Qualidade no Serviço Móvel Pessoal – SMP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília – 18 e 19 de novembro de 2009 Estrutura de Regulação e Competição Encontro de Reguladores Regulação Econômica - Agências - nov.2009.
Advertisements

Brasília, 15 de fevereiro de 2012
Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
TELECOMUNICAÇÕES Novos Modelos de Empresas
A Radiação Não Ionizante e a atuação da Anatel
ÍNDICE DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES – IST
JARBAS JOSÉ VALENTE Conselheiro Vice-Presidente Conselheiro Vice-Presidente Brasília, 6 de dezembro de 2012.
74 milhões clientes móvel
Qualidade das Redes Fixa e Móvel
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Internet e telefonia rural
Diretoria Jurídica Seminário: A Prorrogação de Contratos de Concessão do STFC 3o TELEJUR – Network Eventos.
UNIVERSALIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
no Serviço Móvel Pessoal
Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal Fevereiro/2013 a Abril/2013.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Audiência Pública n°. 017/2003 Revisão da Resolução n°. 505/2001
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 003/2011-ADASA Reajuste Tarifário Anual dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário prestados pela CAESB.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
AUDIENCIA CAMARA 14/04/2010. DADOS FISICOS.
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
NELSON MITSUO TAKAYANAGI ANATEL Brasília, 05 de dezembro de 2006 OFICINA DE TRABALHO PLANO DE AÇÃO QUADRIENAL COMISSÃO PERMANENTE DOS CONSUMIDORES - CPCON.
Qualitor CSC Gestão de Centrais de Serviços Compartilhados
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
Publicidade e Propaganda Conceitos e Categorias
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Diretor de Planejamento e Controle de Customer Relations da TIM Brasil
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
Reduzindo custos através de Tecnologia e Processos - Evolução Outubro / 2007.
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Brasília, 19 de novembro de 2014 Ministério das Comunicações Maximiliano Salvadori Martinhão Secretário de Telecomunicações.
Audiência Pública sobre Serviço de Atendimento ao Consumidor - DPDC Brasília, abril de 2008.
S ERVIÇOS DE T ELECOMUNICAÇÕES NO B RASIL A UDIÊNCIA P ÚBLICA C OMISSÃO DE F ISCALIZAÇÃO F INANCEIRA E C ONTROLE C ÂMARA DOS D EPUTADOS E DUARDO L EVY.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA Q UALIDADE DA T ELEFONIA NO B RASIL COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE 19 de novembro de 2014.
Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes. Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes.
Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações
Audiência Pública Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel Marconi Thomaz de Souza Maya Superintendência.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
Ministério das Comunicações _dados setoriais.
Propostas de novo Reg. de Radiação
Audiência Pública: Qualidade dos Serviços de Telefonia Móvel e Fixa no Brasil Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro Agência Nacional de Telecomunicações 3 de dezembro de 2015.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
DESTINAÇÃO E LICITAÇÃO DA FAIXA DE 700MHZ JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Julho/2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação.
Telefonia Móvel: Preço, Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras e das condições de prestação do serviço Telefonia Móvel: Preço, Melhorias da.
MARCELO BECHARA Abril de tele.síntese.com.br 06/04/2015 SMARTPHONE O VERDADEIRO COMPUTADOR PESSOAL NOSSO CONTROLE REMOTO PARA O MUNDO.
Brasília, 08 de abril de 2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Defesa do Consumidor.
JARBAS JOSÉ VALENTE Superintendente de Serviços Privados Brasília, 10 de outubro de 2002.
Audiência Pública: Qualidade da telefonia móvel e providências para sanar os problemas ARTUR COIMBRA SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.
Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002.
Audiência Pública sobre redução e interrupção de trafego de dados Comissão de Defesa do Consumidor - CDC Brasília, 8 de abril de 2015 Amaury Oliva Diretor.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Ministério das Comunicações Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Seminário - O Novo Desafio do Modelo Brasileiro de Telecomunicações Nelson Mitsuo Takayanagi Gerente Geral de Comunicações Pessoais Terrestres Brasília,
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
PLS 181/2014 Audiência Pública Senado Federal Brasília, 02 de dezembro de 2014 Eduardo Levy.
1Conselheiro José Leite12/7/2002 SERVIÇO MÓVEL PESSOAL - SMP Consulta Pública Proposta de Alteração da Regulamentação Brasília, 12 de julho de 2002.
SEMINÁRIO CONTENCIOSO DE MASSA E REGULAÇÃO IGOR VILAS BOAS DE FREITAS CONSELHEIRO DA ANATEL Brasília, 20 de junho de 2016 MESA DE DEBATE 1: O “contencioso.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
1ª Reunião Técnica dos Gerentes Operacionais de Fiscalização – REGOF Gerência de Acompanhamento Abril / 2008.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
Transcrição da apresentação:

