0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Ministério do Meio Ambiente
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Os Desafios da Análise de Interesse Público: Processo e Metodologia
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 003/2011-ADASA Reajuste Tarifário Anual dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário prestados pela CAESB.
Protocolo de Gestão Integrada
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Minas Gerais.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
Fórum de Secretários Executivos
VARIAÇÃO DE PREÇOS DE FERTILIZANTES
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
IMPORTAÇÃO DE INSUMOS LABORATORIAIS Erick Lins Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos Coordenação Geral de Apoio Laboratorial 10/06/2009.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Contexto de atuação do CME
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Avaliação de Desempenho Portaria-TCU 180/2009. O que é a avaliação?  Processo que envolve avaliador, servidor e chefia imediata e contempla o planejamento.
Política Nacional do Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO : SAUDE X AGRICULTURA Lei 6938 / Art. 24º Parágrafo 2ª : Os medicamentos similares a serem fabricados no Pais e aqueles fabricados e registrados.
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Legislação de Alimentos
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
AUDIÊNCIA CAPADR – 24/05/2011 ABRACAL Lei Nº , de 03 de Março de Dispõe sobre a instituição do Dia Nacional do Calcário Agrícola. A PRESIDENTA.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE). Base Legal do Regime Lei n° /07 (alterada pela Lei n° /08); Decretos nº 6.634/08 e 6.814/09; Resoluções.
Transcrição da apresentação:

0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize nos três Ministérios (MAPA, MS/ANVISA e MMA/IBAMA) os procedimentos para alteração de composição de agrotóxicos Cristiano Walter Simon Presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 27 de Abril de 2010 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria Executiva Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA

1 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Norma que esclareça e harmonize nos 3 Ministérios os procedimentos para alteração de composição registrada A solução deste tema é essencial para a agricultura brasileira O assunto está em pauta nos três Ministérios desde Setembro/2009 O MAPA propôs normas que não foram implementadas Recentes gestões da CTIA foram atendidas no âmbito do MAPA Até o momento não foi definida uma solução para a alteração de componentes de agrotóxicos

2 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA A solução deste tema é essencial para a agricultura brasileira A agricultura brasileira tem apresentado um desempenho de extrema relevância para o desenvolvimento econômico e social do país Esse resultado só foi possível graças à tecnologia e aos esforços realizados pela pesquisa agrícola que inclui a indústria de insumos, Esses insumos trazem significativo aumento na produtividade e na garantia da produção agrícola brasileira A indústria de agrotóxicos é regida por um complexo marco regulatório, incompleto em algumas de suas partes Ações de fiscalização vêm ocorrendo interditando produtos e suspendendo linhas de produção nacional de defensivos agrícolas A forma de tratamento e comportamento, desestimula o investimento nas unidades locais de produção, podendo tornar o país dependente de importações

3 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Este tema está em pauta nos três Ministérios desde Setembro de 2009 Os problemas encontrados nas fiscalizações incluem a alteração de componentes em formulações O SINDAG encaminhou ofício ao MAPA em 19 de agosto de 2009, requerendo providências para definição de normas O MAPA, ciente da urgência deste assunto, enviou em 16 de setembro de 2009 para o MS e MMA uma proposta de Instrução Normativa Conjunta (Avisos Nº 189 e 190 GM – MAPA) CTIA enviou Proposição Nº 005/2009 em 29 de setembro de 2009, reiterando a participação da Casa Civil A CTIA vem mantendo contato com o MAPA e MDIC reforçando a importância da solução para este tema, com vistas a proteger o parque industrial brasileiro (Ofício Nº 100/2009 de 29/09/2009) As empresas estão sendo fiscalizadas pelo MAPA, ANVISA e IBAMA de forma independente

4 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA O MAPA propôs normas que não foram implementadas A Instrução Normativa Conjunta proposta em Setembro de 2009 ao MS e MMA solicita critérios técnicos nas análises sobre alteração de componentes –Classifica os componentes em função do seu grau de risco e define procedimentos específicos na sua alteração –Estabelece faixas de alteração para autorização automática de determinados componentes –Define o que uma empresa necessita apresentar no caso de análise detalhada A Nota Técnica proposta em Fevereiro de 2010 ao CTA propõe prazos a serem cumpridos, para dar a necessária agilidade nas alterações e continuidade ao atendimento à agricultura brasileira

5 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Recentes gestões da CTIA foram atendidas no âmbito do MAPA Proposição CTIA Nº 002/2010 (18/02/2010) reiterando necessidade de análise prioritária para alterações na composição de agrotóxicos Secretaria de Defesa Agropecuária comunica em Memo Nº 48/2010 (26/02/2010) a elaboração e a divulgação de Nota Técnica definindo procedimentos a serem adotados com prioridade Gabinete do Ministro informa o Presidente da CTIA em 12/03/2010

6 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Até o momento não foi definida uma solução para a alteração de componentes em registro de agrotóxicos A ANVISA acrescentou em Dezembro de 2009 informações sobre procedimentos administrativos em relação à alteração de componentes O MAPA propôs INC e NT, e até o momento não há uma posição definitiva dos demais órgãos registrantes a respeito O tema permanece em aberto e é necessário: –Definição de norma que harmonize os critérios e procedimentos nas solicitações de alteração de componentes em formulações (INC) –Priorização para a análise de alterações de componentes em formulações, inclusive produtos fiscalizados