Sistema Financeiro Cidadão 24 de agosto de 2011 Amaury Martins de Oliva Diretor Substituto do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Secretaria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

Macroeconomia e o Setor Agrícola
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROCON ESTADUAL 1º ENCONTRO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL E SOCIEDADE ORGANIZADA – 2006 Realização A IMPORTÂNCIA.
Atendimento Bancário X PNEs
Banco de Brasília S.A. Edmilson Gama 18 de agosto de 2011.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
Tarifas Bancárias: análises, desafios e perspectivas Novembro 2007 São Paulo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO.
Funções Essenciais dos Bancos
Certificação Digital na CAIXA
Sistema Financeiro Cidadão
AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Defesa do Consumidor CÂMARA DOS DEPUTADOS 25 OUT 2011.
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Victor Leonardo de Araujo Técnico de Planejamento e Pesquisa Coordenação.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Audiência Pública Política Tarifária das concessionárias.
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
PROCESSO ECONÔMICOEDEFESA DO CONSUMIDOR PALESTRA NO SENADO FEDERAL PROCESSO ECONÔMICO E DEFESA DO CONSUMIDOR ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Fundo de Desenvolvimento do Nordeste-
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Profª Maria Cecilia Ziliotto
8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E
Portal SCtransferências
ESTRUTURA INSTITUCIONAL E BOAS PRÁTICAS DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Tempo de Atendimento do Consumidor nas Agências Bancárias Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados Brasília-DF, 09 de agosto de 2011.
MICROFINANÇAS E CORRESPONDENTES NO PAÍS
Audiência Pública - ENERSUL Patrícia Galdino de Faria Barros
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
Compras Governamentais
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Defesa do Consumidor: Ótica do Mercado
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Direito Econômico Unidade III Tema: Introdução ao Direito Concorrencial. Professor: José Amando Junior. Aula 02.
Educação básica de qualidade para todos
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Audiência Pública “A qualidade do atendimento que.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Professor Nelson Guerra Ano 2015 AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
A ANBIMA e o seu papel como autorreguladora do mercado 14º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM
Audiência Pública sobre redução e interrupção de trafego de dados Comissão de Defesa do Consumidor - CDC Brasília, 8 de abril de 2015 Amaury Oliva Diretor.
Audiência Pública “Atuação do Segmento de Cartões de Benefício no País” PLP n. 254/2013 Agosto de 2013.
Transcrição da apresentação:

Sistema Financeiro Cidadão 24 de agosto de 2011 Amaury Martins de Oliva Diretor Substituto do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Secretaria de Direito Econômico

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC Tema atual e estratégico: Contexto Internacional: consumidor como sujeito de direitos vs. protagonista na economia. Contexto Nacional: melhoria na distribuição de renda, aumento de crédito, inclusão de 30 milhões de novos consumidores.

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC Diagnóstico do setor financeiro: Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC Problemas Mais Demandados – Assuntos Financeiros a 2011 (1º. Semestre)

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC SINDEC RankingProblemaTotal% 1ºCobrança indevida ,28% 2ºContrato (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, etc.) ,48% 3ºCalculo de prestação em atraso ,09% 4ºCalculo de prestação/taxa de juros ,98% 5ºConsumidor negativado indevidamente nos serviços de proteção ao credito ,80% 6ºAntecipação de Financiamento ,20% 7ºCrédito Consignado ,94% 8ºCalculo de antecipação de prestação ,69% 9ºDiscordância quanto as avarias ,34% 10ºNão entrega de quitação/retenção de documentos ,32% Demais Problemas ,87% Total ,00%

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC Atuação SNDC: Atuação repressiva: fiscalização e aplicação de sanções; Atuacão preventiva: diálogo e incentivo à autorregulação; Educação financeira: oficinas e cursos, cartilhas, assistência ao superendividado.

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC Atuação SNDC: articulação Bacen Troca de informações e fiscalização conjunta; Publicação de boletins temáticos (Consumo e Finanças), educação financeira; Contribuição para regulamentação de serviços: tarifas bancárias, cartão de crédito, correpondentes bancários.

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC Atuação SNDC: articulação CVM Troca de informações: informacões relevantes aos acionistas; Publicação de boletins temáticos (Proteção ao Consumidor-Investidor), educação financeira;

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC Atuação do Mercado: Autorregulacão Febraban (filas em bancos); Projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor: 3 eixos de ação (demandas, atendimento preliminar e acordos); Compromissos públicos ABECS (envio de cartão, informações nas faturas e extrato do contrato).

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC Desafios: Garantia do direito à informação e qualidade dos serviços; Aperfeiçoamento do SAC: acesso, qualidade e resolutividade; Responsabilidade na concessão de crédito; Informações pessoais de consumidores: cadastro positivo e proteção de dados pessoais.