ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO LIXO: ‘O MUNDO EM QUE VIVEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS’
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
A Escola e as Mudanças Sociais
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Educação Ambiental - GPEEA
Projetos e Currículo.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Projeto de Educação Nutricional
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Webquest.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Relatório de Proposta de Projeto
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
SEAC – Escola de Educação Profissional
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB) Serviço de Ensino a Distância (SEaD
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Projeto: Alimentação Saudável.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
MÓDULO – GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIDADE 4 – ATIVIDADE 1 FÓRUM CLÁUDIO ROBERTO URBANSKI PRUDENTOPOLIS 08/10/2013.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Dia Das Mães Sala de Leitura E. E Prof. Messias Freire Sala de Leitura
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
NUTRIÇÃO E VIDA SAUDÁVEL UME LOURDES ORTIZ
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Termo de Terminalidade
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APÓSTOLO PROJETO INTERDISCIPLINAR: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AGOSTO/2011 IVINHEMA – MS

CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APÓSTOLO PROJETO INTERDISCIPLINAR: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Projeto realizado pelas professoras, Luciani Escarmanhani Silva, Helizangela Sales Barbosa e Rita de Cássia Marcon. AGOSTO/2011 IVINHEMA – MS

SUMÁRIO 1.IDENTIFICAÇÃO 2. INTRODUÇÃO 3. JUSTIFICATIVA 4. OBJETIVOS 4.1 OBJETIVO GERAL 4.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS. 5. PÚBLICO ALVO 6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7. CONCLUSÃO

Título do projeto: Alimentação Saudável 1. IDENTIFICAÇÃO Instituição: Centro de Educação Especial Cantinho Feliz São Paulo Apóstolo Turno: Matutino Local: Ivinhema – MS Título do projeto: Alimentação Saudável Professoras responsáveis: Luciani Escarmanhani Silva, Helizangela Sales Barbosa e Rita de Cássia Marcon. Público – alvo: Alunos do AEE e do 5º ano do Ensino Fundamental do período matutino;

2. INTRODUÇÃO Sabemos que o excesso de consumo de determinados alimentos podem originar doenças como hipertensão arterial, colesterol, diabetes, obesidade e outros. Da mesma forma, a falta de alguns alimentos pode provocar anemia, desnutrição e outros. “Uma alimentação saudável e bons hábitos de higiene na vida das pessoas são aspectos fundamentais na prevenção de doenças”. (neuroclínica/ manual do Educador,1997). Levando em consideração tais aspectos percebe-se a necessidade de contribuir nos conhecimentos e estimular os alunos de forma lúdica e atraente, com intuito de promover bom desenvolvimento físico e cognitivo considerando as particularidades e respeitando os pré conhecimentos de cada um. Assim através de pesquisas, palestras, vídeos e atividades relacionadas a construção do próprio saber desenvolve-se este projeto.

3. JUSTIFICATIVA A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e para o desenvolvimento de uma alimentação saudável. Desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. Parte-se do pressuposto que uma ação desta natureza não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda a comunidade escolar objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para um viver mais saudável. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura "Fast-food", elaboramos este projeto.

- Despertar a importância da prática de exercício físico; 4. OBJETIVOS 4.1 GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. Inserindo no ambiente escolar uma discussão que estimulasse o pensar e a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudável. Exercitando a pesquisa e os conhecimentos, utilizando os recursos tecnológicos de forma interdisciplinar. 4.2 ESPECÍFICOS: - Promover ações de pesquisas e registros sobre a alimentação da família, identificando as semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares; - Propiciar situações de reflexão sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene; - Proporcionar situações de reflexão e conscientização do valor adequado ao momento reservado à alimentação; - Despertar a importância da prática de exercício físico;

Alunos do AEE e do 5º ano do Ensino Fundamental do período matutino; 5. PÚBLICO – ALVO: Alunos do AEE e do 5º ano do Ensino Fundamental do período matutino; 6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS No primeiro momento será realizada uma discussão com professoras e alunos para a escolha do tema do projeto. Após a escolha do tema “Alimentação Saudável” será proposto aos alunos que elaborem uma pirâmide com seus conhecimentos prévios de uma alimentação saudável, em relação à qualidade e quantidade dos alimentos que devem ser consumidos. Para isso será utilizado o recurso disponível no Word “diagrama” e busca de imagens no site de busca www.google.com. Após a elaboração da pirâmide partiremos para o trabalho de pesquisa, em que os alunos utilizarão as seguintes fontes: livros didáticos, pesquisa na internet, além de debates de vídeos e músicas relacionadas a alimentação. Juntamente com a realização das pesquisas, será trabalhado a reflexão da escrita, leitura e quantificação. Para o terceiro momento será realizado uma palestra em parceria com a Nutricionista Karina Nakamura sendo abordado o tema “Alimentação” de maneira ampla (classificação dos alimentos, pirâmide alimentar, benefícios de uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, consequências de uma má alimentação, higienização dos alimentos e pessoal). Através das pesquisas, discussões e palestra, se necessário retomaremos a pirâmide elaborada no início do projeto, de forma que esta será analisada e reformulada conforme necessário, diante dos novos conhecimentos. Abordando o método flexível de acordo com as curiosidades e particularidades dos alunos.

7. CONCLUSÃO O desenvolvimento deste projeto foi viável para ampliar os conhecimentos dos alunos, em âmbitos social e acadêmico, pois eles desenvolveram atividades ricas, significativas e criativas no decorrer deste trabalho, resultou na confecção de material a qual intitulamos como “Alimentação saudável”, história em quadrinhos, relatos, seminários, pesquisas de preços (sistema monetário), classificação dos alimentos, atividades de colorir e recortes, produção de uma pirâmide alimentar com os recursos tecnológicos, reflexão da leitura e escrita, atividades de quantificação. Sendo assim este projeto proporcionou aos alunos não só conhecimentos do tema proposto como também contribuiu para a inclusão social através da ampliação de noções básicas de regras de boas maneiras.