A objetividade na avaliação de textos escritos na escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
Avaliação da Aprendizagem em Processo
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Curso de Gêneros Textuais
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Linguagem, alfabetização e letramento
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Escolas Prioritárias Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
Orientação Técnico-Pedagógica
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
Gêneros orais e escritos na escola SCHNEUWLY, Bernard DOLZ, Joaquim
Programa de Formação Continuada
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Estrutura do documento:
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Concepções de linguagem e ensino de português
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Prof. Benedito Salazar Sousa
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Escrita e Práticas Comunicativas
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Leitura e interpretação de texto
Avaliação de Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de educação
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Professora Raysa Ferreira
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
“Um país se faz de homens e livros”
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

A objetividade na avaliação de textos escritos na escola Uma abordagem sociointeracionista

Linguística e Currículo de língua portuguesa Breve histórico do ensino da língua portuguesa no Brasil: 1 – A chegada dos jesuítas e o currículo da Cia de Jesus; 2 – Os colonos e os índios; 3 – A gramática da língua tupi; 4 – As línguas gerais em território brasileiro; 5 – O latim e o grego (línguas clássicas); 5 – O Iluminismo e a Reforma pombalina (1789): as línguas portuguesa, latina e grega; 6 – A Língua Portuguesa (XVIII): retórica, poética e gramática; 7 – A norma erudita a serviço das elites até a década de 1940; 8 – As décadas de 1950/1960 – a escola para o povo; 9 – As décadas de 1970/1980 – a concepção de texto; 10 – Os anos 90 e o surgimento dos PCN de Língua: sociointeracionismo.

Linguística e Currículo de língua portuguesa A década de 1950 promoveu uma mudança do enfoque que se dava à disciplina de Língua portuguesa? A concepção da língua como fenômeno escrito com enfoque no ensino da língua padrão e na observação das estruturas da língua padrão. A década de 1960 e o surgimento da Linguística Textual A concepção da língua como fenômeno escrito com enfoque no ensino da língua padrão e na observação das estruturas da língua padrão.

Linguística e Currículo de língua portuguesa A década de 1970 e a crise da educação: o fracasso escolar. A concepção da língua como fenômeno escrito com enfoque no ensino da língua padrão e na observação de suas estruturas. Dicotomia Variedade Padrão X Variedades populares = inadequação dos objetivos de ensino da língua portuguesa e fracasso escolar. LDB 1971 – Comunicação e expressão – língua como instrumento de comunicação – canal, emissor, receptor, código. Língua engessada sob o viés dos usos. Fortalecimento da sociolinguística. Projeto Nurc.

Linguística e Currículo de língua portuguesa As décadas de 1980 e 1990 Consolidação da: Linguística: gramática da língua falada e escrita; Linguística Textual: descrição, narração e a dissertação; Psicolinguística: estruturas cognitivas; Sociolinguística: diferenças dialetais; Pragmática: Teoria da enunciação e análise do discurso – interação verbal.

Linguística e Currículo de língua portuguesa Final do século XX e primeira década do século XXI Parâmetros da Língua Portuguesa; Enfoque sociointeracional da linguagem; Retomada dos estudos de Bakhtin (1929) em 1986 e influência na construção dos parâmetros de ensino (1996); Ensino e aprendizagem centrados nos gêneros textuais; Publicação dos gêneros orais e escritos na escola (Dolz e Schneuwly); Práticas sociais do discurso: texto, contexto, intertexto e construção de sentidos do texto. Práticas reais de produção de textos orais e escritos.

O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais A opção pelos gêneros textuais: como avaliar a escrita? 1 – Padrões relativamente estáveis de forma, estilo e conteúdo; 2- Lista das características do gênero: composição, estilo e temática; 3 – Sequência didática proposta por Dolz e Shcneuwly: Avaliação inicial diagnóstica, estudo dos problemas, atividades baseadas no diagnóstico de soluções e sistematização de retomada dos erros, refazimento, novos diagnósticos, sistematização e produção final; 4 – Estratégias de revisão: alunos e professor; 5 – Confecção das grades de correção.

O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais As naturezas das grades 1 – Aspectos pontuais do gênero em estudo 2 – Grades completas baseadas em competências; 3 – Grades completas baseadas em competências autoexplicativas.

