CIRCUITO INTERNACIONAL DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANI

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Transcrição da apresentação:

CIRCUITO INTERNACIONAL DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANI Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ÁREA DE ESTUDO Territórios que hoje pertencem à Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai onde, no século XVII, foram implantadas as Reduções Jesuítico-Guarani. As reduções tiveram ascensão atingindo grande progresso o que chegou ameaçar as coroas ibéricas.     Apesar do avanço as reduções foram exterminadas devido a disputa entre as coroas de Portugal e Espanha, ataques de bandeirantes, ataques de outras tribos indígenas, bem como, pela revolta dos Guarani.Após a derrocada das missões a região foi recolonizada, recebendo correntes imigratórias de italianos, alemães, poloneses, russos, espanhóis, entre outros. Hoje, a população regional encontra-se extremamente empobrecida, dedicando-se, basicamente, à agricultura, pecuária e agroindústria.

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ÁREA DE ESTUDO   Possui um valioso patrimônio histórico-cultural representado pelos remanescentes da cultura Jesuítico-Guarani, dentre os quais destacam-se vários sítios arqueológicos tombados pela UNESCO (São Miguel das Missões, São Ignácio, Santa Maria, Loreto, Jésus, Trinidad). Somente para o sítio de São Miguel das Missões, no Brasil, convergem em torno de 70 mil turistas/ano.

ANTECEDENTES   Na década de 70 foi realizada uma comissão tripartite, buscando elaborar um plano de desenvolvimento integrado para a região da Foz do Iguaçu e Missões. No final dos anos 80 e início dos anos 90, atividades isoladas apontaram tendências de aproximação na busca de solução para problemas regionais comuns.Neste mesmo período os processos de emancipação trouxeram sérias conseqüências à economia de certos municípios, como o caso de Santo Ângelo que perdeu cerca de 70% de sua área produtiva. A política agrícola ineficiente (inexistente), aliada a graves problemas climáticas, provocou a descapitalização dos produtores rurais e o empobrecimento da comunidade regional.

ANTECEDENTES   Com isso a região passa a buscar, no turismo, alternativas para a dinamização da economia e do desenvolvimento regional. Com a implantação do Mercosul, através das RETs, foram realizados estudos conjuntos visando implementar o turismo no âmbito do mercado comum. Nestas RETs tem-se discutido especialmente: Legislação sobre entrada e saída de veículos automotores; política aerocomercial; planos de marketing; facilitação de fronteiras; formatação de produtos turísticos (Polo Turístico Internacional do Iguaçu, Circuito Internacional das Missões Jesuíticas, Mundo Gaúcho, Aquífero Guarani, Ecoturismo, Turismo Religioso, Turismo de Terceira Idade e Turismo Rural).

CIRCUITO INTERNACIONAL DAS MISSÕES JESUÍTICAS   Lançado (1995 - Santo Ângelo, 1997 – Havana, 1998 – Recife e Londres). Primeiro Roteiro Turístico oficial do Mercosul. Declarado pela UNESCO como um dos quatro roteiros históricos internacionais mais importantes do mundo. Objetivos: divulgar a história dos Trinta Povos Missioneiros, resgatar as obras realizadas pela comunidade Jesuítico-Guarani, consolidar a região como pólo turístico internacional, resgatar e transmitir os valores culturais e regionais às futuras gerações, valorizar e preservar o patrimônio regional, constituir-se em uma alternativa para o desenvolvimento regional.

CIRCUITO INTERNACIONAL DAS MISSÕES JESUÍTICAS   Estratégias: a) Acordo regional entre os países do bloco; b) Criação de uma comissão regional dos países para estudos sobre a atual situação da área envolvida, tendo sido analisados os seguintes aspectos: - inventário e promoção dos recursos turísticos existentes, tais como recursos naturais, culturais, históricos ; - levantamento e melhoria da infra-estrutura básica existente quanto a transportes (acessos, pavimentação, rodoviário, aeroviário) saúde, segurança, iluminação, comunicações; - levantamento dos serviços e equipamentos turísticos.  

