Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania Profª Sylmara Gonçalves Dias Carolina Verissímo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A importância dos direitos humanos no respeito a vida e inclusão social pela educação promovendo a aplicação da lei positivada em vigência Acadêmico: Pablo.
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
CONCEPÇÃO DE HOMEM, CRIANÇA, MUNDO/SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Maiakovski Poeta russo "suicidado" após a revolução de Lenin… escreveu, ainda no início  do século XX :
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Desafio das novas tecnologias
Capitalismo e Trabalho:
CIDADES EDUCADORAS ROSARIO - ARGENTINA DELEGAÇÃO AMERICA LATINA
Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS
CIDADANIA PLANETÁRIA.
Direito humano a alimentação adequada
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
POLÍTICAS PÚBLICAS, TERRITÓRIO E [IN]JUSTIÇA AMBIENTAL
Educação no contexto do Trabalho
FETRACONSPAR 5 de março de 2011 Mulheres, Política e Cidadania Prof. Ricardo Costa de Oliveira Ciências Sociais. UFPR.
Antes e Depois De Maiakoviski
Pelo Direito ao Trabalho Solidário
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
Ausência de cidadania.
Evolução Social do Trabalho
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Observatórios Sociais
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Maiakovski Poeta russo "suicidado" após a revolução de Lenin… escreveu, ainda no início  do século XX :
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Transformar é possível....
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
“A Criança e Deus”.
REFORMA SANITÁRIA.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2014 “Possibilidades e Desafios.
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Roteiro para Estudo.
Movimentos sociais.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
A luta por participação política
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Hoje , estou passando rapidinho , Só pra te desejar um BOM DIA !!!
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
EU AMO A NATUREZA... SER E TER... SER E TER... AUTORIA: NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
Sistema CONFEF/CREFs, MNCR e Diretrizes Curriculares Gabriel Rodrigues Daumas Marques Licenciado em Educação Física – UFRJ Centro.
REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL X REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO: OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO COM O SISTEMA CONFEF/CREFs GABRIEL RODRIGUES DAUMAS.
Pedagogia Progressista Libertadora
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania Profª Sylmara Gonçalves Dias Carolina Verissímo, Fernanda Lara, Isabella Simões Pereira, Laís Mader Cremonese, Sarah Suyama, Taynara dos Anjos,

A falha do capitalismo

 Neoliberalismo e sua hegemonia do capital financeiro atrapalha a garantia do Welfare State  Falta de espaço para a democracia  Terceiro setor (ONGs e movimentos sociais) se responsabiliza por cobrir “falhas” do Estado negligente

 Reestruturação do Estado e da economia  Confluência perversa (DAGININO, 2004 ) Encontro entre democratização tardia e o projeto de neoliberalismo  Constituição de 1988 como marco

Relação entre democracia e cidadania “Democracia se constrói a todo instante, nas relações sociais de que fazemos parte.” (Cerquier-Manzini, 2010) E a cidadania?

 Para existência da cidadania é necessário uma “revolução interna” e individual.  Educação para a cidadania  Tecnologia a serviço de todos levaria a igualdade

 Organização das pessoas para lutar por direitos (não só os seus, como de outras minorias)  Sindicatos e suas contradições: “transformação dos espaços, conquistados para a democracia e cidadania em espaços úteis pra outros interesses.”

 Relação entre partidos e interesses sindicais

Cidadania do consumo vs Cidadania plena Antes da “revolução individual-cultural” Falta de contribuição para questões públicas Negligência ao exercício prático da cidadania Economia de desperdícios Depois da revolução interna Avanço da cidadania Sociedade tecnológica que atenda a TODOS OS HOMENS Luta contínua pelos direitos

Luta pelos “direitos de ter direitos” Lutas específicas pelas demandas de acesso (moradia, água, luz, saúde, etc) Luta pelos direitos humanos – época da ditadura

A construção da cidadania verdadeira depende de uma revolução individual-cultural, mas que só pode ocorrer com auxílio de ferramentas. Dentre elas podemos citar os sindicatos (trabalhando a favor do proletariado), as ONGs (“tapando buracos” deixados pelo Estado), a capacidade de se ver no próximo, e lutar pelo direito alheio e, o que consideramos mais importante, uma educação para a liberdade (FREIRE, 1987), que despertaria em cada um o sentimento de que pode ser mais.

INTERTEXTO Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo. Bertold Brecht

“Trata-se de construir a justiça, pois a própria Constituição é um processo, e não uma Carta estagnada. Uma nova leitura da realidade se torna a própria realidade.” (CERQUER-MANZINI, 2010)

CERQUIER-MANZANI, Maria Lourdes. "Cidadania, uma categoria estratégica para uma sociedade melhor". In: O que é cidadania. São Paulo: Editora Brasiliense, DAGNINO, E. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? In: Políticas de Ciudadanía y Sociedad Civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra