André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Unidade de biodiesel da Petrobras
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
MEIO AMBIENTE O Patrimônio Genético
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
GEOGRAFIA.
Guilherme F. W. Radomsky Cynthia X. de Carvalho Valério V. Bastos
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO
Produção de Fumo no Sul do Brasil
LEI DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES
ABPCFlor Associação Brasileira de Proteção de Cultivares de Flores e Plantas Ornamentais Projeto de Lei nº2325 de 2007, que altera a Lei nº9.456/97, que.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Xisto Agrícola
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Direito humano a alimentação adequada
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
Superintendência Regional de SC
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
no Extremo Sul Catarinense
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
CONSTRUINDO O SISAN NO SUL DO BRASIL
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
PROGRAMA FLORESTAR BRASIL AGRICULTURA FAMILIAR APRESENTA UMA IDÉIA SIMPLES ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTA E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
Impactos na mudança da Lei de Cultivares Paula Almeida AS-PTA.
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
AGRICULTURA A ATIVIDADE AGRÍCOLA.
A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
COMPRA INSTITUCIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR PAA/GHC SAÚDE DA TERRA AO PRATO.
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PERMACULTURA.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
AGRONEGÓCIO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS Silvia van Rooijen.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Curso de Ciências Contábeis - 6º Período Princípios e conceitos de administração econômico financeira Por: Prof.ª Paula Trindade Contato:
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Transcrição da apresentação:

André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS

Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) é uma rede de movimentos, redes regionais e organizações da sociedade civil envolvidas em experiências concretas de promoção da agroecologia e do desenvolvimento rural sustentável nas diferentes regiões do Brasil.

A UNAIC atua em 27 municípios da região sul do RS, evolvendo famílias. Áreas de atuação; Comercialização Assistência técnica Projetos Sociais

Atividades restritas pela aplicação de mecanismos de propriedade intelectual Art. 9º A proteção assegura a seu titular o direito à reprodução comercial no território brasileiro, ficando vedados a terceiros, durante o prazo de proteção, a produção com fins comerciais, o oferecimento à venda ou a comercialização, do material de propagação da cultivar, sem sua autorização.... relativamente a material de multiplicação ou de produto da colheita, inclusive plantas inteiras ou suas partes: Exemplo de agricultores afetados: -Agricultores familiares que comercializam hortigranjeiros, fumo, milho (grão inclusive), feijão, arroz... -Cadeias produtivas inteiras (inclusive produção animal) Ex: 96% da riqueza originada pela fumicultura é oriunda da agricultura familiar. São famílias produtoras (dados da AFUBRA). Esse projeto irá diminuir ainda mais a parcela que fica para o agricultor sobre o produto final.

Art. 10. Não fere o direito de propriedade sobre a cultivar protegida aquele que: Uso Próprio: I - reserva e planta sementes para uso próprio, em seu estabelecimento ou em estabelecimento de terceiros cuja posse detenha;... I - reserva e planta sementes ou material de propagação vegetativa para uso próprio, em seu estabelecimento ou em estabelecimento de terceiros cuja posse detenha, com fins exclusivos de consumo próprio;

Uso como alimento ou matéria- prima - Hoje a lei permite a comercialização da produção obtida através do plantio, exceto para fins reprodutivos -Com as modificações propostas a propriedade intelectual vai incidir sobre matérias-primas e alimentos, violando os direitos dos agricultores e consumidores - O projeto cria uma espécie de tributação oculta. Quem irá se beneficiar, o setor público ou privado? Possíveis conseqüências dessa regulamentação sobre o direito dos agricultores de uso próprio

Exceções previstas -As exceções que o projeto estabelece vão atender as necessidades/direitos dos agricultores de acesso às políticas públicas? (PRONAF, SEAF, PAA...)

Para analisar -Quanto vão custar para os agricultores e consumidores as modificações propostas na Lei de Cultivares? -Ao mesmo tempo em que se fala em produzir alimentos, em estimular a agricultura, no contexto de uma crise alimentar global, criam-se mecanismos que desestruturam as bases que garantem hoje a produção alimentos no nosso país.

Afirmação -A nova lei vai aumentar em muito os custos dos agricultores em geral e com certeza inviabilizará muitos pequenos agricultores. -O principal agravante no processo é que a grande maioria, ou, a quase totalidade dos agricultores familiares do Brasil e os próprios médios e grandes produtores, não sabem o que está por vir. - É fundamental que o Congresso Nacional estude profundamente os possíveis impactos desse projeto para a agricultura brasileira e crie nesse processo mecanismos eficientes de debate com os vários setores atingidos.