Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Plano de Trabalho Docente
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
“Sempre há planejamento no fazer humano.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Planejamento geral de um curso
Avaliação Institucional
Passos para Revisão do PPP
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Programa Especial de Formação Pedagógica de
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Gestão Competente da Escola Pública
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Plano de Desenvolvimento da Escola
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Portfólio de Estágio Supervisionado
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Prática como Componente Curricular
Projeto Político Pedagógico
Monitoramento e Avaliação
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Professor Coordenador de Apoio
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014

O QUE É PLANEJAR? “É um ato de pensar sobre um possível e viável fazer.” ( Menegolla; Sant’Anna, 2012, p. 15) POR QUE PLANEJAR? Para que se possa ter uma previsão de necessidades, tanto de recursos humanos quanto de recursos materiais, a fim de alcançar um objetivo ou realizar um projeto.

ITENS DO PPG 1 – Introdução; 2 – Participantes; 3 – Projeto Político Pedagógico 4 – Atos Legais; 5 – Histórico; 6 – Recursos Humanos; 7 – Recursos Físicos; 8 – Recursos Materiais; 9 – Recursos Financeiros;

10 – Serviços Terceirizados; 11 – Recursos Humanos; 12 – Missão; 13 – Visão; 14 – Características Regionais; 15 – Características do Corpo Discente; 16 – Avaliação do Cumprimento de Metas do Ano Anterior; 17 – Pontos Fortes; 18 – Situação Problema;

19 – Prioridades; 20 – Objetivos: - Geral; - Específicos; 21 – Projetos 2014; 22 – Projetos Futuros; 23 – Parecer do Conselho de escola.

É hora do café!!!

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO: É um plano de ação para a realização de um pensar. POLÍTICO: “É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) PEDAGÓGICO: “É a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola...” (Veiga, p. 12)

O PPG é como o corpo humano. O PPP é a coluna. Os itens que compõem o PPP são as vértebras.

ITENS ESSENCIAIS (vértebras) DO PPP 1 - Introdução; 2 – Valores; 3 – Princípios Pedagógicos; 4 – Especificidade de cada curso oferecido pela escola; 5 – Projetos; 6 – TCC; 7 – Avaliação e Recuperação; 8 – Atividades Produtivas (agrícolas).

1 – INTRODUÇÃO a) Orientações: - Apresentação da identidade da escola - Quem é ela na comunidade na qual está inserida? b) Exemplos: - Conhecer a comunidade; - saber de suas necessidades; - contextualizar-se dentro desta realidade.

2 – VALORES a) Orientações: - Apresentação dos valores que pautam as ações escolares; - Eles indicarão o alicerce utilizado para atingir os objetivos, as metas e de como traçar as estratégias.

b) Exemplos: - liberdade; - respeito ao meio ambiente; - cooperação; - transparência; - combate à intolerância; - Educação solidária; valorização da vida e da biodiversidade; - atitude ética e a valorização das relações interpessoais; - interação escola-família-comunidade; - qualificação e competência profissional; - outros.

3 – PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS a) Orientações: - trabalho de toda a equipe, com base no contexto no qual a escola está inserida. b) Exemplos: - Respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno; - Despertar a curiosidade e o desejo do educando pelo objeto de estudo; - conhecer os educandos em sua realidade; outros.

4 – ESPECIFICIDADE POR CURSO a) Orientações: - Como ele acontece na prática? - Informar dados referentes ao curso; - Quais as atividades desenvolvidas? - Quais são os equipamentos utilizados? - Quantos e como são os laboratórios existentes nas unidades? - Como serão trabalhados os componentes curriculares obrigatórios não contemplados na Matriz curricular do Ensino Médio (sociologia, Filosofia e Espanhol).

b) Exemplos: - Um breve resumo das principais atividades que serão desenvolvidas pelo futuro profissional; - Qual profissional a escola irá formar? - Demanda, evasão e egressos; - estágio obrigatório/não obrigatório; - visitas técnicas; - aulas aso sábados; - projetos sociais.

5 – PROJETOS a) Orientações: - Como a escola desenvolve os projetos e práticas de gestão? b) Exemplos: - projetos técnicos; - projetos sociais; - interdisciplinaridades; - ações comunitárias; - Estágio supervisionado; - TCC.

6 – Trabalho de Conclusão de Curso – TCC a) Orientações: - breve definição (manual do CPS); - Quais os instrumentos avaliativos do TCC? - Quais as formas de apresentação? - Há proposta interdisciplinar (detalhar)? b) Exemplos: - pertinência e atualidade do tema; - viabilidade técnica e econômica da proposta; - cumprimento do cronograma proposto; - Formatação do trabalho; - banca, feira, exposição, outros

7 – AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO a) Orientações: - Como são trabalhados os instrumentos avaliativos da escola? - Qual é a finalidade e como é desenvolvido o processo avaliativo da recuperação? b) Exemplos: - prova dissertativa, prova objetiva, redação, exposição oral, trabalho/atividade individual, trabalho/atividade em grupo, outros.

OFICINA: ANALISAR O PPP DA ETEC “ABC” UTILIZANDO O ROTEIRO/CHECKLIST.

ANP – 31/03/2014

Dicas: -Considerar o contexto no qual a escola está inserida; -O PPG deve ser analisado como um todo; -Perfil dos alunos e docentes; -Infraestrutura; -Objetividade agregada aos devidos valores.

Pesquisa de Satisfação

Planejamento da Supervisão Grande São Paulo Leste Projetos Saep 2014; -Anexo IV; -Observatório Escolar 2014; -Prazos para Bonificação; -Calendários e Matrizes escolares; -Orientador Educacional e Coordenador de Projetos; -Parecer dos projetos pelo Diretor(a); -Equipamentos.

Obrigada a todos e todas pela atenção!!! Bom trabalho em 2014!!! Equipe GSP Leste: Valéria Racero Pimenidis Supervisora Pedagógica Regional Marcela Lacorte Gelfusa Cocite Coordenadora de Projetos Nivia Cristiane de Macedo Coordenadora de Projetos Renata Fermino Ferrari Coordenadora de Projetos – GEF Miriam Rita Pitorri Assistente Administrativa