Bronfenbrenner e os contextos Psicologia, 12º ano
Urie Bronfenbrenner (1917-2005)
Desenvolvimento humano (perspectiva ecológica) Processo de interacções continuadas entre os indivíduos e os contextos ao longo do tempo.
Indivíduo e meio Modificações mútuas e contínuas
Ambientes, contextos Microssistema Mesossistema Exossistema Macrossistema Cronossistema
Inter/contextualização Os ambientes, os contextos têm características próprias mas encontram-se em relação de dependência e influência mútuas
Sistema (do grego σύστημα) conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.
(espaço fundamental da socialização) Microssistema Contextos mais próximos dos indivíduos: Relações directas, face a face, de forma continuada (espaço fundamental da socialização) Exemplos: família, escola, grupo de pares
Mesossistema Conexão entre os microssistemas Exemplos: conexão entre o escola e os pais, entre a igreja e a escola, escola e espaços de lazer
Exossistema Sistema social maior em que o indivíduo não funciona directamente. As estruturas nesta camada têm impacto do desenvolvimento através da interacção com estruturas dos microssistemas. Exemplos: decisões da empresa onde os pais trabalham (alteração de horário ou local de trabalho); decisões de organismos de responsabilidade educativa (extinção de escola, fusão de escolas).
Macrossistema Embora não sendo um quadro específico, esta camada é composta por valores culturais, costumes e leis Dinamiza influências em cascata nas interacções das outras camadas Exemplo: se acreditamos que os filhos são o mais importante acabamos por canalizar mais recursos para eles
Cronossistema Dimensão temporal da vida (mutação de contextos ao longo do tempo) Como o indivíduo envelhece, reagirá de maneira diferente às mudanças ambientais. Exemplos: morte de familiar; alterações de padrão cultural; alteração da história pessoal