assim como ocorrem situações idênticas com a posse do cartão. A população está habituada a usar seus aparelhos celulares já como meio de entretenimento, e isso é uma vantagem competitiva Já existem mais aparelhos e linhas por habitante no Brasil, ou seja, o uso poderá ser completamente difundido. Confiabilidade e extensão da área de cobertura de rede, através da potencialização de sinal e com maiores taxas de sincronização. E-Commerce Caso PAGGO