Foi realizada uma visita na EMEEF Escola Municipal de Educação Especial Fundamental Dr. Edmundo Campanhã Burjato, situada a R. Thomaz Antônio Gonzaga,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
numa perspectiva inclusiva
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Legislação.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Educação Ambiental - GPEEA
Funções e Atribuições do Diretor
Objetivos do núcleo multidisciplinar do CEFAI
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Projeto de Investigação
Cja- Colégio Jorge Amado
REGISTROS.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Por uma educação de qualidade
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
O papel pedagógico do órgão gestor
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
Resultado da Pesquisa evolução de carreira Ex-alunos do Aperfeiçoamento e MBA Coordenação de Informação e Apoio a Venda 12/11/2012.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

Foi realizada uma visita na EMEEF Escola Municipal de Educação Especial Fundamental Dr. Edmundo Campanhã Burjato, situada a R. Thomaz Antônio Gonzaga, 310, Jardim Cipava. A coordenadora Claudenyr respondeu os meus questionamentos, demonstrando muita experiência, confrontando a realidade e o que ainda precisa ser feito. A escola é bem equipada e possui profissionais competentes atendendo a todos os tipos de inclusão. Há atendimento com psicólogos e assistentes sociais. A área gestora está totalmente a disposição para atender os professores e Alunos. É um ambiente acolhedor e bem disciplinado. Realizou-se coleta de dados através de aplicação de um questionário. Foram encaminhados 6 questionários e obtive retorno de 4 questionários. O objetivo deste recurso era azer um comparativo. Apenas 2 professores e 2 gestores devolveram os questionários com respostas. Destes profissionais, todos trabalham em escola regular. Os professores pesquisados disseram que na escola que trabalham até recebem apoio ou incentivo, mas tem dificuldades em montar atividades, por exemplo. Ainda expõe que os alunos que não tem necessidades especiais, ficam ansiosos, por achar novidade os alunos de inclusão. Há também o caso de crianças que não se dão bem com os alunos de inclusão. Os gestores informaram que na escola que atuam, há todo apoio e incentivo a comunidade escolar no atendimento de pessoas com necessidades especiais. Ambos tem cursos para atender as inclusões. A escola possui pessoal treinado e é equipada para atender a demanda.

QUESTION Á RIO GESTÃO E INCLUSÃO ESCOLAR NomeIdade Institui ç ão que se formou Grau acadêmico (bacharel, licenciatura, etc) Ano da Forma ç ão Curso de Forma ç ão (magist é rio, pedagogia, etc) Na sua forma ç ão alguma disciplina era voltada para o atendimento aos portadores de necessidade especial? Qual disciplina? Fez algum curso de especializa ç ão em atendimento especial? Se afirmativo, qual curso? Nome da Escola que atua Endere ç o Descreva a estrutura da escola (quadra, piscina, biblioteca, salas, atelier, etc) Quantos alunos a escola possui e divididos em quantos per í odos? Qual o tipo de ensino? Regular ou especial? Indique se a escola tem coordenador, orientador, assistente social, psic ó logo, etc. Eles indicam aos professores cursos de especializa ç ão? Quais são os tipos de inclusão na escola que você trabalha? Os professores recebem aux í lio no atendimento ao portador de necessidade especial? Os professores são orientados a fazer algum curso para auxiliar no atendimento? Quais cursos?

Escola Municipal de Educação Especial Fundamental Dr. Edmundo Campanhã Burjato

Vídeo Nova Escola Um aluno chamado Matheus - 6’59” 07/09