Ciências Humanas e suas Tecnologias - Sociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

As leis e o ensino de filosofia
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
A SOCIOLOGIA NO BRASIL.
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
Universidade Federal de Santa Catarina
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Prof. Daniela Reis.
Descobrindo o profissional de Pedagogia
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Universidade Federal de Uberlândia
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Política Educacional Brasileira
Educação Ambiental & Sustentabilidade
História da Educação no Brasil
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Ministério da Educação
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Prof. Daniela Reis.
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Prática como Componente Curricular
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Currículo e diversidade
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Sociologia Ensino Médio, 1º Ano A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro

Histórico e Perspectivas Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Sociologia no Brasil Inserção dos saberes das Ciências Sociais Histórico e Perspectivas Trajetória no Sistema Educacional Brasileiro Imagem: Antônio Litterio/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

O Início da Prática das Ciências Sociais no Brasil Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro O Início da Prática das Ciências Sociais no Brasil Pratica-se o ensino das Ciências Sociais Final do Século XIX Antropologia Ciências Políticas Economia Sociologia Geografia História Direito Psicologia Estatísticas

Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Os conhecimentos das Ciências Sociais entraram nos currículos da antiga escola secundária através da Sociologia, História, Geografia, Economia, Psicologia, Educação Moral e Cívica e Estudos Sociais. Dentre os muitos livros de história do cristianismo publicados no século XIX, History of the Church of God: from Creation to A.D. 1885 [História da Igreja de Deus: da Criação a 1885 A.D.] é notável por seu estilo prolixo. Imagem e texto retirado do site http://hypercubic.blogspot.com.br/2011/05/o-seculo-xix-inteiro-e-ponto-final.html

A Configuração das Ciências Sociais / Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro A Configuração das Ciências Sociais / Sociologia no Brasil Não foi possível encontrar até 1933 Produção Científica Praticavam as Ciências Sociais de forma Autodidata e no ensino dos cursos preparatórios para o magistério. Fase Pré- acadêmica Produziam-se manuais de Sociologia: Alguns traduzidos do Francês; Outros escritos e editados no Brasil. Os professores e pensadores de outras áreas se dedicavam ao estudo da Sociologia.

Contexto Histórico Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Contexto Histórico 1840 - 1930 Os temas do abolicionismo e da constituição da república fizeram debate e reflexões. Imagens da esquerda para a direita: (A) Jean-Baptiste Debret (1768-1848)/ Pelourinho/ Domínio Público. (B) Benedito Calixto (1853-1927)/ Proclamação da República/ Domínio Público

Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Incorporações de teorias e conceitos sociológicos ao discurso de políticos e intelectuais, surgindo pensadores sociais muito influenciados pelos iluminismo, positivismo e evolucionismo” ( LIEDKE FILHO,2003; NOGUEIRA,1981).¹ 1840 - 1930 Buscam–se explicações científicas sobre a natureza e a sociedade. Seguindo o modelo das Ciências Naturais ¹ SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES,Amaury Cesar. Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o ensino.; v. 15. 19 p.

SOCIOLOGIA NO CURSO DE DIREITO (1870) Propôs nos debates a reforma de ensino. Rui Barbosa A disciplina Elementos de Sociologia e Direito Constitucional nas faculdades de Direito. Intelectuais queriam incluir a Sociologia no curso de Direito, de Formação Militar e da Escola Secundária. Imagem: F. Diaz/ Domínio Público

Institucionalização da Sociologia (1891 -1941) Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Institucionalização da Sociologia (1891 -1941) 1891 Reforma Benjamin Constant propõe, pela primeira vez no Brasil, a Sociologia como disciplina do ensino secundário. 1901 A Reforma Epitácio Pessoa retira oficialmente A Sociologia do currículo, disciplina que nunca chegou a ser ofertada. A inclusão da Sociologia, no período de 1925 a 1942, no ensino evidencia a sistematização de uma ciência da sociedade.

Marco Fundamental para a Institucionalização Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Marco Fundamental para a Institucionalização das Ciências Sociais nas Escolas Ensino da Sociologia nas Escolas Normais e na Escola Secundária. A Reforma de João Luiz Alves-Rocha Vaz (após 1925). Academia Santa Gertrudes por sugestão do Abade Dom Pedro Roeser, O. S. B. Em 1917, abriu-se um Internado que muito floresceu e , em 1922, foi criado o Curso Normal , equiparado à Escola Normal oficial do Estado.

