Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.

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Transcrição da apresentação:

Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss

“Se os professores consideram a vida na cidade (bairro) e a percepção que os alunos têm dessa realidade como referência para o ensino, se a totalidade da tarefa planejada pela escola se dirigir para melhor compreensão dessa realidade, os alunos além de compreenderem a sua relação com o mundo vivido, ampliam essa visão, para uma visão transformadora. Com isso a consciência política estará sendo desenvolvida no decorrer do processo educativo” (Grupo de Apoio Pedagógico / Serviço de Educação de Jovens e Adultos – Anos 90).

T1 – E.M. Vila Monte Cristo (março – abril de 1996) Grupo = 8 adolescentes, 11 adultos Finalidades: pensar na condição da vila; refletir sobre a dimensão de cidadão de direito; participar, através de representações no OP, de luta pela melhoria das condições oferecidas pela Vila Monte Cristo; conscientizar-se da importância desta participação do indivíduo no coletivo e vice-versa. 1. Abordagem de questões de espaço (representação gráfica de trajetos da moradia do aluno até a escola) 2. Poesia: Esse pequeno mundo (Pedro Bandeira) O que é mundo para nós? O que mais conta no mundo que cabe debaixo dos nossos pés? O que conhecemos deste mundo? O que sabemos sobre a Vila Monte Cristo?

3. Registro das falas dos alunos: “Calçamento só tem nas ruas principais, então falta colocar em mais ruas”, “O esgoto tem que ser feito, porque corre em céu aberto”, “O Posto de Saúde tem recursos, mas o atendimento pode melhorar; a gente tem que ficar na rua esperando”, “O colégio está ótimo, mas falta professores para 5 ª, 6 ª, 7 ª e 8 ª séries”, “O policiamento pode melhorar, podia ter mais rondas”, “O transporte está bom, só falta segurança nos ônibus”, “A farmácia tem que abrir nos fins de semana e nos feriados”. 5. Construção de legenda (história da escrita, leitura da imagem, construção desses elementos na descrição de um espaço geográfico) 4. Listagem de necessidades: calçamento, água, luz, esgoto, posto de saúde, colégio, posto policial, transporte, terrenos, telefone, casas, farmácia, mercado, diversão. 6. Radiografia da vila e montagem de gráfico 7. Ações concretas: surgimento da Associação dos Moradores da Vila, entrevista com o presidente, participação do grupo no OP.