Pensamento Estratégico 52ª Convenção Nacional JCI Brasil Porto Alegre – 13/Outubro/2006 Eurico Gushi – CRIAVIVA Consultoria
Agenda – Pensamento Estratégico Resultado Longo Prazo Resultado Curto Prazo Pensamento Estratégico O Que? Como? Para Que? Como?
Pensamento Estratégico Resultado? Para Que? Pensamento Estratégico Processo Input Output
(Para Que?) Pensamento Estratégico Melhorar o Resultado Melhorar a Atitude Ter Plano de Ações Ter Plano Estratégico Saber o que fazer e o que Não fazer Ter Diagnósticos Saber para onde ir Definir o Objetivo Organização Foco em uma Oportunidade Descobrir Oportunidades
Pensamento Estratégico Melhorar os Resultados Plano Estratégico Pensamento Estratégico O Que é? Como Fazer? Para Que? Como?
Pensamento Estratégico O Que? Como? Análise do Processo Processo Input Output
Objetivo (Saber Para onde Ir) Plano Estratégico Objetivo (Saber Para onde Ir) Diagnóstico (Saber O que fazer) Ações (Saber Como fazer)
Objetivo (Saber Para onde Ir) Plano Estratégico SWOT Análise Oportunidades Objetivo (Saber Para onde Ir)
Ferramentas de Análise Análise Interna Análise Externa SW OT 5 Forças Porter 7´S McKinsey PEST Scenario Plan. 5´Ps BCG Companhia Concorrentes Cliente 3´Cs Ohmae Value Innovation Focus Group Segmentação
Gelatina (produto) Oportunidade
Brainstorming – Oportunidade Inovar a Embalagem Novos Sabores Gelatina Pronta para Consumo Preparo com Água Fria Beleza da Mulher / Colágeno Sobremesa com Menos Calorias Vitaminas Brindes Surpresa Site com Jogos Tema: Oportunidades de Crescimento das Vendas – Gelatina
Gelatina (produto) Beleza da Mulher (Colágeno) Gelatina Pronta Melhorar a Embalagem Beleza da Mulher (Colágeno) Esteticistas (Influenciadoras) Academias de Ginástica Mudar a Embalagem Beleza e Colágeno Esteticistas (Influenciadoras) Matéria sobre os Benefícios Gelatina Panfletos em Clínicas Cirúrgicas e Estéticas Programas ou Revistas de Beleza e Saúde Matéria sobre os Benefícios Gelatina Procurar Esteticista de Referência Pediatras de Referência Médicos Nutricionistas Procurar Esteticista de Referência
Síntese = Causa e Efeito Gelatina e Beleza Percepção do Benefício do Colágeno da Gelatina Informação na Mídia por Influenciadores de Renome Como? Albert Einstein: “Insano é aquele que faz todo dia a mesma coisa e espera um resultado diferente”
Processo Decisório / Criativo Tema Gerar Opções Quantidade Análise Escolher Qualidade Síntese Foco Brainstorming: Intuição Emoção Sentimentos Escolha 3 Opções Intuição Emoção Sentimentos Racional: Diagrama de Causa e Efeito Modelo Mental A melhor forma de ter uma grande idéia e ter um monte de idéias - Linus Pauling Nada é mais perigoso que uma idéia, quando ela é a única que você tem - Emile Chartier
20% 80% 80% 20% Foco = Princípio de Pareto = Regra 80/20 Tempo e Esforço Resultado = Produtividade 80/20 = 4 20/80 = 0,25 80% 20% 20% 80% Produtividade relativa: (0,25) / 4 = 0,0625 = 6,25% = ( - 93,75% )
Pensamento e Ferramentas Quebra em partes Gerar opções, Criatividade, Adiar o Julgamento Análise Interna e Externa Racional, Emocional, Intuitivo, Sentimento Escolha Causa-Efeito Insight Síntese Análise Melhores Opções Racional, Emocional, Intuitivo, Sentimento Pode gerar necessidade de investigação ou Nova Análise Conexões, Combinações, Diagrama, Mapa Método Científico, Tentativa e Erro, Observação Simulação Cognitiva, Modelo Mental, Percepção Objetivo, Diagnóstico, Ações Iluminação, Ahá, Heureca, Descoberta, Aprendizagem, Novo Conhecimento, Mudança Racional, Emocional e Físico Entusiasmo Motivação, Comprometimento Pontos Essenciais: Ações, Diagnóstico, Objetivo Simplicidade e Clareza Comunicação Causa e Efeito É lógico! É Claro! É Obvio! Comprometimento
Objetivos (Para onde Ir?) Perguntas Chaves Objetivos (Para onde Ir?) Para que? Qual o resultado? O que é? (análise) – (SMART) Quais são as partes componentes? Diagnóstico (O que fazer?) O que é? (análise) Quais são as partes componentes? O que impede? (fatores externos) Por que não conseguimos? Ações (Como?) O que é necessário fazer? Quais são as partes componentes? Como fazer? Quem? Quando? ... Ações de Avaliação
Objetivos (Para onde Ir?) Definir para Onde Ir Objetivos (Para onde Ir?) Diagnóstico (O que fazer?) Ações (Como?)
