3o. Simpósio da COLUFRAS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, 29 de novembro a 01 de dezembro de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Regulação econômica em sistemas de saúde: Organizações Sociais de Saúde do estado de São Paulo Maria Luiza Levi outubro de 2009.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Projeto Hospitais - Sentinela
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
A GESTÃO DA CLÍNICA EUGÊNIO VILAÇA MENDES.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Aspectos gerenciais de hospitais filantrópicos no Brasil
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Contribuição da Tecnologia da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
PROJETO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SECRETARIA.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Marco Teórico Década de 50 – SAMDU “Serviço de Assistência Médica Domiciliar”; 1982 – Primeiro serviço de RESGATE / DF com as UTEs “Unidades Táticas de.
Novo Hamburgo, novembro de AS RAZÕES PARA A INICIATIVA Necessidade de reestruturar e ampliar o sistema municipal de saúde, diante da: Necessidade.
Avaliação do desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose: vínculo entre profissional de saúde e doente no processo de atenção à tuberculose.
Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Meta Internacional de Segurança 1 Corretamente
Indicadores hospitalares - usos e abusos
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Conselho Universitário
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Planejamento do Processo de enfermagem
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
As Condições de Assistência dos Hospitais Federais do Brasil 04 de Junho de 2014 José Luiz Mestrinho
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

3o. Simpósio da COLUFRAS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, 29 de novembro a 01 de dezembro de 2010

Roberto Bittencourt: Professor Doutor do Curso de Medicina / Núcleo de Saúde Coletiva - Universidade Católica de Brasília Médico Cardiologista do Serviço de Emergência do Hospital de Base do DF

Trabalhos brasileiros sobre desempenho hospitalar

B624 Bittencourt, Roberto José A superlotação dos serviços de emergência hospitalar como evidência de baixo desempenho organizacional. / Roberto José Bittencourt. Rio de Janeiro: s.n., f. il., tab., graf. Orientador: Hortale, Virginia Alonso Tese (Doutorado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, Qualidade da Assistência à Saúde. 2. Serviço Hospitalar de Emergência- organização & administração. 3. Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde/organização & administração. I. Título. CDD - 22.ed. –

ACOLHIMENTO ?

Revisão Sistemática: Intervenções para solucionar a superlotação dos SEH O período da pesquisa foi de 2000 a junho de Foram pesquisados17 bancos de dados, encontramos títulos, selecionados 822, em seguida foram selecionados 325 resumos, e identificados 147 artigos, 49 comunicações e um capítulo de livro, para a leitura integral. Ao final, fizeram parte da revisão 25 artigos, 13 comunicações e o capítulo de livro. Identificamos 66 citações de intervenções que foram agrupadas em 47 intervenções afins. Essa revisão sistemática era inédita.

Intervenções para solucionar a superlotação 21 intervenções relacionaram-se com o TP no SEH -15 intervenções interferiram ativa e positivamente no fluxo dos pacientes: (1) unidade de pronto-atendimento; (2) bed czar ou gerente de leitos; (3) coordenação de altas do SEH; (4) prontuários eletrônicos; (5) equipes de alto desempenho clínico; (6) laboratório-satélite; (7) indicadores de saturação operacional; (8) censo de vagas e demandas; (9) encaminhamento rápido para sala de observação clínica; (10) busca ativa dos pacientes internados no SEH; (11) coordenação de alta hospitalar; (12) pré-alta; (13) sala de alta; (14) cancelamento de internações eletivas; (15) redistribuição de cirurgias eletivas.

Conclusão II: Asplin & Magid: hospitais que tiveram maior sucesso em diminuir a superlotação nos SEH foram aqueles que reconheceram o problema do fluxo do paciente em todo o hospital e definiram iniciativas para tirá-lo do SEH de forma mais eficiente - se você quer consertar a superlotação, comece por consertar seu hospital Ou seja, o grande número de atendimentos nos SEH indica baixo desempenho do sistema de serviços de saúde, e a superlotação dos SEH revela o baixo desempenho do hospital. Trata-se, portanto, de dois fenômenos distintos, que podem ou não coexistir.

