Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais Pedro Z. Yasui Informática na Educação II
Roteiro Apresentação do site Canais Checklist Pontos positivos Pontos negativos Soluções
Apresentação do site http://www.canalkids.com.br/portal/index.php
Canais Jegue Jackson
Canais Repórter Fuinha
Checklist Qual a proposta pedagógica que permeia o site? Apresentação explícita do conteúdo Divisão em canais Linguagem clara e didática Avaliação: SIM
Checklist Proporciona um ambiente interativo entre o aluno e o site? Como? Site informativo Apresenta visões sobre assuntos diversos Interação acontece através de passatempos Avaliação: NÃO
Checklist Permite uma fácil exploração? (Seqüencial, não linear) Acesso na página inicial Acesso pelo menu no cabeçalho de cada página Avaliação: SIM
Checklist Apresenta conceitos de forma clara e correta? Avaliação: SIM Conceitos ideais, atuais e interessantes Aparência do site não é coerente com o público-alvo Faixa etária indefinida Avaliação: SIM
Checklist Desperta o interesse do aluno, sem perder de vista os objetivos do site e do usuário? Inicialmente possui um conteúdo rico e interessante Conteúdo muito teórico e cansativo Pouca interação com o usuário Avaliação: SIM
Checklist Oferece alternativas diversificadas para a construção das ações do aluno? Orienta o usuário a construir opinião Não expõe a opinião formada do usuário Avaliação: NÃO
Checklist Permite que o aluno construa seu conhecimento a partir da ação-reflexão-ação? O aluno apenas reflete sobre o conteúdo do site Avaliação: NÃO
Checklist Avaliação: SIM Avaliação: NÃO Tem recursos de animações? Conteúdo exclusivamente multimídia Avaliação: SIM Permite o registro e a consulta de ações desenvolvidas? Não existem ações que possam ser desenvolvidas. Avaliação: NÃO
Checklist Os recursos de multimídia usados têm relevância para os objetivos do site? Sim, pois apenas a leitura tornaria o site pouco interessante Avaliação: SIM
Checklist Proporciona condições de abordagem sócio-cultural que contemple aspectos regionais? Conteúdo de abrangência nacional, pouco conteúdo regional Avaliação: NÃO
Checklist É de fácil acesso? Avaliação: SIM Sim, o acesso às seções do site é simples e direto Avaliação: SIM
Checklist Apresenta uma visão interdisciplinar? Avaliação: NÃO Focado principalmente em atualidades e ciências sociais Pouco conteúdo de outras disciplinas Avaliação: NÃO
Checklist Apresenta parte do site com explicações sobre objetivos, conteúdos, equipe de desenvolvimento do site e sugestões metodológicas para a sua utilização? Apresenta apenas o conteúdo ao qual é destinado Avaliação: NÃO
Checklist Em relação aos demais recursos didáticos, qual o diferencial que o site apresenta? Os personagens de cada canal Cada personagem trata de um assunto diferente Animações com toque humorístico e atraente Avaliação: SIM
Checklist Proporciona um ambiente de aprendizagem por descoberta? Aprendizagem por exposição clara do conteúdo e entendimento por parte do usuário Avaliação: NÃO
Checklist Permite a integração com outros sites e softwares? Pouca integração Integração na área comercial Integração na área de entretenimento Avaliação: SIM
Checklist Apresenta um ambiente lúdico e criativo? Avaliação: NÃO Apresenta apenas jogos do tipo passatempo Não dá espaço para o aluno mostrar a sua criatividade Avaliação: NÃO
Checklist Qual o tipo de estratégia do site (jogo, tutorial, exercício-prática, autoria, outros)? Conteúdo informativo Utiliza multimídia para expor o conteúdo Avaliação: SIM
Checklist Liste as mídias que são utilizadas e indique em quais situações. Apresentações em Flash Figuras Sons Avaliação: SIM
Checklist Tem indicação clara do público-alvo que é destinado? Faixa etária indefinida Conteúdo teórico avançado Diagramação visual infantil
Pontos positivos Conteúdo atualizado constantemente Recursos multimídia ajudam na aprendizagem Apresenta área de entretenimento Linguagem clara e de fácil entendimento
Pontos negativos Faixa etária confusa Quase nenhuma interação com o usuário
Soluções Faixa etária confusa Quase nenhuma interação com o usuário Adequar o conteúdo e a parte gráfica Quase nenhuma interação com o usuário Inserção de jogos educativos Avaliar o conteúdo passado aos usuários
Considerações Finais Dúvidas?