Brainstorming de Objetivos: O Que Eu Quero Celular Novo Conhecer a Nova Zelândia Conhecer Disneyland Park Fazer um MBA Ter um Aquário de Água Salgada Aprender a Nadar Aprender a Andar de Bicicleta Parar de Fumar Perder 10 Kilos Ter um Cachorro Ter um Videogame Novo
Necessidades de Maslow Auto-Realização Auto-Estima Socialização Segurança Fisiológica
Objetivos, Propósitos e Valores Objetivo (Necessidades ou Desejos) Resultado: Para Que? Por Que? Parar de Fumar Economizar Minha Saúde Saúde dos Filhos
Satisfação Pessoal Atinge Resultado Motivação Atinge Resultado Produtividade Agilidade Atingir Resultado Produtividade Saber o Que Fazer Orientação Produtividade Saber o Que Fazer Planejamento Organização Agilidade Organização Para Que? Tomada de Decisão
Síntese = Diagrama de Causa e Efeito Atingir Resultados Para Que? Saber o Que Fazer Tomada de Decisão Como? O que fazer? Como Fazer?
Felicidade Ensinar o meu Filho a Nadar Aprender a Nadar Satisfação de Brincar com a Família Mais Atenção para a Família Educação dos Filhos Satisfação de Brincar com a Família Fazer Atividade com meu Filho (7 anos) Segurança para o meu Filho Fazer Atividade com meu Filho (7 anos) Meu filho usar a Piscina do Prédio Ensinar meu Filho a Nadar Poder usar a Piscina do Prédio Fazer Exercício Físico Ensinar o meu Filho a Nadar Para Que? Aprender a Nadar
Síntese = Diagrama de Causa e Efeito Felicidade Para Que? Brincar com a Família Aprender a Nadar
Objetivos (Para onde Ir?) Saber o Que Fazer Objetivos (Para onde Ir?) Diagnóstico (O que fazer?) Ações (Como?)
A problem well defined is a problem half solved - John Dewey Atitude Estratégica Objetivo: Resultado Desejado ? = Diagnóstico: Obstáculo Descobre Ação Estratégica A problem well defined is a problem half solved - John Dewey Sintoma: Problema Percebe Ação Sintomática
Dengue (Obstáculo) Saúde ? = Febre alta (Problema) Atitude Estratégica Diagnóstico: Dengue (Obstáculo) Ação Estratégica: Repouso + Água Objetivo / Resultado: Saúde ? = Sintoma: Febre alta (Problema) Ação Sintomática: Tomar AAS
Objetivos e Valores Valores Crenças Visão Feliz Casar/Família Namorar Impressionar Objetivos e Valores Feliz Carro Dinheiro $$ Casar com Mulher Rica Nova Idéia Ações Carro Dinheiro $$
Diagnóstico = Obstáculo Problema 02 Problema 01 Problema 04 Problema 03 Objetivo Rato Estratégico Diagnóstico = Obstáculo
Diagnóstico = Obstáculo = Gargalo = Foco Z Y X Diagnóstico Sintoma Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível - Sun Tzu
Objetivo e Obstáculo Problema 02 Problema 01 Problema 04 Problema 03
Objetivos (Para onde Ir?) Saber Como Fazer Objetivos (Para onde Ir?) Diagnóstico (O que fazer?) Ações (Como?)
Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes Como eu posso comer um ELEFANTE inteiro? Objetivo Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes
Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes Objetivo Todo Carro não Funciona Análise: Quebra do Todo em Partes Componentes Parte do Todo Mecânica Elétrica Combus- tível Parte da Parte Bateria Conexão do Cabo Fusível Elemento Oxidação dos Pólos Apertar Parafuso Encaixar no Paraf. Chave de Boca Girar Horário
Definir o que Gosta de Ler Aprender Inglês Conseguir Ler Conseguir Escrever Conseguir Ler Conseguir Falar Praticar a Leitura Ampliar o meu Vocabulário Praticar a Leitura Aprender Gramática Definir o que Gosta de Ler Definir o que Gosta de Ler Procurar Textos na Internet Utilizar o Tradutor On-Line Heurística e Inovação Heurística e Inovação Orquídeas ou Beija-Flores Pensamento Estratégico
Síntese = Diagrama de Causa e Efeito Ler em Inglês Praticar a Leitura Definir o q. gosto de Ler Como? Albert Einstein: “Insano é aquele que faz todo dia a mesma coisa e espera um resultado diferente”
Metodologia: Decision Mapping Brainstorming De 3 a 5 opções Mapa Decisório Relação Causa-Efeito se então Ações Obstáculo/Gargalo Objetivo Objetivo Análise - Diagnóstico X Síntese - Efeito Dominó Foco Diagnóstico: Gargalo X Y Z Foco se então
Análise Sucessiva / Foco Escolha 1/4 Elefante Análise Escolha 1/96
Crescimento Exponencial de Idéias Objetivo 01 02 10 100 1.000 10.000 100.000 1.000.000 01 02 03 04 01 02 03 04 05 06 07 08 16 32 64 15 31 63 Duas folhas de Flip-chart = 30 Idéias Em 6 níveis = 800 Mi. de Idéias
Brainstorming Sucessivos Análise Intuição Descoberta Brainstorming Escolha Brainstorming Escolha Brainstorming Escolha Brainstorming Escolha Processo Heurístico / Relação de Causa e Efeito: Intuição Investigação Análise Descoberta Síntese Inovação
Análise Sucessiva
Objetivos (Para onde Ir?) Solução de Problemas Objetivos (Para onde Ir?) Diagnóstico (O que fazer?) Solução (Como?)
