Educação X Evangelização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Espiritismo e Ecologia
Correntes Pedagógicas
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
Como a Criança Pequena se Desenvolve
AS CRIANÇAS E OS JOVENS NO CARNAVAL: COMPROMISSO DOS PAIS
A criança e a Educação Espírita Elaborado por:
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
Elaborado por: Carmi Wildner Disponível na página
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Terra - escola dos Espíritos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Elaboração: Sensibilizar-se Elaboração:
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
Plano de Trabalho Docente
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Documento de Aparecida
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Cristina M. Tassoni PPGE/PUC-Campinas
APROVEITAMENTO Vinha de Luz – Lição 14 – Chico e Emmanuel
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
Filhos em formação Oficina 3.
Educação.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Minuto Aliança “ Milhares de discípulos procuram a Verdade e o Amor, através da Iniciação Espiritual, vivida nas Escolas de Aprendizes do Evangelho ”
Pastoral da Educação e da Cultura
DOUTRINAÇÃO Objetivo: Complemento da seqüência de temas sobre a mediunidade. Bibliografia: AK/LM Cap. XIV Expectativas: vamos nos ater ao tema abordado.
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Evangelização e família
Evangelização Desafio de Urgência
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Somos Espíritos Imortais
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
14 O cristão e a cidadania. 14 O cristão e a cidadania.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
A escola como espaço de desenvolvimento humano
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
A educação do Espírito consiste em compreender os seus dramas e conflitos por sentimentos doentios e desordem energética. Os sentimentos se multiplicam.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
EDUCAÇÃO CRISTÃ Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento.
O homem e a cultura - Leontiev
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Teorias Educacionais.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

Educação X Evangelização Rute Ribeiro

O que é educação? Segundo Comenius “O homem nasceu com a aptidão para a inteligência das coisas, para a boa ordem dos costumes e para o amor a DEUS sobre todas as coisas.” O homem, como espírito imortal, deve ser educado para a eternidade, visto que sua educação transcenderá a realização terrena.

O que é educação? Para Comenius, todos os indivíduos são capazes de serem educados, indepen-dente do gênero, da classe social, ou de quaisquer outras diferenças. Para ele, as qualidades naturais do indivíduo precisam ser estimuladas e não sufocadas ou limitadas por uma postura inadequada do educador.

O que é educação? Segundo Pestalozzi “O objetivo da Educação é conduzir a criança à verdadeira humanidade, favorecendo seu desenvolvimento integral.” A educação não é uma obra que se impõe do exterior, mas sim, do desenvolvimento interior da personalidade.

O que é educação? Enfatizava o desenvolvimento das faculdades humanas no processo educativo, ao contrário de muitos educadores, cuja ação reduzia-se simplesmente à transmissão do conhecimento.

O que é educação? - Segundo Wallon: A atividade do homem é inconcebível sem o meio social, pois as sociedades não poderiam existir sem indivíduos que não possuam aptidões da linguagem. Vemos então que para ele não é possível dissociar o biológico do social no homem. Característica básica da sua Teoria do Desenvolvimento.

Wallon e a Educação Concebe o homem como sendo genética e organicamente social e a sua existência se realiza entre as exigências da sociedade e as do organismo.

O que é educação? Segundo Piaget A personalidade é formada através da socialização. Existência de duas morais: Dever, que representa um sentimento “primitivo” que tende a permanecer heterônimo pela pressão externa, principalmente do adulto; Bem, que resultante do respeito mútuo e das relações de cooperação, tende a tornar-se inteiramente autônomo.

O que é educação? Segundo Carl Rogers Valorizar e favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo, levando-o à conquista de sua autonomia no mundo. A função desempenhada pelo professor e a forma de construção das relações que permeiam o ambiente educativo constituem elementos fundamentais ao alcance dos objetivos educacionais.

