Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE Belém Prof. Moisés Balassiano.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Portfólio de Matemática
Universidade sem Fronteiras
AVALIAÇÃO DO SITE EDUCACIONAL : WWW. EAPRENDER. COM
PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Classes e objetos Modelagem
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Programação de Jogos Eletrônicos - TCC
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
PROJETO de RESPONSABILIDADE SOCIAL
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
TIC 10º ano de escolaridade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
ARTIGO CIENTIFICO.
6LEM090 LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Avaliação da disciplina Profa Simone Reis Dezembro Universidade Estadual de Londrina.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Deise Kramer Lima Fernandes
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Diagrama Polar 请看下页.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Softwares Educacionais – Cód
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Informática na educação:
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
O computador como Meio e como Fim...
Componente Curricular Arte
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Transcrição da apresentação:

Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais Pedro Z. Yasui Informática na Educação II

Roteiro Apresentação do site Canais Checklist Pontos positivos Pontos negativos Soluções

Apresentação do site http://www.canalkids.com.br/portal/index.php

Canais Jegue Jackson

Canais Repórter Fuinha

Checklist Qual a proposta pedagógica que permeia o site? Apresentação explícita do conteúdo Divisão em canais Linguagem clara e didática Avaliação: SIM

Checklist Proporciona um ambiente interativo entre o aluno e o site? Como? Site informativo Apresenta visões sobre assuntos diversos Interação acontece através de passatempos Avaliação: NÃO

Checklist Permite uma fácil exploração? (Seqüencial, não linear) Acesso na página inicial Acesso pelo menu no cabeçalho de cada página Avaliação: SIM

Checklist Apresenta conceitos de forma clara e correta? Avaliação: SIM Conceitos ideais, atuais e interessantes Aparência do site não é coerente com o público-alvo Faixa etária indefinida Avaliação: SIM

Checklist Desperta o interesse do aluno, sem perder de vista os objetivos do site e do usuário? Inicialmente possui um conteúdo rico e interessante Conteúdo muito teórico e cansativo Pouca interação com o usuário Avaliação: SIM

Checklist Oferece alternativas diversificadas para a construção das ações do aluno? Orienta o usuário a construir opinião Não expõe a opinião formada do usuário Avaliação: NÃO

Checklist Permite que o aluno construa seu conhecimento a partir da ação-reflexão-ação? O aluno apenas reflete sobre o conteúdo do site Avaliação: NÃO

Checklist Avaliação: SIM Avaliação: NÃO Tem recursos de animações? Conteúdo exclusivamente multimídia Avaliação: SIM Permite o registro e a consulta de ações desenvolvidas? Não existem ações que possam ser desenvolvidas. Avaliação: NÃO

Checklist Os recursos de multimídia usados têm relevância para os objetivos do site? Sim, pois apenas a leitura tornaria o site pouco interessante Avaliação: SIM

Checklist Proporciona condições de abordagem sócio-cultural que contemple aspectos regionais? Conteúdo de abrangência nacional, pouco conteúdo regional Avaliação: NÃO

Checklist É de fácil acesso? Avaliação: SIM Sim, o acesso às seções do site é simples e direto Avaliação: SIM

Checklist Apresenta uma visão interdisciplinar? Avaliação: NÃO Focado principalmente em atualidades e ciências sociais Pouco conteúdo de outras disciplinas Avaliação: NÃO

Checklist Apresenta parte do site com explicações sobre objetivos, conteúdos, equipe de desenvolvimento do site e sugestões metodológicas para a sua utilização? Apresenta apenas o conteúdo ao qual é destinado Avaliação: NÃO

Checklist Em relação aos demais recursos didáticos, qual o diferencial que o site apresenta? Os personagens de cada canal Cada personagem trata de um assunto diferente Animações com toque humorístico e atraente Avaliação: SIM

Checklist Proporciona um ambiente de aprendizagem por descoberta? Aprendizagem por exposição clara do conteúdo e entendimento por parte do usuário Avaliação: NÃO

Checklist Permite a integração com outros sites e softwares? Pouca integração Integração na área comercial Integração na área de entretenimento Avaliação: SIM

Checklist Apresenta um ambiente lúdico e criativo? Avaliação: NÃO Apresenta apenas jogos do tipo passatempo Não dá espaço para o aluno mostrar a sua criatividade Avaliação: NÃO

Checklist Qual o tipo de estratégia do site (jogo, tutorial, exercício-prática, autoria, outros)? Conteúdo informativo Utiliza multimídia para expor o conteúdo Avaliação: SIM

Checklist Liste as mídias que são utilizadas e indique em quais situações. Apresentações em Flash Figuras Sons Avaliação: SIM

Checklist Tem indicação clara do público-alvo que é destinado? Faixa etária indefinida Conteúdo teórico avançado Diagramação visual infantil

Pontos positivos Conteúdo atualizado constantemente Recursos multimídia ajudam na aprendizagem Apresenta área de entretenimento Linguagem clara e de fácil entendimento

Pontos negativos Faixa etária confusa Quase nenhuma interação com o usuário

Soluções Faixa etária confusa Quase nenhuma interação com o usuário Adequar o conteúdo e a parte gráfica Quase nenhuma interação com o usuário Inserção de jogos educativos Avaliar o conteúdo passado aos usuários

Considerações Finais Dúvidas?