Anos Dourados da Sociologia Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Anos Dourados da Sociologia 1925 a 1941 Imagem: eeyrsja/ Public Domain

Institucionalização da Sociologia Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Institucionalização da Sociologia 1931 A Sociologia foi incluída como disciplina obrigatória no 2° ano dos cursos preparatórios para o ingresso nas faculdades de Direito, Ciências Médicas, de Engenharia e Arquitetura. A reforma Francisco Campos 1933 Criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo.

Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Fundação da Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – diretor Fernando de Azevedo, catedrático em Sociologia 1934 Imagem: Original uploader was Jrn1313 at pt.wikipedia/ Public Domain

Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Introdução da disciplina Sociologia no curso normal do Instituto Estadual de Educação de Florianópolis apoio de: Roger Bastide, Pierson e Fernando Oliveira. 1935 Roger Bastide (1898-1974) chegou ao Brasil em 1938 para ocupar a cátedra de Sociologia I, no Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo deixada pela vaga do professor Claude Lévi-Strauss. A contribuição de Donald Pierson para as Ciências Sociais brasileiras é indiscutível e sua participação na ELSP levou a instituição ao reconhecimento internacional. Como pesquisador, incentivou a pesquisa de campo e  a  abordagem interdisciplinar. 

Contexto Histórico 1930 a 1964 Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Contexto Histórico 1930 a 1964 Expansão do capitalismo Ampliação do processo de solidificação da Sociologia Urbanização e industrialização Mudanças no sistemas simbólicos Mudanças culturais e educacionais

Ausência da Sociologia como Disciplina Obrigatória Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Ausência da Sociologia como Disciplina Obrigatória 1949 Antônio Cândido defende o retorno do ensino de Sociologia. 1954 Florestan Fernandes discute as possibilidades e limites da Sociologia no ensino secundário. 1962 Os novos currículos para o ensino médio – Conselho Federal de Educação e o Ministério da Educação – a Sociologia não consta no currículo.

Ausência da Sociologia como Disciplina Obrigatória Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Ausência da Sociologia como Disciplina Obrigatória Resolução nº7, de 23 de dezembro, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, a disciplina torna-se optativa nos cursos clássicos, científicos e ecléticos. 1963 A Reforma Jarbas Passarinho, com o ensino profissional no ensino médio, a Sociologia deixa de ser disciplina obrigatória do curso normal. 1971

O Governo Militar criou Estudos Sociais Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro O Governo Militar criou Estudos Sociais Passou a ser uma disciplina obrigatória no 1º e 2º, incluindo conteúdos de Geografia, História e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), sem uma perspectiva crítica. Nadai, Elza. ESTUDOS SOCIAIS NO PRIMEIRO GRAU.Em Aberto, Brasília, ano 7, n. 37, jan./mar. 1988 Aprofunda os problemas de definições e denominações científicas

Processo de Reinserção Gradativa da Sociologia Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Processo de Reinserção Gradativa da Sociologia 1984 Associação dos sociólogos de São Paulo promove mobilização, em torno do dia estadual de luta pela volta ao 2º grau. Reinserida nos currículos de São Paulo. 1986 1986 A Sociologia passa a constar nos currículos ( Pará e Distrito Federal)

Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Sociologia como Disciplina Constante e Obrigatória nas Grades Curriculares Pernambuco 1989 Rio Grande do Sul Rio de Janeiro Constituinte mineira e fluminense Imagem: Ucv/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported

Conhecimentos Fundamentais para a Cidadania Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Conhecimentos Fundamentais para a Cidadania Sociologia e Filosofia Nova Lei de Diretrizes e Bases De 20 de dezembro de 1996. Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. 1997 O conhecimento de Sociologia Incluídos na Área de Ciências Humanas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 1998 Ministério de Educação lança os Parâmetros Curriculares Nacionais, inclui a Sociologia e Filosofia nas Ciências Humanas e suas tecnologias. 1999

VETO Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro VETO Projeto de Lei do Deputado Padre Roque/PT do Paraná Que torna obrigatório o ensino de Sociologia e Filosofia. Pelo Presidente da República/2001 "Razões do Veto", publicadas no Diário Oficial de 9 de outubro, conclui:      1. "a inclusão da Filosofia e da Sociologia no currículo do ensino médio implicará na constituição de ônus para os Estados e o Distrito Federal, pressupondo a criação de cargos para a contratação de professores de tais disciplinas";      2. "não há no País formação suficiente de tais profissionais para atender a demanda que advirá caso fosse sancionado o projeto"  Imagem: Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil http://www.consciencia.net/filosofia/padreroque.html

Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro O Processo de Reestruturação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - 2003 Documento feito por Amaury Moraes, Elizabeth Guimarães e Nelson Tomazi. Elaboraram uma crítica às DCNEM (1998) e aos PCN-Sociologia (1999). Orientações Curriculares do Ensino Médio. Defendem a Sociologia como disciplina do Núcleo comum do currículo, com elaboração de conteúdos e metodologias de ensino.

O Processo de Reestruturação dos Parâmetros Curriculares Nacionais Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro O Processo de Reestruturação dos Parâmetros Curriculares Nacionais Material organizado por Maria Ciavatta e Gaudêncio Frigotto. Ensino Médio: Ciência, Cultura e trabalho (2004). Contém inúmeros textos sobre o ensino médio que rompa com a dualidade entre formação geral e para o trabalho.

As novas orientações curriculares (2003 -2005) Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro As novas orientações curriculares (2003 -2005) Provocou debates no MEC. DCNEM (1998) não estava m cumprindo a LDB (1996). Os conhecimentos de sociologia e Filosofia eram apresentados apenas como temas transversais.

Câmara de Educação Básica, o Parecer 38/2006 Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Câmara de Educação Básica, o Parecer 38/2006 “Como consequência, houve um compromisso do MEC de encaminhar proposta de alteração da lei e incluir Sociologia (e Filosofia) como disciplina obrigatória. Como resultado, foi-nos solicitado que apresentássemos um parecer sobre a inclusão da Sociologia no currículo do ensino médio. Tal documento (Moraes, 2007) deu origem ao Parecer nº 38/06, que estabeleceu a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia em todas as escolas públicas e privadas do país”.¹ 7 de julho de 2006 ¹ MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. CEDES vol.31 no.85  Campinas Dec. 2011. Disponivel < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622011000300004&script=sci_arttext&tlng=em acesso em 10/07/2012.

O Impacto do Parecer 38/2006 Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro O Impacto do Parecer 38/2006 Questionamento da validade das Mudanças nas DCNEM. Resistência de alguns Estados para a implantação. Associação Nacional de Pós Graduação em Ciências Sociais. Discussões nas sociedades Científicas em prol do ensino da Sociologia. Sociedade Brasileira de Sociologia. Organizou o 1º Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia e Filosofia em julho de 2007.

Reação das Entidades de Sociólogos Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Reação das Entidades de Sociólogos Sindicatos dos Sociólogos de São Paulo. Federação Nacional de Sociólogos. Articulação com deputados e senadores visando a uma lei que obrigasse o ensino de Sociologia e Filosofia e resolvesse definitivamente as dúvidas sobre a mudança do DCNEM em 2006.

Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro O novo projeto de lei incluiu Sociologia e Filosofia nas três séries do Ensino Médio. A Lei nº 11.684/08. A partir do primeiro semestre de 2009, assistimos à implantação da Sociologia em todas as escolas de ensino médio.

Referência Bibliográfica Sociologia, 1º Ano do Ensino Médio A Sociologia no Cenário Educacional Brasileiro Referência Bibliográfica MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. CEDES vol.31 no.85 Campinas Dec. 2011. Disponivel < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01013262201100030000 4&script=sci_arttext&tlng=em > acesso em 10/07/2012. SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury Cesar. Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o ensino.; 15 volume. 15 a 44 p.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   2 Antônio Litterio/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stipula_fountain_pen.jpg 14/09/2012 6a Jean-Baptiste Debret (1768-1848)/ Pelourinho/ Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pelourinho.jpg?uselang=pt-br 6b Benedito Calixto (1853-1927)/ Proclamação da República/ Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Benedito_Calixto_-_Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica,_1893.jpg 8 F. Diaz/ Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rui_Barbosa.jpg 12 eeyrsja/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Disco_Dancers.svg 14 Original uploader was Jrn1313 at pt.wikipedia/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Faculdade_de_Direito_da_USP.jpg 21 Ucv/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aula_burjassot.jpg?uselang=pt-br 23 Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fhc-color.jpg