Processo Heurístico Consigo cobrir 64 Casas do Tabuleiro Com 32 Peças de Dominó Consigo cobrir 62 Casas do Tabuleiro Com 31 Peças de Dominó??? 04 Casas 02 Dominós 02 Casas 01 Dominó 16 Casas 08 Dominós 14 Casas 07 Dominós
Processo Heurístico 10 Pilhas com 10 Tijolos cada 09 Pilhas com Tijolos de 1 Kg 01 Pilha com Tijolos de 1,1 Kg 1 Pesagem – Balança Digital Qual a Pilha mais pesada? 02 Pilhas com 02 Tijolos cada 01 Pilha com 02 Tijolos de 1 Kg 01 Pilha com 02 Tijolos de 1,1 Kg 03 Pilhas com 03 Tijolos cada 02 Pilha com 03 Tijolos de 1 Kg 01 Pilha com 03 Tijolos de 1,1 Kg
Análise Escolha Síntese Novo Inovação
Síntese = Diagrama de Causa e Efeito Resultado Longo Prazo Para Que? Resultado Curto Prazo Objetivo Como? O Que Fazer? Como Fazer?
Síntese: Eurico CRIAVIVA Feliz Para Que? Fazer o que Gosta Facilitação Como? Mostrar a Facilitação Q.I. = Amigos
Pensamento Estratégico Linear X Criativo Lógico X Intuitivo Análise X Síntese Dom X Habilidade Fatos X Percepção Racional X Emocional Disciplina X Inspiração Sintomático X Diagnóstico Convergente X Divergente Consciente X Inconsciente Conhecimento X Imaginação
Pensamento Estratégico Insight Síntese Análise Racional Intuitivo Fatos Criatividade Imaginação Percepção
Pensamento Estratégico Análise Fatos Sintomas Plano de Ações Racional Ação Sintomática Escolha-Foco Brainstorming Intuitivo Ação Estratégica Insight Síntese Tempo Pensamento Estratégico Criatividade, Imaginação Percepção, Diagnóstico Investigação, Descoberta Tentativa e Erro, Causa e Efeito Aprendizagem, Modelo Mental
Estratégia = Síntese Insight (Iluminação) Gênio é 1% de Inspiração e 99% de Transpiração – Thomas A. Edison
Análise Escolha Causa-Efeito Insight Síntese Gênio = 1% Inspiração e 99% Transpiração Escolha Causa-Efeito Insight Síntese Análise 99% = Transpiração 1% = Inspiração A apresentação, somente da Síntese, gera Percepção de Genialidade
Ferramentas – Estratégia SWOT Análise PEST Análise 3C; 7S; 5P 5W1H Análise Plano de Ações Gestão de Projetos Racional Insight Síntese Tempo Pensamento Estratégico Workshop Brainstorming Decision Mapping Facilitador Intuitivo
Melhoria Contínua – Kaizen Folha de Verificação Gráfico de Pareto 5W1H Plano de Ações Racional Insight Síntese Tempo Pensamento Estratégico Brainstorming Espinha de Peixe – Ishikawa 5 Por Quês – Toyota Diagnóstico – Causa e Efeito Intuitivo
Objetivo Diagnóstico Ações Serendipity Tensão de Tarefa Anotar a Idéia Tensão de Tarefa Insight Nova Idéia Serendipity Inconsciente
Dúvidas? Perguntas? 52ª Convenção Nacional JCI Brasil Porto Alegre – 13/Outubro/2006 Eurico Gushi – CRIAVIVA Consultoria
entrar em: www.criaviva.com.br Apostilas com as Metodologias Seção Arquivos do Grupo Líder-Facilitador Clicar em = Entrar ID = JCIEstrategia Senha = criaviva entrar em: www.criaviva.com.br Clicar em: Site do Grupo Lider-Facilitador http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/
CRIAVIVA Consultoria Facilitação de Reunião Team Coaching Focus Group – Brainstorming Cliente Externo ou Interno 50% 10% Análise da Pesquisa de Clima Organizacional Planejamento Estratégico MKT + Vendas + Adm + ... 30% Desenho de Processos Melhoria Contínua - Kaizen Nosso Negócio Facilitação de Reunião Team Coaching 80% Treinamento In Company Individual Coaching 20% Análise, Tomada de Decisão e Solução de Problemas: - Brainstorming - Decision Mapping 80% Gestão Estratégico do Tempo Estratégias de Liderança 20%
Obrigado! 52ª Convenção Nacional JCI Brasil Porto Alegre – 13/Outubro/2006 Eurico Gushi – CRIAVIVA Consultoria