Administração Empreendedora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento do escopo
O que é gestão financeira
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Sistema de Informação Gerencial
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
A estrutura do gerenciamento de projetos
Gerenciamento do escopo do projeto
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Administração de Sistemas de Informação II
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Control Objectives for Information and related Technology
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Gerenciamento do Escopo
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Gildo de Almeida Leonel
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
BENCHMARKING.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
O título deve ser curto e objetivo
Teorias Modernas de Gestão
Análise e Projeto de Sistemas
O negócio precisa nascer (já) bem posicionado
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Técnicas e Projeto de Sistemas
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Gerência de Projetos.
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Logística Planejamento e Programação Logística
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Logística Integrada Engenharia de Produção
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Elaboração e Análise de Projetos
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Gerenciamento de Escopo
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Transcrição da apresentação:

Administração Empreendedora Gestão

Declarações E por que é tão difícil enfrentar os dilemas do crescimento? Justamente por causa do sucesso alcançado nas fases iniciais causadas pelos bem sucedidos mutirões alicerçados no entusiasmo e motivação dos pioneiros. ex-Equipe ex-nTime em 2003 atual Movile e 21212

Declarações Um belo dia aquela “start up” cresce e descobre que heroísmo, por si só, não é suficiente para garantir sucesso no futuro. Isto gera, ao mesmo tempo, uma sensação de perda relativamente às vitórias conquistadas no passado glorioso e de insegurança em relação aos riscos decorrentes das inevitáveis mudanças que o futuro exige.

O crescimento “A empresa ou o gerente de um projeto percebe que agora já não pode mais gerir por mutirão”, diz o sócio gerente – as pessoas começam a se especializar – “deixa comigo” passa a ser mais usado – cada um assume funções mais adequadas ao seu perfil.

O crescimento Um cuida da área comercial, do relacionamento com os clientes, outro se interessa pelas finanças e talvez pela administração interna, alguns ficam na tecnologia, produção e operação, outro busca recursos para o desenvolvimento de novos produtos – o tratamento sugere uma organização informal, familiar, em que os esforços de cada um são vistos como em prol do bem comum.

A organização A essa organização se dá o nome “humanograma”, ou seja, aquela baseada nas competências pessoais, formando uma estrutura que privilegia as relações humanas. Mas à medida que crescem os projetos, a complexidade obriga a dividir tarefas, compartilhar informações e estabelecer uma organização mais formal. confiança

A propriedade do conhecimento O negócio cresce, outras pessoas são agregadas ao empreendimento. Tarefas importantes devem ser feitas por empregados, parceiros, estagiários – ou seja, os “donos ou gerentes” dependem de “estranhos”, a confiança passa a ser controlada por procedimentos escritos, verificáveis. E se alguém sair da empresa ou do projeto? Vai levar consigo o conhecimento de como fazer as coisas acontecerem?

A formalização da organização Surge a necessidade da documentação e dos sistemas de informação para a retenção dos trabalhos desses recursos intelectuais, como opção de diminuição deste risco, gerando compromisso dessas pessoas e responsabilidades para os tomadores de decisões, clientes e demais participantes dos projetos.

A estruturação da organização O planejamento organizacional envolve então identificar, documentar e designar os papéis, as responsabilidades e os relacionamentos de reporte, formais ou não, entre as diversas funções e pessoas no empreendimento. Significa estabelecer linhas de comunicação entre o pessoal administrativo e técnico.

A estruturação da organização Os processos administrativos procuram facilitar e medir a fluidez do atendimento da empresa aos requisitos do seu mercado, enquanto os técnicos descrevem como criar ou fabricar os produtos oferecidos pela empresa ou entregas do projeto. A empresa passa a documentar seus Ativos, o que inclui o Conhecimento.

Por que gerenciar projetos? Numa empresa ou unidade de negócio iniciante, sua estrutura tende a ser organizada para realizar projetos. Esses têm por característica serem inovadores, originais, tendo definidos através de um plano de negócios ou similar, o seu escopo, recursos, comunicação com o mercado, início e fim, necessitando para sua realização, de uma combinação única de pessoas e de comando.