O que é educação? A ênfase no respeito ao educando e à sua autenticidade, conduz o educador à posição de facilitador do processo de auto-direção e auto-encontro

O que é educação? Segundo Paulo Freire A educação é, essencialmente, um ato de conhecimento e de conscientização. Freire assinala que a educação tem como elemento fundamental o homem em permanente busca de superação das suas imperfeições e do seu saber relativo.

O que é Evangelização Espírita? É a transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus, apontado pelos Espíritos superiores que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade. Evangelizar (...) é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus.

Evangelização espírita é Sol nas almas(...) Amélia Rodrigues “Evangelizar é trazer o Cristo de volta. A criança evangelizada torna-se jovem digno, transformando-se em cidadão do amor com expressiva bagagem de luz para toda a vida(...)” Amélia Rodrigues Evangelização espírita é Sol nas almas(...) Amélia Rodrigues “É através da evangelização que o Espiritismo desenvolve seu mais valioso programa de assistência educativa ao homem”. Guillon Ribeiro

Educação e Evangelização O homem possui aptidões, é um espírito imortal; educar para a eternidade. O objetivo da educação é conduzir à verdadeira humanidade;desenvolver faculdades. O homem é biológico e social. Existência de duas morais: Dever e o Bem. Transmissão do Conhecimento Espírita e da moral evangélica. É preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho. Evangelizar é trazer o Cristo de volta.

6. Ato de conhecimento e conscientização. 5. Favorecer o desenvolvimento integral; conquista da autonomia. 6. Ato de conhecimento e conscientização. 7. Homem em perma-nente busca de supe-ração das suas imper-feições e do seu saber relativo. 4. Evangelização espírita é Sol nas almas(...) 5. Mais valioso progra-ma de assistência educativa ao homem. 6. Envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade,de respeito à vida,de fé em Deus, de amor aos semelhantes.

A evangelização espírita educa? Educar,dentro da concepção Espírita, é não só oferecer os conhecimentos do Espiritismo como também envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade,de respeito à vida,de fé em Deus, de consideração e amor aos semelhantes, de valorização das oportunidades recebidas,de trabalho construtivo e de integração consigo mesmo,com o próximo e com Deus.

Educação ou Evangelização? A educação prepara o ser humano para comportar-se e para enfrentar as diversas situações da vida. A Evangelização prepara-o para enfrentar a vida dentro dos postulados do Evangelho de Jesus.

Educação Espírita está mais voltada para as Escolas Espíritas de formação básica e fundamental. (Ney Lobo) Evangelização Espírita tem como foco principal a questão dos sentimentos, a formação de valores morais e tem como destino a perfeição de que é suscetível.(...)

Evangelizar a infância e a juventude é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus.

Quem instrui oferece meios para que a mente alargue a compreen-são das coisas e entenda a vida. Quem educa cria os valores ético-culturais para uma vivência nobre e ditosa. Quem evangeliza liberta para a Vida feliz.

Quando você ensina, transmite. Quando você educa, disciplina. Eduque – e traçará linhas de caráter. Evangelizar é redimir. Quando você ensina, transmite. Quando você educa, disciplina. Mas quando você evangeliza, salva. Instruído, o homem conhece; educado, vence; evangelizado, serve sem cansaço, redimindo-se. AMÉLIA RODRIGUES

Bibliografia NARODOWSKI, M. (2001). Comenius & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica. RODRIGUES, W. L. (1996). Breve História de Pestalozzi. Franca/SP: Fundação Pestalozzi. LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. & DANTAS, H. (1992). Piaget, Vygotsky e Wallon - Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus editorial, 13ª ed. ROGERS, C. (1997). Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 5ªed. FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 28ª ed (2003) O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987. KARDEC, Allan. Predições do Evangelho. A Gênese. Trad. de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro, FEB, 2005. Item 58, p. 396.) O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 86 ed. Rio de Janeiro:FEB . 2005. Prolegômenos, 14º parágrafo, Q..) PEDRO DE CAMARGO (VINÍCIUS) . O Mestre na Educação.8 ed.Rio de janeiro:FEB.2005