CIRCUITO INTERNACIONAL DAS MISSÕES JESUÍTICAS   c) Fixação de medidas necessárias para promover a integração entre iniciativa privada e pública através de: - informações e conhecimentos de linhas de crédito nacionais e internacionais para a infra-estrutura de equipamentos no setor; - cursos de capacitação para pessoal de hotelaria, bares, restaurantes, comércio e transportes; - cursos de capacitação de guias de turismo bilíngües; - implantação de postos de informações regionais, internacionais e promoção de associações dos países integrantes do circuito;   d) Promoção de estudos de mercado, campanhas a nível nacional e internacional e participação em eventos internacionais.

(COMTUR – FUNTUR – FORUM DE TURISMO – CURSOS) POLÍTICAS E PROGRAMAS   - PRODETUR SUL- MERCOSUL - PROJETO MISSÕES – SETUR/RSDEMOCRATIZAÇÃO DO TURISMO INTERNO (PNT) - PNMT – Santo Ângelo – Polo Turístico Prioritário (normativa 329-EMBRATUR) (COMTUR – FUNTUR – FORUM DE TURISMO – CURSOS)

DIFICULDADES - antiga hostilidade entre os habitantes da fronteira; - contrabando; - lavagem de dinheiro; - tráfico de drogas; - armas e abrigo a terroristas; - dificuldade de acesso físico às localidades; - integrantes do circuito (não existência de uma ponte, burocracia nas aduanas, precariedade ou inexistências de asfalto no acesso aos sítios, não existência de linhas de transporte); - grande dificuldade na realização de câmbio aceitação de cartões de crédito; - inexistência de um plano de desenvolvimento turístico integrado;

DIFICULDADES - falta de recursos humanos e materiais, falta de segurança; - salienta-se a dificuldade de obtenção de financiamento para a realização de novos empreendimentos e melhoria dos existentes; - carência de profissionais qualificados; - desconhecimento da História, por parte da comunidade regional, acarreta a desvalorização do patrimônio e descrédito no turismo como propulsor do desenvolvimento; - distanciamento da região quanto a outros pontos turísticos e a ausência de uma maior diversidade de atrativos ou opções de lazer; - desconhecimento da Língua Portuguesa (na Argentina, no Paraguai e no Uruguai) e da Língua Espanhola (no Brasil);

DIFICULDADES - a precariedade de sinalização e pontos de informações turísticas ; - a falta de marketing turístico; - apesar de existirem vários guias regionais, poucos são os que atuam efetivamente e têm plenas condições de dar bom atendimento aos turistas; - a falta de entrosamento e trabalho cooperativo entre as instituições comunitárias; - as rivalidades políticas-partidárias, as vaidades pessoais e a competição entre os setores público e privado , entre outros.

DIFICULDADES - iniciativa das Secretarias Municipais de Turismo e Educação de Santo Ângelo; - o empenho da Associação do Brique da Praça e Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos de Santo Ângelo; - o trabalho profícuo da Secretaria Municipal de Turismo do Município de Santo Ângelo na coordenação nacional do Projeto Missões assim como na representação em Reuniões Especializadas de Turismo do MERCOSUL; - a dedicação com que o IPHAN realiza o trabalho de recuperação e conservação do patrimônio regional, bem como, procede sua divulgação;

DIFICULDADES - a coragem de inovar e a de buscar melhorias demonstradas por alguns empresários que, fazendo investimentos e implantando programas de qualidade em seus estabelecimentos, colaborando para a melhoria do atendimento aos turistas e à comunidade regional; - a preocupação constante em resgatar e divulgar a História e a cultura regional por parte do grupo de teatro santo-angelense “A Turma do Dionísio”; - a angústia pela busca do “saber mais”, do “aprender” na área do turismo demonstrado por diversos segmentos da comunidade;

