O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O Plano de Ação Curricular na Escola
A Organização Curricular
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Planejamento geral de um curso
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Curso de Capacitação Docente
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Atuais Propostas Curriculares.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Educação Especial Aula 7
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Por uma educação de qualidade
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
O papel pedagógico do órgão gestor
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Termo de Terminalidade
Saberes docentes.
Transcrição da apresentação:

O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica Baseado em texto do curso de formação pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - PROFAE Maria Cristina Abrão Nachif

Em alguma medida o professor poderá decidir como será sua atuação dentro das paredes da sala de aula e um pouco menos dentro da escola, mas os parâmetros gerais de sua profissão estão definidos antes que ele se questione como atuar, se é que o faz

Do plano de ação à prática curricular Plano de ação curricular conjunto de todas as determinações oficiais estabelecidas por ministérios e secretarias, além das estabelecidas pela própria escola. projetos que expressam as expectativas com a prática pedagógica orientam concepções de conhecimento, de ensino, de avaliação e de organização das atividades docentes valores, habilidades, comportamentos instrumento de controle: do professor do aluno da prática pedagógica

Plano de ação: objetivos tempo conteúdos métodos Privilegia aspectos técnicos O que fazer e como fazer Em detrimento de aspectos sócio-culturais Por que fazer Para que fazer

Discurso pedagógico oficial agências de financiamento, Ministério de educação é modificado e modifica os discursos pedagógicos não-oficiais ambos orientam os projetos curriculares dos cursos/escolas Campo recontextualizado da escola Também orientam: processo econômico de produção de livros didáticos e de softwares educacionais

Aliás, o processo econômico tem grande influência no plano curricular, pois contribuem decisivamente para: definição do conhecimento a ser legitimado – o que deve ser valorizado e o que deve ser desconsiderado a forma como esse conhecimento deve ser transmitido o grau de separação entre diferentes campos de saber – quais conhecimentos podem ser integrados e quais não podem Exemplo: escola técnica de formação na área da saúde forma habilidades técnicas para o trabalho, porém faz-se a abstração do contexto social no qual é feito o trabalho. No contexto escolar não se discute questões concretas do mundo do trabalho, tais como: dificuldades de relacionamento entre chefes e subordinados dificuldades profissionais geradas por baixos salários dificuldades no relacionamento com pacientes