Telemarketing em Consórcios Um Modelo Eficaz
O que o Telemarketing não é Apenas e tão somente um equipamento que você precisa ter para se modernizar Uma ferramenta que realiza vendas de forma quase automática Uma expectativa imediata de resultados Uma estrutura de Televendas Um milagre tecnológico
Telemarketing é Parte de uma filosofia empresarial Uma ferramenta que depende fundamentalmente de quem está operando e de que forma está operando Adequado a uma cultura empresarial que privilegia e valoriza o registro de informações Um valioso instrumento para ampliar o relacionamento da empresa com seus clientes e, em decorrência disso, promover muitas vendas
Mas o Telemarketing ainda é mais Muito mais!
Telemarketing é Pesquisa Ideal para conhecer clientes, seus potenciais, crenças e principais dúvidas Mídia A todo tempo, transmite informações interessantes e esclarece pontos ainda incompreendidos Integração Promove a interatividade do cliente com a empresa em inúmeros contatos ativos e receptivos Apoio a Vendas Um termômetro preciso para indicar o melhor momento para a visita e o fechamento
Alguns pontos essenciais para quem deseja ingressar no universo do Telemarketing
Pessoas fazem a grande diferença Operadores precisam saber exatamente o que fazer a cada momento e a cada contato (portanto, cultura e treinamento constante são essenciais) Para cada segmento de atuação um operador diferente e especializado: abordagens múltiplas e comunicação diferenciada Sempre haverá três profissionais diretamente envolvidos com o processo: o supervisor, o vendedor externo e o operador Da perfeita sintonia entre eles virá o sucesso
Sempre será necessário Que os profissionais envolvidos desenvolvam uma visão estratégica e faro aguçado para identificar oportunidades Que o follow-up seja diário e rigoroso Que o sistema se transforme num ponto de comunicação e consulta freqüente para todos os envolvidos no processo Que operadores e vendedores externos façam constantes inversões de papéis
Um bom sistema é fundamental Para analisar o desempenho individual e coletivo de operadores e vendedores externos Para registrar com precisão o passo a passo de cada negociação Para gerar e manter um banco de dados consistente e confiável Para fazer parte do cotidiano da equipe de forma simplificada e prática
Como funciona?
Telemarketing Ativo Operador tenta contatos com prospects previamente indicados (diversas fontes) Trabalha esses prospects com sensibilidade até identificar os que estão “quentes” para agendar visitas Ao agendar a visita compromete seu colega vendedor externo Acompanha o processo até a conclusão da venda, quando ambos serão remunerados
Telemarketing Receptivo Prospect ou cliente ativo faz contato com o Telemarketing, por qualquer motivo Operador agenda visita e compromete vendedor externo Acompanha o processo até a conclusão da venda, quando ambos serão remunerados
E dá resultado?
No caso específico da Administradora Santa Emília De todas as vendas de cotas de motos, 60% têm a participação do Telemarketing Das vendas de cotas de imóveis e automóveis, 100% têm a participação do Telemarketing Já são 20 operadores em tempo integral apoiando as atividades da equipe de vendas externas De 1.000 indicações que entram no sistema por diversas fontes (maillings,comparecimento a plantões, contatos telefônicos espontâneos, clientes ativos, etc.), 200 agendam visitas e 120 fecham negócio!
Um importante agregado Esforços de vendas bem direcionados motivam as equipes externas Há satisfação em receber boas indicações Em conseqüência disso, há redução significativa no turn-over
Algumas imagens do Telemarketing Santa Emília
Para sua reflexão
Faça apenas se estiver decidido a fazer até o fim Jamais faça parcialmente ou apenas para estar atualizado Em Telemarketing ou se faz tudo ou torna-se aconselhável não se fazer nada Será oneroso e muito frustrante errar Re-implantar talvez seja inviável Faça certo da primeira vez
Dois agradecimentos especiais Consórcio Santa Emília e Consinco