MODELO DE DESEMPENHO PARA SERVIÇOS DE SAÚDE A partir dos estudos de Sicote et al (1998), o Groupe de Recherche Interdisciplinaire em Santé (GRIS) - Secteur Santé Publique - Faculté de Medeciné - Université de Montréal (GRIS, 2005), propôs o modelo denominado « Évaluation Globale et Intégrée de la Performance dans les Systèmes de Santé » (EGIPSS).

Fonte: A.P. Contandriopoulos, F, Champagne, H. Nguyen, I. Trabut, I. Hovelaque, L. Grenier 11 Atingir metas Eqüidade Eficácia Eficiência Dimensões e sub-dimensões do desempenho do modelo integrador e configuracional EGIPSS Manter valores Valores organizacionais Clima organizacional adaptação acquisição de ressources Orientation vers besoins de la population Orientation vers nouvelles tendances Produção Produtividade Integração entre os serviços Qualidade dos cuidados e serviços Equilíbrio estratégico Equilíbrio operacional equilíbrio contextual Equilíbrio tático equilíbrio alocativo equilíbrio legitimado Adaptação Aquisição dos recursos Adaptação às necessidades da população Capacidade de atrair clientelas Mobilização da comunidade Inovação e transformação

Conclusões sobre a dimensão produção de serviços – EGIPSS A superlotação dos SEH revelam a existência de vários hospitais em disputa. O ambulatório hospitalar, o CC, o CTI o SEH demandam suas necessidades aos setores de suporte, como o laboratório, setor de imagem e outros, mas é na disputa do leito hospitalar, onde a disputa é mais acirrada, exigindo um nível superior de integração - gestão de leitos e vagas (NIR) - para evitar a superlotação.

Considerações Finais: Considera limitada às abordagens que proponham arranjos gerenciais e assistenciais para melhorar os SEH desarticulados com o fazer conjunto do hospital, ou seja, trata-se de matéria a ser concebida de forma integrativa; A matriz de desempenho EGIPSS apresentada nesse estudo é uma das possibilidades para esse objetivo, apesar das condições para sua implementação, dado o grau da complexidade dessas organizações, desafiarem qualquer instrumento de mudança.

Registro da experiências: A qualidade nos serviços de emergência de hospitais públicos e algumas considerações sobre a conjuntura recente no município do rio de janeiro. C&SC 12 (4); Intervenções para solucionar a superlotação nos serviços de emergência hospitalar: uma revisão sistemática. CSP 25 (7); 1439 – Gestão de Leitos e vagas hospitalar: relato de experiência no Hospital de Urgência de Sergipe - HUSE. QualiHosp (São Paulo) Implantação do Núcleo Interno de Regulação de leitos e vagas do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. 2º Congresso de Saúde Pública de Mato Groso do Sul (Campo Grande)

Desempenho hospitalar enquanto política Desempenho hospitalar enquanto resultado

Desempenho hospitalar enquanto política A maneira como um problema é estruturado determinará os tipos de evidência que serão consideradas relevantes e o que será descartado. As implicações políticas surgem dessas evidências e não do quadro de referencia per se. E os modelos implícitos ou explícitos de análise de (desempenho) definem e incluem (ou excluem) categorias que são relevantes para determinado referencial e não para outros. Projeto de Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação de Desempenho de Sistema de Saúde Brasileiro (PRO- ADESS, 2003; Viacava, 2004).

Desempenho hospitalar enquanto política Champagne (2005a) e Smits (2008), realizaram estudos comparativos, entre dimensões do desempenho em serviços de saúde e modelos de gestão, no Canadá, EUA, França, Austrália e OPAS. Concluíram que, não há neutralidade e sim alinhamentos, refletindo valores, responsabilidade e preferências hegemônicas em um determinado contexto sócio-político-sanitário.

