FÓRUNS DE CIDADANIA E POLÍTICA O que é política? Como participar exercendo nosso papel na democrácia? Como votar com informação e responsabilidade? Público.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
Visão Missão Influir Fazer Mobilização Programas
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
Florianópolis - FIESC 30/março/2012. Agenda: 13h30 – Abertura; 13h45 – Retrospectiva do I Fórum Sul do Setor Têxtil e Vestuário / Propostas de Ações e.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Orçamento Participativo, vem sendo importante instrumento de participação popular na gestão dos recursos públicos em nossa cidade. Através dele, tem sido.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I Encontro de núcleos São Paulo – SÃO PAULO- SP JUNDIAÍ– SP SANTOS- SP BERTIOGA- SP GUARUJÁ- SP OSASCO- SP COTIA- SP CAMPINAS- SP INDAIATUBA-
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Controle Social.
FERRAMENTAS DE ACESSO A DADOS ELEITORAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PET Administração Pública XVI SEMAP 10 a 13 de Setembro 20 Anos.
Encontro Estadual de Formação
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PANORAMA GERAL DE EXPERIÊNCIAS Camila Pagani 2014.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Comissão de EJA de Alagoas
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Atuação dos agentes de Controle Social
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
CONSELHOS DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA E SEU FINANCIAMENTO YÉLENA MONTEIRO ARAÚJO Recife, 2016.
Transcrição da apresentação:

FÓRUNS DE CIDADANIA E POLÍTICA O que é política? Como participar exercendo nosso papel na democrácia? Como votar com informação e responsabilidade? Público alvo: Empresas, entidades, escolas Movimento Voto Consciente

JUSTIFICATIVAS Necessidade de: Necessidade de: –aproximar sociedade da política e levar informação –fortalecer a democracia e o valor das eleições –aumentar percepção sobre a importância do VOTO –elevar envolvimento do cidadão nos problemas coletivos –diminuir a corrupção via aproximação e fiscalização –aproximar representantes e representados –legitimar o poder do cidadão através da participação Alta demanda de pessoas interessadas na participação Alta demanda de pessoas interessadas na participação Cresce a responsabilidade das empresas, entidades e demais setores diante das soluções apresentadas como políticas publicas Cresce a responsabilidade das empresas, entidades e demais setores diante das soluções apresentadas como políticas publicas

OBJETIVOS Despertar o senso crítico em relação aos resultados da política e o que cada um pode fazer Despertar o senso crítico em relação aos resultados da política e o que cada um pode fazer Levar ao maior número de pessoas informação e capacitação para escolher seus representantes Levar ao maior número de pessoas informação e capacitação para escolher seus representantes Discutir coletivamente os temas públicos e apresentar soluções aos problemas coletivos Discutir coletivamente os temas públicos e apresentar soluções aos problemas coletivos Envolver todos os setores e segmentos na responsabilidade das escolhas dos nossos representantes Envolver todos os setores e segmentos na responsabilidade das escolhas dos nossos representantes Potencializar a participação formal prevista na democracia, através da ação efetiva do voto Potencializar a participação formal prevista na democracia, através da ação efetiva do voto Buscar apoio da iniciativa privada para ação de responsabilidade social/ Envolver empresários Buscar apoio da iniciativa privada para ação de responsabilidade social/ Envolver empresários

Quem somos? O Movimento Voto Consciente é: uma organização não governamental de trabalho voluntário apartidária formada em 1987 Para principalmente acompanhar o trabalho dos vereadores e deputados estaduais

Somos membros: Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – OEA Organização dos Estados Americanos A Rede Interamericana pela Democracia – e outras organizações parceiras

Nossa missão: Mostrar ao cidadão que nosso dever na democracia é: VOTAR COBRAR e PARTICIPAR

PARA TANTO DEMOCRACIA EXIGÊNCIAS / CARACTERÍSTICAS Participação na eleição Informação/ Educação Capacitação para o voto Participação contínua Acompanhamento Fiscalização

PROJETO DE FÓRUNS DE CIDADANIA E POLÍTICA Realizar os Fóruns de Cidadania com jovens e interessados na participação política Realizar os Fóruns de Cidadania com jovens e interessados na participação política E principalmente em escolas públicas e privadas com jovens que iniciam a participação política E principalmente em escolas públicas e privadas com jovens que iniciam a participação políticaComo? Com Agentes de Cidadania treinados e metodologia deliberativa Com Agentes de Cidadania treinados e metodologia deliberativa e a experiência de 22 anos de atuação política e a experiência de 22 anos de atuação política

DESDOBRAMENTOS 1. ORGANIZAR AÇÕES QUE PODEM SURGIR Os grupos podem deliberar sobre ações possíveis para levar informações a outras pessoas sobre o voto Os grupos podem deliberar sobre ações possíveis para levar informações a outras pessoas sobre o voto Desenvolver atividades de divulgação efetiva para a escolha dos representantes nas próximas eleições Desenvolver atividades de divulgação efetiva para a escolha dos representantes nas próximas eleiçõesComo? Encaminhamento, ajuda e assessoria do Voto Consciente Encaminhamento, ajuda e assessoria do Voto Consciente

2. Continuidade na formação política »Conceitos básicos de formação política »Conceitos básicos de administração pública »Conceitos básicos de fiscalização do Legislativo »Conceitos básicos de combate à corrupção »Conceitos básicos de jornalismo e trato com a imprensa »Metodologia de Fóruns da Cidadania

PRÓXIMOS PASSOS Entrar em contato com a Coordenação dos Fóruns para elaboração do Programa específico para cada empresa e ou entidade interessada Entrar em contato com a Coordenação dos Fóruns para elaboração do Programa específico para cada empresa e ou entidade interessada Através dos s Através dos s Fone Fone Movimento Voto Consciente/ São Paulo