Grade 1 – Notícia Grade do tipo 1 - Notícia O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Grade do tipo 1 - Notícia Critérios/Pontuação PS (0,5) S + (0,35) S- (0,25) NS (0,0) Acentuação – Não serão tolerados mais de 5 erros. Ortografia – Não serão tolerados mais de 5 erros. Segmentação – Não será tolerada. Aglutinação – Não será tolerada. Concordância verbal Concordância nominal Total Adequação do título escolhido, isto é, apresenta um título atraente que dá informações sobre o fato noticiado? Lide ou Lead – Refere-se ao primeiro parágrafo e, de forma sucinta, apresenta todos os aspectos relevantes da comunicação em pauta, respondendo aos seguintes elementos constitutivos: Como? Onde? Quando? Por quê? O quê? Corpo: demais parágrafos da notícia, fazem o detalhamento do exposto no lead, com novas informações? Atenção: Desenvolva bem. A narrativa é imparcial e objetiva, ou seja, expõe fatos e não opiniões, não há palavras que indiquem emoção? Apresenta o de acordo a do professor Clareza na exposição Ausência de repetições Total

Grade 1 – Notícia Grade do tipo 1 - Notícia O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Grade do tipo 1 - Notícia Critério Pontuação 1 - “Lead” completo – Se você não atingiu a pontuação máxima neste critério, isso quer dize que você não se valeu de todas as informações importantes para a elaboração do “lead” em sua notícia. Verifique se o seu primeiro - ou dois primeiros parágrafos - responde às seguintes perguntas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". Também pode ser que você não tenha seguido a linguagem jornalística. Revise com atenção! (2,0) 4 - Clareza nas exposições escritas – Verifique se o seu texto traz alguma marcação do tipo “confuso”, “reformule a escrita”, “não entendi”, “repetição”, “parágrafo longo”, “junte os parágrafos”. Se houver uma ou mais marcações dessa natureza, revise seu texto e reformule conforme a orientação. (2,0) 2 - Desenvolvimento do “lead” – Depois de apresentado o lead, você deve desenvolver uma das perguntas nos parágrafos seguintes. Verifique se houve desenvolvimento de alguma parte do lead que tenha julgado importante. (2,0) 5 - Título pertinente ao gênero notícia – Os gêneros possuem características particulares. Uma notícia deve trazer um título pertinente ao texto e motivador. Tendo em vista que não se trata de publicação de jornal sensacionalista, o título deve ser uma síntese de seu texto. (1,0) 3 - Uso da língua culta – Como se trata de um gênero que exige o uso da língua culta, dado que seria publicado num jornal de grande circulação e destinado ao público letrado, deve-se levar em conta o bom uso da língua culta. Caso não tenha recebido a nota máxima, verifique as marcações do texto em relação a essa habilidade. (2,0) 6 - Resultado final: notícia – Será que você realmente fez uma notícia e seguiu as orientações dadas para que a construísse adequadamente? Se sua nota for inferior a 1,0, isso quer dizer que você não fez uma notícia ou não seguiu as orientações propostas. Também pode haver problemas nos outros critérios avaliados. (1,0) Nota: ___________________

Grade 1 – Notícia Grade do tipo 1 e 2 - Crônica O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Grade do tipo 1 e 2 - Crônica Critérios/Pontuação Totalmente Adequado (1,0) (0,50) Parcialmente (0,25) Inadequado (0,0) Apresenta um título atraente? Aborda fatos do cotidiano? Faz uso de algum dos recursos estudados nas crônicas (final surpreendente; o exagero que leva ao absurdo e ao humor? Utiliza uma linguagem informal, que dá ao texto a leveza que se espera da crônica? Atende a proposta? Repetições? Clareza, legibilidade e capricho? Total Nota: ___________________

Grade 1 – Notícia Grade do tipo 2 – Conto Clariceano O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Grade do tipo 2 – Conto Clariceano

Grade 1 – Notícia Desvantagens da grade do tipo 2 O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Desvantagens da grade do tipo 2 Menor objetividade da avaliação; Nenhuma orientação escrita para a revisão; Maior dificuldade do aluno em reconhecer a inadequação no texto escrito; Típica para alunos mais velhos (9º ano e EM); Nenhuma orientação didática para observação da inadequação.

Grade 1 – Notícia Grade do tipo 3 – Conto Fantástico O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Grade do tipo 3 – Conto Fantástico

Grade 1 – Notícia Grade do tipo 3 – Artigo de opinião O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Grade do tipo 3 – Artigo de opinião

Grade 1 – Notícia Grade do tipo 3 – Artigo de opinião O trabalho de leitura e escrita baseado no estudo dos gêneros textuais Grade 1 – Notícia Grade do tipo 3 – Artigo de opinião