O que significa Projetar? Projetar é a arte de antecipar/antever Criação/abertura/visão de futuro Aprofundar o que se deseja “conhecer”
É quando o seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido. Intuição É quando o seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.
Projeto Educativo Comporta um conjunto de valores e indicações práticas. Carrega um estilo, uma proposta de vida. Traduz uma pedagogia, um jeito de fazer. Necessita de orientação continua-da.
Manifesta uma maneira de pensar e conviver coletivamente na Comunidade Escolar. Propõe um ideal a ser atingido e um programa de caminhada. É referência para a problematização de todas as práticas.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ? Qual é o centro do processo educativo? o conteúdo? o aluno? O CENTRO É ... O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
“Cada vez mais é necessário conjugar o verbo “educar-se” e deixar de lado o verbo “educar”. EDUCAR-SE CONSISTE EM: DEFINIR E BUSCAR A PRÓPRIA IDENTIDADE (PESSOAL E GRUPAL). APROPRIAR-SE DE INSTRUMENTOS PARA PARTICIPAR DA SOCIEDADE. ASSUMIR UM COMPROMISSO SOCIAL. ACEITAR ALGUM TIPO DE TRANSCENDÊNCIA.
PLANEJAMENTO... “ As palavras são importantes porque é o sentido que elas têm que constrói os modelos, os instrumentos”...
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO 2 TENDÊNCIAS FERRAMENTAS PARA PENSAR E FAZER COISAS DIFERENTES DEFINIÇÃO DE HORIZONTES DESCOBERTA DA DISTÂNCIA ENTRE A PRÁTICA E ESTE HORIZONTE PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA “REALIDADE”
PLANEJAR NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GERA COMPETIÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA PP EMPRESA E COM OUTRAS EMPRESAS... PRODUZIR AMBIENTE DE LUCRO FUTURO FIRMAR-SE NO MERCADO DESCOBRIR PONTOS FRACOS E FORTES COMPATIBILIZAR OPORTUNIDADES E AMEAÇAS VISÃO/MISSÃO METAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS PALAVRAS CHAVES
PLANEJAR NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO GERA UM PENSAMENTO COLETIVO NUMA DUPLA DIMENSÃO: PROVOCA MUDANÇAS NO FAZER E MUDANÇAS NO SER CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO NA LINHA DA JUSTIÇA SOCIAL DESENVOLVER E CONTRIBUIR COM UM PROJETO POLÍTICO IMPORTAR-SE COM UM CRESCIMENTO DO COLETIVO E PESSOAL
As instituições existem para AGIR PONTOS BÁSICOS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO As instituições existem para AGIR no mundo, na sociedade e na história. 1.1. Improvisadamente e sem direção Pode-se agir 1. 2. Planejadamente, intencionalmente e, por isso, com direção
Planejar CLARA PRECISA EFICAZ ORGÂNICA DIRECIONADA TRANSFORMADORA Função do planejamento- tornar AÇÃO 1. 3. Planejar 1. 4. NÃO é fazer alguma coisa antes de AGIR É AGIR * de um determinado modo * para um determinado fim É o PROCESSO de construir para transformá-la com as características que se deseja para a mesma É INTERFERIR na realidade para transformá-la numa direção claramente indicada indicado pelas pessoas que atuam na instituição em vista da razão de ser da instituição
IDEAL QUE NORTEIA A AÇÃO (DURANTE TODO O PROCESSO) -VER A SITUAÇÃO GLOBAL (DE MUNDO,DE AMÉRICA LATINA, DE BRASIL) EM QUE ESTAMOS IDEAL QUE NORTEIA A AÇÃO (REALIDADE DESEJADA) -DE DECIDIR O TIPO DE . SOCIEDADE . PESSOA HUMANA . EDUCAÇÃO, ESCOLA ELABORAR ELABORAÇÃO - VERIFICAR: . A DISTÂNCIA ENTRE A REALIDADE EXISTENTE E A DESEJADA 1.5. PLANEJAR É DIAGNÓSTICO - PROPOR: . AÇÕES, ATITUDES E NORMAS ORGÂNICAS PARA DIMINUIR ESTA DISTÂNCIA programação EXECUTAR execução AGIR EM CONFORMIDADE COM O QUE FOI PROPOSTO REVISAR . CADA UM DOS MOMENTOS . CADA UMA DAS AÇÕES, ATITUDES E NORMAS . CADA UM DOS DOCUMENTOS DERIVADOS AVALIAR avaliação (DURANTE TODO O PROCESSO)
Realidade global existente Realidade global desejada Marco Referencial Marco Situacional Realidade global existente Marco Doutrinal Realidade global desejada Realidade desejada do campo de ação e (sobretudo) da instituição (grupo ou movimento) em processo de planejamento Marco Operativo
1. Nossa mais alta aspiração Marco Doutrinal 1. Nossa mais alta aspiração 2. Ideal – todo esforço terá uma direção 3. Uma escolha que tem fundamentação explicita em elementos teóricos
Marco Situacional que planeja a realidade 1. É a primeira aproximação da instituição que planeja a realidade 2. É um sentir problemas e esperanças 3. Conjunto de desafios preliminares
Marco Operativo 1. Traduz o meio da instituição 2. Está ancorado na teoria 3. Quer ser ação transformadora
Confronto entre o desejado e o que de fato se faz DIAGNÓSTICO NECESSIDADES Confronto entre o desejado e o que de fato se faz
PROGRAMAÇÃO PROPOSTA DE AÇÃO
de nossa ação ou será burrice, “O planejamento terá a transparência e a inteligência global de nossa ação ou será burrice, safadeza e opressão” (GANDIN, 1997).
