Burocracia X Estruturalismo Sociologia 3º ano do Ensino Médio
A Abordagem Estruturalista Teorias da Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia Ênfase na estrutura Teoria Estruturalista Ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente
Teoria da Burocracia Racionalidade dos meios aos objetivos Visa atingir a máxima eficiência Principal autor: Max Weber (1864 – 1920) Economista, sociólogo e filósofo alemão “Como as organizações fazem para se perpetuarem nos ambientes em que estão operando?” “O que as mantém em funcionamento?”
Aspectos essenciais Ênfase na forma; Especificação da tarefa e competência; Regras e normas; Responsabilidade definidas e registro. Do francês bureaucratie Bureau – escritório “O poder dos membros do aparelho administrativo Estatal ou não”
As idéias de Weber Autoridade: Poder: Legitimidade;
Características da Burocracia Caráter legal e normativo Comunicações formais Disciplina racional (racionalismo) Divisão do trabalho Impessoalidade e hierarquia Meritocracia Profissionalização Padronização das rotinas e procedimentos Previsibilidade
Disfunções da Burocracia Apego exagerado a regulamentos Formalismo e papelório Resistência a mudanças Impessoalidade e categorização Abusos de autoridade Conflitos com o público
Apreciação crítica Caráter racionalistas excessivo Modelo altamente mecanicista Conservadorismo apego a regras, contrário a inovação Abordagem de sistema fechado
Teoria Estruturalista - Origens Reunir aspectos relevantes das abordagens: Clássicas (formal) Humanística (informal) Necessidade de visualizar a organização de forma ampla e complexa
Estrutura Arranjo dos elementos constitutivos da organização O estruturalismo se preocupa com o todo ; “É um método analítico e comparativo
Teoria da Burocracia X Teoria Estruturalista Ênfase Estrutura organizacional Estrutura organizacional, Pessoas e ambiente Abordagem da organização Org. formal Org. formal e informal Enfoque Sistema mecânico. (fechado) Teoria da máquina Sistema natural ou orgânico (aberto) Conceito de organização Sistema social como um conjunto de funções oficiais Sistema social intencionalmente construído e reconstruído para atingir os objetivos
Caráter da administração Sociologia da burocracia. Abordagem simplista Sociologia organizacional. Sociedade de organizações e abordagem múltipla. Comportamento humano Ser isolado que reage como ocupante de cargo ou de posição hierárquica Ser social que desempenha papéis dentro de várias organizações Concepção do homem Homem organizacional Relação entre objetivos Prevalência dos objetivos organizacionais Balanço entre objetivos organizacionais e individuais
Glossário Sinergia (substantivo feminino) efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente.
REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. v.1, v.2. São Paulo: McGraw Hill, 1993. PARK, Kil H. (coord.); De BONIS, Daniel F.; ABUD, Marcelo R. Introdução ao estudo da administração. São Paulo: Pioneira, 1997.