O que significa Projetar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dinâmica e Gênese dos Grupos
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Projeto Político-Pedagógico
Plano de Trabalho Docente
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Formas de Planejamento
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Projeto Político-Pedagógico
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Plano de Trabalho Docente
Plano de Desenvolvimento da Escola
O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.
Planejamento.
Projeto político-pedagógico
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Trabalhando com Grupos
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. jose PLANEJAMENTO.
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
II OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Introdução ao Planejamento
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Faculdade Católica Salesiana do Espírito santo Disciplina: Planejamento e gestão em serviço sociais II Docente: Juliane Barroso.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
twitter.com/funasa.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 02/12/2010 Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

O que significa Projetar? Projetar é a arte de antecipar/antever Criação/abertura/visão de futuro Aprofundar o que se deseja “conhecer”

É quando o seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido. Intuição É quando o seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.

Projeto Educativo Comporta um conjunto de valores e indicações práticas. Carrega um estilo, uma proposta de vida. Traduz uma pedagogia, um jeito de fazer. Necessita de orientação continua-da.

Manifesta uma maneira de pensar e conviver coletivamente na Comunidade Escolar. Propõe um ideal a ser atingido e um programa de caminhada. É referência para a problematização de todas as práticas.

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ? Qual é o centro do processo educativo? o conteúdo? o aluno? O CENTRO É ... O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

“Cada vez mais é necessário conjugar o verbo “educar-se” e deixar de lado o verbo “educar”. EDUCAR-SE CONSISTE EM: DEFINIR E BUSCAR A PRÓPRIA IDENTIDADE (PESSOAL E GRUPAL). APROPRIAR-SE DE INSTRUMENTOS PARA PARTICIPAR DA SOCIEDADE. ASSUMIR UM COMPROMISSO SOCIAL. ACEITAR ALGUM TIPO DE TRANSCENDÊNCIA.

PLANEJAMENTO... “ As palavras são importantes porque é o sentido que elas têm que constrói os modelos, os instrumentos”...

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO 2 TENDÊNCIAS FERRAMENTAS PARA PENSAR E FAZER COISAS DIFERENTES DEFINIÇÃO DE HORIZONTES DESCOBERTA DA DISTÂNCIA ENTRE A PRÁTICA E ESTE HORIZONTE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA “REALIDADE”

PLANEJAR NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GERA COMPETIÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA PP EMPRESA E COM OUTRAS EMPRESAS... PRODUZIR AMBIENTE DE LUCRO FUTURO FIRMAR-SE NO MERCADO DESCOBRIR PONTOS FRACOS E FORTES COMPATIBILIZAR OPORTUNIDADES E AMEAÇAS VISÃO/MISSÃO METAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS PALAVRAS CHAVES

PLANEJAR NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO GERA UM PENSAMENTO COLETIVO NUMA DUPLA DIMENSÃO: PROVOCA MUDANÇAS NO FAZER E MUDANÇAS NO SER CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO NA LINHA DA JUSTIÇA SOCIAL DESENVOLVER E CONTRIBUIR COM UM PROJETO POLÍTICO IMPORTAR-SE COM UM CRESCIMENTO DO COLETIVO E PESSOAL

As instituições existem para AGIR PONTOS BÁSICOS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO As instituições existem para AGIR no mundo, na sociedade e na história. 1.1. Improvisadamente e sem direção Pode-se agir 1. 2. Planejadamente, intencionalmente e, por isso, com direção

Planejar CLARA PRECISA EFICAZ ORGÂNICA DIRECIONADA TRANSFORMADORA Função do planejamento- tornar AÇÃO 1. 3. Planejar 1. 4. NÃO é fazer alguma coisa antes de AGIR É AGIR * de um determinado modo * para um determinado fim É o PROCESSO de construir para transformá-la com as características que se deseja para a mesma É INTERFERIR na realidade para transformá-la numa direção claramente indicada indicado pelas pessoas que atuam na instituição em vista da razão de ser da instituição

IDEAL QUE NORTEIA A AÇÃO (DURANTE TODO O PROCESSO) -VER A SITUAÇÃO GLOBAL (DE MUNDO,DE AMÉRICA LATINA, DE BRASIL) EM QUE ESTAMOS IDEAL QUE NORTEIA A AÇÃO (REALIDADE DESEJADA) -DE DECIDIR O TIPO DE . SOCIEDADE . PESSOA HUMANA . EDUCAÇÃO, ESCOLA ELABORAR ELABORAÇÃO - VERIFICAR: . A DISTÂNCIA ENTRE A REALIDADE EXISTENTE E A DESEJADA 1.5. PLANEJAR É DIAGNÓSTICO - PROPOR: . AÇÕES, ATITUDES E NORMAS ORGÂNICAS PARA DIMINUIR ESTA DISTÂNCIA programação EXECUTAR execução AGIR EM CONFORMIDADE COM O QUE FOI PROPOSTO REVISAR . CADA UM DOS MOMENTOS . CADA UMA DAS AÇÕES, ATITUDES E NORMAS . CADA UM DOS DOCUMENTOS DERIVADOS AVALIAR avaliação (DURANTE TODO O PROCESSO)