Por que gerenciar operações? Uma vez estabilizado algum produto que a empresa explore, passará a haver a repetição dos ciclos de encomenda, produção, entrega, faturamento e cobrança do cliente. Neste caso, estabelecida uma rotina, ela deveria continuar a ser seguida, o que leva à sua descrição detalhada e realização por, teoricamente, qualquer pessoa que esteja habilitada a fazer sua operação e a passar a sugerir ou implementar melhorias, documentadas ou não.

O fim do humanograma As empresas então tendem a ter os dois tipos de necessidades de organização. Uma que não restrinja a criatividade e outra, que funcione seguindo padrões mutáveis, mas de forma controlada. Essas diferentes estruturas na mesma empresa, em intensidades variáveis com o tempo, com a carteira de clientes, encomendas e pessoas envolvidas, fazem com que não haja um modelo que se aplique a todas. Agora primeiro se define o perfil da pessoa que pode ocupar o cargo e só depois, se busca seu titular.

Os processos da empresa O conhecimento a respeito de como se traduzem as encomendas dos produtos ou serviços prestados pela empresa, em entregas para os clientes, é o objetivo da descrição dos processos. No início do ciclo de vida da empresa, na fase de tentativa e erro, não se registram esses procedimentos – mas quando se tornam repetitivos, entregues a pessoas não envolvidas com a sua criação, o seu detalhamento se torna mandatório.

Processos de organização e de produção Existem dois focos dos processos que precisam ser tratados – os que se relacionam com a descrição e a organização do trabalho, e os que tratam da especificação e criação do produto. Sempre haverá alguma interação e uma sobreposição entre os processos de gestão e os orientados à produção propriamente dita. Por exemplo, a descrição do trabalho, os pontos de verificação e medições não podem ser definidos sem algum conhecimento básico de como o produto deve ser criado.

Processos de organização e de produção A organização da empresa depende do estabelecimento e localização desses pontos de controle, administrados pelas gerências responsáveis pela sua aferição e manutenção dentro dos patamares de qualidade exigidos pela comunidade.

Maturidade e Capacitação Um assunto atual é a onda de certificações obtidas por empresas para seus processos de gestão e desenvolvimento de projetos além dos tradicionais sobre seus produtos. A capacitação para entregar produtos de qualidade especificada depende do projeto de criação de processos inovadores e competitivos para seu desenvolvimento e manutenção. De uma forma geral podemos resumir os níveis de maturidade com o esquema a seguir:

Maturidade EN T R A D S Í N Í V E I S CMM Cada nível examina, abre a caixa preta do processo, inclui observadores e medições.

A descrição do processo Tecnologia Produtos Processo Informações Pessoas

Administração das pessoas Um primeiro aspecto a observar sobre as pessoas é a motivação que têm para o trabalho que lhes está sendo apresentado. Outro assunto que preocupa todos os gestores de pessoal – a remuneração, as formas de retenção de talentos, o conhecimento de pessoas que não agregam valor à organização e as ações voltadas para otimizar a sua administração.

Administração das pessoas O bom resultado do recrutamento e o desligamento de pessoas são fatores essenciais ao sucesso de uma empresa – é o que a diferencia das demais. Qualquer um pode adquirir máquinas, adotar organizações e obter financiamentos, mas nunca teremos dois empreendimentos iguais neste quesito pessoas. Obras de Jesus Sotto

Administração das pessoas Outra questão vital na gestão de pessoas é sua capacitação, treinamento e incentivo. E o investimento em inovação? É ou não apoiado? Como a empresa ou o gerente do projeto vê os riscos que seu pessoal assume – com prêmio só se dá certo (e a correspondente demissão no fracasso) ou com uma boa tolerância em relação à falhas em situações não rotineiras, considerando que só erra quem faz?

A Política da Qualidade A Política da Qualidade definida pela empresa ou projeto define seu posicionamento no mercado determinado pelos clientes e indústrias. Estabelecer as prioridades de seu segmento de atuação tem uma relação direta com as esperanças dos clientes. Ter qualidade é saber atender a essas expectativas. Ou seja, precisa conhecer quais são elas, que compromissos se pode tomar com os patrocinadores e demais participantes do projeto.

Qualidade O que priorizar? Funcionalidades? Segurança? Preço? Disponibilidade? Prazo de entrega? Criação de necessidade? Atendimento a regras? ?

Trabalho Útil