DIFICULDADES - a existência de importantes universidades na região, URI (mantém o Curso de Administração de Empresas com Habilitação em Projetos de Empreendimentos Turísticos), UNIJUÍ, UNICRUZ, que implantou o Curso de Turismo,(Brasil), UNAM (Argentina), que mantém um Curso de Turismo e a Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (Paraguai); - a excelente estrutura da URI-Campus Santo Ângelo que mantém o CCM, importante referência histórico-cultural da região; - o esforço em prol da integração empreendido pelos integrantes da FEBAP; - incentivos provenientes da Câmara Estadual de Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo, bem como às diretrizes e intenções do CRD-Missões.

CONCLUSÃO Circuito Internacional da Missões Jesuíticas: - É um produto que foi lançado mundialmente mas que o turista tem dificuldade de “consumi-lo” . - Não é reconhecido pela comunidade regional.   Para que o turismo venha a colaborar efetivamente com o desenvolvimento regional é necessário:   1. a fortificação do espírito integracionista; 2. conhecimento profundo da realidade regional, especialmente em relação à demanda, suas necessidades e anseios; 3. a implantação de uma política integrada; 4. efetiva formatação do produto “CIRCUITO INTERNACIONAL DAS MISSÕES JESUÍTICAS”, através:

CONCLUSÃO - de diagnóstico das potencialidades e limitações do turismo regional, evidenciando os recursos reais e os potencialmente capazes de contribuir para o incremento do turismo na região; - da sensibilização, participação e da qualificação da mão de obra local; - da diversificação do artesanato com valorização dos temas regionais;   - da melhoria nas condições de capitalização dos empresários locais; - do resgate da identidade histórico-cultural da região; - da melhoria dos serviços prestados; - da articulação dos poderes públicos regionais para a realização de ações conjuntas com o setor privado;

CONCLUSÃO - da implementação de um plano de marketing que valorize os atrativos regionais mas que não venda uma imagem irreal, para que o turista não se sinta frustrado ao realizar o circuito; - da intensificação do processo de educação e esclarecimento da população em relação a importância do turismo e do bem receber ao turista; - da conscientização de muitos comerciantes no sentido da não exploração econômica dos turistas; - de oferecimento de novos atrativos e novas opções de lazer contemplando especialmente a clientela escolar, responsável, pelo maior fluxo turístico à região, no momento; - da implantação de projetos que tenham sido discutidos com a comunidade; - da transformação das potencialidades em produtos diferenciados e competitivos;

CONCLUSÃO - do estabelecimento de linhas regulares de transportes coletivos entre as localidades integrantes do circuito; - da melhoria da infra-estrutura básica receptiva tais como serviços de hospedagem, lazer, recreação e de apoio; - do incentivo a outras modalidades de turismo ideais para serem desenvolvidas especialmente no período de baixa temporada, tais como: turismo em propriedades rurais, ecoturismo, turismo de eventos, turismo para a terceira idade, turismo religioso. - do entendimento de que o turismo não seja visto somente como fonte de renda e sim como um dos fatores do desenvolvimento regional.

CONCLUSÃO  Recomenda-se que sejam estabelecidas políticas estratégicas contemplando ações conjuntas relativas:  - ao desenvolvimento de pesquisas integradas objetivando a análise e produção de novos conhecimentos sobre: - a oferta e a demanda turística regional; - a infra-estrutura receptiva; - a educação patrimonial e educação para o turismo; - à necessidade de articulação territorial especialmente no que diz respeito aos serviços de transporte, a facilitação de trânsito de turistas, ao sistema de promoção e comercialização do circuito; - à elaboração de um plano de desenvolvimento turístico identificado com as especificidades regionais.

FICHA TÉCNICA: Concepção: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira e-mail: crdn@urisan.tche.br Home Page: http://www.urisan.tche.br/~crdn Apoio Técnico: Fernando Neves dos Santos (estagiário)