(DO INDIVIDUAL AO GRUPAL) ROTEIRO METODOLÓGICO DO FAZER (DO INDIVIDUAL AO GRUPAL) TRÊS MOMENTOS INTERLIGADOS: 1 o INDIVIDUAL- opções, o próprio saber para a ação coletiva 2 o de SUBGRUPO – seleção e organização de idéias 3 O de PLENÁRIO – globalização e reencaminhamentos
Projeto? Planejamento? Proposta? Plano? Projeto = possui um significado de âmbito muito mais vasto do que plano ou programa, que lembram ações mais imediatas e de períodos determinados... Planejamento = é um processo que envolve a preparação e a implantação de um projeto, plano ou programa.
"NÃO EXISTE VENTO FAVORÁVEL NÃO SABE PARA QUEM AONDE VAI !"
para todo/a educador/a Questões centrais para todo/a educador/a Como ter acesso às informações sobre o mundo, como articulá-las como organizá-las? Como perceber e conceber o contexto, o global, o multidimensional e o complexo?
O CONTEXTO SITUAR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS EM SEU CONTEXTO PARA QUE ADQUIRAM SENTIDO. É CONDIÇÃO ESSENCIAL DA EFICÁCIA DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO. PARA TER SENTIDO A PALAVRA NECESSITA DE TEXTO, QUE É O PRÓPRIO CONTEXTO. OS AVANÇOS COGNITIVOS NÃO CAMINHAM PARA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ABSTRATAS, AO CONTRÁRIO, PARA A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO.
O GLOBAL É MAIS QUE O CONTEXTO, SÃO AS RELAÇÕES ENTRE O TODO E AS PARTES. É O CONJUNTO DAS DIVERSAS PARTES LIGADAS A ELE DE MODO INTER-RETROATIVO OU ORGANIZACIONAL. EXISTE A PRESENÇA DO TODO NO INTERIOR DAS PARTES. É PRECISO RECOMPOR O TODO PARA CONHECER AS PARTES.
O MULTIDIMENSIONAL NÃO APENAS NÃO SE PODE ISOLAR UMA PARTE DO TODO, MAS AS PARTES UMAS DAS OUTRAS. AS UNIDADES COMPLEXAS, COMO O SER HUMANO OU A SOCIEDADE, SÃO MULTIDIMENSIONAIS. SOMOS AO MESMO TEMPO: BIOLÓGICO, PSÍQUICO, SOCIAL, AFETIVO, RACIONAL. A SOCIEDADE TAMBÉM É HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIOLÓGICA, RELIGIOSA...
O COMPLEXO “COMPLEXUS” - O QUE FOI TECIDO JUNTO. O CONHECIMENTO PERTINENTE DEVE ENFRENTAR A COMPLEXIDADE. “COMPLEXUS” - O QUE FOI TECIDO JUNTO. SÓ HÁ COMPLEXIDADE QUANDO ELEMENTOS DIFERENTES SÃO INSEPARÁVEIS E CONSTITUTIVOS DO TODO. A COMPLEXIDADE É A UNIÃO ENTRE A MULTIPLICIDADE E A UNIDADE. LOGO A EDUCAÇÃO DEVE PROMOVER A INTELIGÊNCIA GERAL/GLOBAL.
conteúdo conhecimento conceito ELEMENTOS PARA SE PENSAR UMA ESTRUTURA CURRICULAR NA PERSPECTIVA DE PROJETOS currículo conteúdo conhecimento conceito
é um nó muito apertado bem Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego.
REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE MARCO OPERATIVO OBJETIVO GERAL REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SÉRIE MAPA CONCEITUAL
E O COTIDIANO??? O QUE FAZER COM ISSO??? COMO ENREDAR NA AÇÃO???
Projeto Pro-jactum Ação dos sujeitos É do humano projeta-se É do humano viver projetos...
ELEMENTOS CONSTITUVOS DE UM PROJETO TEMA PROBLEMATIZAÇÃO CONTEXTO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS COMUNS
ELABORAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO O que queremos saber/fazer ? Para que queremos fazer ? Como iremos fazer? ELABORAÇÃO DO PLANO COOPERATIVO
PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRATICANDO ... O EXERCÍCIO DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA PAZ