Desempenho hospitalar enquanto política: A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre: I - o prazo de duração do contrato; II - os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes; III - a remuneração do pessoal. Constituição Federal / Capítulo VII: Da Administração Pública / Seção I /Artigo 37 / Parágrafo 8º :

Desempenho hospitalar enquanto política: Perguntas: 1) Qual é o melhor modelo de gestão e, conseqüentemente, qual é a melhor matriz de desempenho? 2) Qual é o melhor ambiente externo e interno (serviços de saúde) para implantar uma política de avaliação de desempenho?

Desempenho hospitalar enquanto resultado Banco Mundial > DEA MS / DERAC / ANVISA > PNASS

Análise Envoltória de Dados (DEA): O DEA é uma metodologia para estimar a eficiência técnica de uma unidade de produção. Considera a taxa de resultado (output) por insumo (input) utilizado. Tem por princípio que um vetor input – output é tecnicamente eficiente se: (a) o resultado for aumentado desde que não aumente o insumo (b) o insumo for reduzido desde que o resultado seja mantido. A dimensão avaliada do desempenho é a Eficiência Técnica de cada Unidade de Produção, considerada a soma ponderada das saídas dividida pela soma ponderada das entradas

De uma amostra de hospitais avaliou-se 588 hospitais com > 25 leitos escolhidos de forma aleatória respeitando distribuição de porte e região INSUMOSPRODUTOS Nº leitosAltas hospitalares Nº consultóriosProcedimentos de emergência Índice de complexidade baseado em equipamentos Soma de médicos e residentes Pessoal de enfermagem Outras categorias

DEA / ESTUDOS INTERNACIONAIS (21) DEA / ESTUDOS NACIONAIS (9) 3 estudos: hospitais de menor porte são mais eficientes Relação inversa entre tempo de permanência e eficiência 1 estudo: hospitais de maior porte são mais eficientes Sem diferença na eficiência entre hosp. públicos e privados 4 estudos: s/ diferença entre hospital público e privado HU com menos de 200 leitos são mais eficientes (Lins ME, C≻ 2007) 5 estudos: hospitais públicos são mais eficiente Hospitais com perfil cirúrgico são mais eficientes 3 estudos: HU são mais eficientes 1 estudo: quanto maior a concorrência mais eficiente 2 estudos: mais produção menor a qualidade 1 estudo: diminuir custos só até 11% se alterar a qualidade

Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS, 2007) Ministério da Saúde (DERAC), ANVISA, DATASUS, DENASUS, CONASS e CONASEMS

PNASS Foram capacitados técnicos, selecionados entre as equipes de vigilância sanitária e dos departamentos de controle, avaliação e auditoria dos estados e municípios. Os instrumentos foram aplicados entre novembro de 2004 e outubro de A amostra a ser pesquisada foi de serviços de saúde; entre hospitais gerais (60%), hospitais especializados (2%) e ambulatórios de especialidade (38%), selecionados pelas equipes de forma não randomizada. Foram aplicados questionários (DADOS PRIMÁRIOS).

Foram considerados 132 padrões, organizados em 22 critérios e três blocos (gestão organizacional; apoio técnico e logístico; gestão da atenção). Os padrões de conformidades sentinelas foram identificados como: (a) imprescindíveis, ex. a unidade possui, para uso exclusivo, carro de parada (b) necessários, ex. a unidade de terapia intensiva está instalada em local exclusivo (c) recomendáveis, ex. está implantando a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde.

Qual instituição irá se responsabilizar pela melhoria contínua do desempenho dos serviços de saúde no Brasil?

PAÍSINSTITUIÇÃO InglaterraNational Institute for Health and Clinical Excellence (NICE) CanadáCanadian Council on Health Services Acreditation (CCHA) EUAJoint Commission on Acreditation of Health Care Organization (JCAHO) PortugalPrograma Nacional de Acreditação – Instituto de Qualidade em Saúde – Ministério da Saúde Brasil?