Bronfenbrenner e os contextos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

1990.
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Psicologia do desenvolvimento I
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
4. Eu nos contextos Modelo ecológico do desenvolvimento
Ciência Geográfica.
Estrutura familiar e dinâmica social
PERSONALIDADE.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Dimensões da Globalização
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
Políticas Educacionais I
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Estrutura familiar e dinâmica social
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
6. Para onde vai a Juventude A juventude na pós-moderna deve ser encarada dentro de um sistema orgânico, ou seja, ela é fruto de várias situações que a.
DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER
DESENVOVIMENTO HUMANO (DH)
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Universidade Aveiro – DDTE – Doutoramento em Didáctica
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Desinteresse Escolar Motivado pela Família
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Estrutura familiar e dinâmica social
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano
Emoções e afectos Psicologia, 12º ano.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resiliência: uma perspectiva conceitual e histórica
O desenvolvimento do adulto
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Somos todos seres sociais
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
Transcrição da apresentação:

Bronfenbrenner e os contextos Psicologia, 12º ano

Urie Bronfenbrenner (1917-2005)

Desenvolvimento humano (perspectiva ecológica) Processo de interacções continuadas entre os indivíduos e os contextos ao longo do tempo.

Indivíduo e meio Modificações mútuas e contínuas

Ambientes, contextos Microssistema Mesossistema Exossistema Macrossistema Cronossistema

Inter/contextualização Os ambientes, os contextos têm características próprias mas encontram-se em relação de dependência e influência mútuas

Sistema (do grego σύστημα) conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.

(espaço fundamental da socialização) Microssistema Contextos mais próximos dos indivíduos: Relações directas, face a face, de forma continuada (espaço fundamental da socialização) Exemplos: família, escola, grupo de pares

Mesossistema Conexão entre os microssistemas Exemplos: conexão entre o escola e os pais, entre a igreja e a escola, escola e espaços de lazer

Exossistema Sistema social maior em que o indivíduo não funciona directamente. As estruturas nesta camada têm impacto do desenvolvimento através da interacção com estruturas dos microssistemas. Exemplos: decisões da empresa onde os pais trabalham (alteração de horário ou local de trabalho); decisões de organismos de responsabilidade educativa (extinção de escola, fusão de escolas).

Macrossistema Embora não sendo um quadro específico, esta camada é composta por valores culturais, costumes e leis Dinamiza influências em cascata nas interacções das outras camadas Exemplo: se acreditamos que os filhos são o mais importante acabamos por canalizar mais recursos para eles

Cronossistema Dimensão temporal da vida (mutação de contextos ao longo do tempo) Como o indivíduo envelhece, reagirá de maneira diferente às mudanças ambientais. Exemplos: morte de familiar; alterações de padrão cultural; alteração da história pessoal