Qualidade no Serviço Móvel Pessoal – SMP Bruno de Carvalho Ramos Superintendência de Serviços Privados - SPV Brasília/DF Abril/2012

Serviço Móvel Pessoal – SMP “Serviço de telecomunicações móvel terrestre de interesse coletivo que possibilita a comunicação entre Estações Móveis e de Estações Móveis para outras estações, observado o disposto neste Regulamento”. Suporta quaisquer tipos de conexões entre Estações Móveis ou estas e outras estações. Conexões de voz, de dados (“3G”), mensagens de texto (SMS), entre outros. Exemplos de Estações Móveis do SMP

Acessos Móveis Últimos 12 Meses Acessos Móveis no SMP Evolução Histórica Acessos Móveis Últimos 12 Meses Evolução da Densidade

44.843.232 202.774.816 % de acessos Acessos Móveis no SMP Pré-Pago Pré-Pago x Pós-Pago Pós-Pago Pré-Pago 44.843.232 (18,11 %) 202.774.816 (81,89 %) Pós-Pago % de acessos Pré-Pago

Competição e Presença de Prestadoras Regiões do SMC e SMP (Bandas A, B, D, E, F, G, H, I, J, L, M e SE) RR A, I, G e SE A, I, G e SE

Evolução do Market Share Nota: A empresa Sercomtel possui menos de 0,1 % de Market Share. No fechamento do mês de fevereiro/12, a prestadora Unicel (Aeiou) não cadastrou os dados do SMP no sistema da Anatel.

Evolução das Tecnologias (%) O percentual de terminais de acesso em banda larga móvel – WCDMA + Terminais de dados - chega a 19,06%.

Principais características do Serviço Serviço Móvel Pessoal – SMP Principais características do Serviço Prestado em regime privado, de acordo com o que dispõe a Lei Geral de Telecomunicações – LGT (Lei nº 9.472/1997). Os preços são livres (tanto os preços de público quanto as tarifas de interconexão – VU-M). A Anatel homologa todos os Planos de Serviço oferecidos pelas prestadoras de SMP. O SMP é um serviço local, que possibilita comunicação dentro de uma mesma Área de Registro (municípios com um mesmo Código Nacional). É facultativo o estabelecimento de acordos de atendimento a usuários visitantes (roaming), sendo também o preço livre nesta situação.

Principais Direitos dos Usuários Serviço Móvel Pessoal – SMP Principais Direitos dos Usuários Mudar de plano de serviço a qualquer momento; Receber imediatamente o número de protocolo para acompanhar sua solicitação; Prorrogação do prazo de validade dos créditos pré-pagos até a validade dos seus novos créditos inseridos; Receber em dobro os valores cobrados indevidamente; Disponibilização, no mínimo, de créditos com validade de 90 e 180 dias; Cancelamento do serviço no prazo de 24 horas; Contrato específico para benefícios, com contrapartida de prazo de permanência de até 12 meses ou benefício pecuniário; Registrar reclamações e solicitações de serviços, de cancelamento e de informações em lojas e via call center ou site da prestadora.

Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Serviço Móvel Pessoal – SMP Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Revisão do Regulamento do SMP Exemplos de temas em análise: Melhorias no processo de cadastramento de Usuários (inclusive com recadastramento). Incentivo ao “roaming”, com exclusão do Adicional de Chamada (AD). Tempo de Tarifação de 1 (um) em 1 (um) segundo. Adequação do Regulamento do Decreto SAC. Esclarecimentos quanto à Oferta Conjunta, especialmente quanto à cobrança, benefícios e regulamentação afeta. Critérios mais objetivos no ressarcimento por interrupção de serviço. Criação do Conselho dos Usuários de SMP. Regulamento sobre Gestão da Qualidade do SMP – RGQ-SMP Revisão dos atuais indicadores de qualidade presentes no PGMQ-SMP. Criação de novos indicadores mais aderentes à nova realidade do SMP (por exemplo, indicadores para mensagens de texto, para conexões de dados). Criação de indicadores de pesquisa para aferir a qualidade percebida pelos Usuários.

Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Serviço Móvel Pessoal – SMP Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Incremento da competição Edição do Regulamento para Exploração do SMP por meio de Rede Virtual – RRV-SMP, aprovado pela Resolução nº 550/2010. Possibilitará a entrada de novos competidores (de pequeno, médio ou grande portes) compartilhando as infraestruturas já existentes. Realização de Editais de Licitação para disponibilização de novas faixas de radiofrequências para prestação de SMP: Editais de Licitação 002/2007/SPV-Anatel e 002/2010/PVCP/SPV-Anatel (1,9 / 2,1 GHz). Obrigatoriedade, aos vencedores nos Editais acima, de compartilhamento de infraestrutura (implementado por meio da abertura de roaming) nos municípios com menos de 30 mil habitantes. Para o Edital de Licitação 002/2007/SPV-Anatel, a obrigação vencida em 30 de abril de 2010, encontra-se ainda em implementação, que está sendo acompanhada de perto pela Anatel Edital de Licitação das faixas de 2,5 GHz e 450 MHz, aprovado pela Anatel em 12/4/2012, com foco na construção de infraestrutura, ampliação das taxas de transmissão e cobertura de áreas rurais. Edital de Licitação da faixa de 3,5 GHz (já passou por Consulta Pública)

Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Serviço Móvel Pessoal – SMP Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Edital de Licitação das faixas de 450 MHz e de 2,5 GHz (Banda larga urbana e rural)

Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Serviço Móvel Pessoal – SMP Principais ações da Anatel para melhoria dos serviços Fiscalização e sancionamento A Agência conduz ações de fiscalização sistêmicas e pontuais para averiguar o cumprimento das diversas obrigações afetas à prestação do SMP. Verificados indícios de descumprimentos, são instaurados Procedimentos de Apuração de Descumprimento de Obrigações – PADO que, após análise, podem culminar na aplicação de sanções (advertência ou multa, por exemplo). Outras ações Elaboração do Plano Geral de Metas de Competição (em curso) de maneira a criar medidas regulatórias assimétricas entre grupos econômicos detentores ou não de Poder de Mercado Significativo. Realização de Pesquisa para Aferição do Grau de Satisfação dos Usuários de Serviços de Telecomunicações, incluindo o SMP (em curso). Aproximação com a sociedade por meio de diversos instrumentos: Realização periódica do Fórum Alô Brasil. Elaboração do Plano Pró-Usuário (PPU). Aprimoramento do processo de Consultas Públicas e Audiências Públicas.

Gestão da Qualidade Pesquisa de Satisfação Modelo de gestão de qualidade no SMP Reação dos usuários Rede Avaliar os aspectos essenciais e requisitos necessários para a entrega de um serviço adequado. Reclamações do consumidor sobre a Prestação. Medida Objetiva que prevê tendência. Gestão da Qualidade Conexões de dados Atendimento Qualidade do Atendimento ao consumidor, incluindo sua percepção. Fatores afetos especificamente ao provimento de Conexões de Dados em Redes Celulares. Pesquisa de Satisfação

Indicadores de Qualidade para o SMP Reação do Consumidor SMP1 (Taxa de Reclamações) SMP2 (Taxa de Reclamações na Anatel) Rede SMP3 (Taxa de Completamento de Chamadas para o Centro de Atendimento) SMP4 (Taxa de Completamento) SMP5 (Taxa de Alocação de Canal de Tráfego) SMP6 (Taxa de Entrega de Mensagem de Texto) SMP7 (Taxa de Queda de Ligações) Conexões de Dados SMP8 (Taxa de Conexão de Dados) SMP9 (Taxa de Queda das Conexões de Dados) SMP10 (Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea Contratada) SMP11 (Garantia de Taxa de Transmissão Média Contratada) Atendimento SMP12 e SMP12>60s (Taxa de Atendimento pela Telefonista/Atendente em Sistemas de Auto-Atendimento) SMP13 e SMP13>10d (Taxa de Resposta ao Usuário) SMP14 (Taxa de Atendimento Pessoal ao Usuário) Índices comparativos IDA (Índice de Desempenho no Atendimento) IDQ (Índice de Desempenho na Qualidade) Qual. percebida Indicadores de pesquisa

Bruno de Carvalho Ramos Obrigado! Bruno de Carvalho Ramos Superintendência de Serviços Privados - SPV Brasília/DF Abril/2012