Realidade global existente Realidade global desejada Marco Referencial Marco Situacional Realidade global existente Marco Doutrinal Realidade global desejada Realidade desejada do campo de ação e (sobretudo) da instituição (grupo ou movimento) em processo de planejamento Marco Operativo

1. Nossa mais alta aspiração Marco Doutrinal 1. Nossa mais alta aspiração 2. Ideal – todo esforço terá uma direção 3. Uma escolha que tem fundamentação explicita em elementos teóricos

Marco Situacional que planeja a realidade 1. É a primeira aproximação da instituição que planeja a realidade 2. É um sentir problemas e esperanças 3. Conjunto de desafios preliminares

Marco Operativo 1. Traduz o meio da instituição 2. Está ancorado na teoria 3. Quer ser ação transformadora

Confronto entre o desejado e o que de fato se faz DIAGNÓSTICO NECESSIDADES Confronto entre o desejado e o que de fato se faz

PROGRAMAÇÃO PROPOSTA DE AÇÃO

de nossa ação ou será burrice, “O planejamento terá a transparência e a inteligência global de nossa ação ou será burrice, safadeza e opressão” (GANDIN, 1997).

(DO INDIVIDUAL AO GRUPAL) ROTEIRO METODOLÓGICO DO FAZER (DO INDIVIDUAL AO GRUPAL) TRÊS MOMENTOS INTERLIGADOS: 1 o INDIVIDUAL- opções, o próprio saber para a ação coletiva 2 o de SUBGRUPO – seleção e organização de idéias 3 O de PLENÁRIO – globalização e reencaminhamentos

Projeto? Planejamento? Proposta? Plano? Projeto = possui um significado de âmbito muito mais vasto do que plano ou programa, que lembram ações mais imediatas e de períodos determinados... Planejamento = é um processo que envolve a preparação e a implantação de um projeto, plano ou programa.

"NÃO EXISTE VENTO FAVORÁVEL NÃO SABE PARA QUEM AONDE VAI !"

para todo/a educador/a Questões centrais para todo/a educador/a Como ter acesso às informações sobre o mundo, como articulá-las como organizá-las? Como perceber e conceber o contexto, o global, o multidimensional e o complexo?

O CONTEXTO SITUAR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS EM SEU CONTEXTO PARA QUE ADQUIRAM SENTIDO. É CONDIÇÃO ESSENCIAL DA EFICÁCIA DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO. PARA TER SENTIDO A PALAVRA NECESSITA DE TEXTO, QUE É O PRÓPRIO CONTEXTO. OS AVANÇOS COGNITIVOS NÃO CAMINHAM PARA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ABSTRATAS, AO CONTRÁRIO, PARA A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO.

O GLOBAL É MAIS QUE O CONTEXTO, SÃO AS RELAÇÕES ENTRE O TODO E AS PARTES. É O CONJUNTO DAS DIVERSAS PARTES LIGADAS A ELE DE MODO INTER-RETROATIVO OU ORGANIZACIONAL. EXISTE A PRESENÇA DO TODO NO INTERIOR DAS PARTES. É PRECISO RECOMPOR O TODO PARA CONHECER AS PARTES.

O MULTIDIMENSIONAL NÃO APENAS NÃO SE PODE ISOLAR UMA PARTE DO TODO, MAS AS PARTES UMAS DAS OUTRAS. AS UNIDADES COMPLEXAS, COMO O SER HUMANO OU A SOCIEDADE, SÃO MULTIDIMENSIONAIS. SOMOS AO MESMO TEMPO: BIOLÓGICO, PSÍQUICO, SOCIAL, AFETIVO, RACIONAL. A SOCIEDADE TAMBÉM É HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIOLÓGICA, RELIGIOSA...

O COMPLEXO “COMPLEXUS” - O QUE FOI TECIDO JUNTO. O CONHECIMENTO PERTINENTE DEVE ENFRENTAR A COMPLEXIDADE. “COMPLEXUS” - O QUE FOI TECIDO JUNTO. SÓ HÁ COMPLEXIDADE QUANDO ELEMENTOS DIFERENTES SÃO INSEPARÁVEIS E CONSTITUTIVOS DO TODO. A COMPLEXIDADE É A UNIÃO ENTRE A MULTIPLICIDADE E A UNIDADE. LOGO A EDUCAÇÃO DEVE PROMOVER A INTELIGÊNCIA GERAL/GLOBAL.

conteúdo conhecimento conceito ELEMENTOS PARA SE PENSAR UMA ESTRUTURA CURRICULAR NA PERSPECTIVA DE PROJETOS currículo conteúdo conhecimento conceito

é um nó muito apertado bem Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego.

REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE MARCO OPERATIVO OBJETIVO GERAL REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE MAPA CONCEITUAL

E O COTIDIANO??? O QUE FAZER COM ISSO??? COMO ENREDAR NA AÇÃO???

Projeto Pro-jactum Ação dos sujeitos É do humano projeta-se É do humano viver projetos...

ELEMENTOS CONSTITUVOS DE UM PROJETO TEMA PROBLEMATIZAÇÃO CONTEXTO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS COMUNS

ELABORAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO O que queremos saber/fazer ? Para que queremos fazer ? Como iremos fazer? ELABORAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO

PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRATICANDO ... O EXERCÍCIO DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA PAZ