GESTAO DE AGRONEGOCIO Fev /2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
GEOGRAFIA.
A Ocupação do Território Brasileiro.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Consequências da Revolução Industrial
Crise Ambiental.
Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Atividades do campo.
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
História dos Portugueses no Mundo
Nos trilhos do café O café surgiu na Etiópia, onde era usado
Introdução ao Agronegócio
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
Disciplina Agroindustrial
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Evolução Social do Trabalho
MUNDO DO TRABALHO.
Índice: Agricultura Pecuária Pesca Exploração florestal
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
“Semear para os frutos colher…”
Professora Carol - Geografia
Pré-História Supervisora: Maria Helena
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Agronegócio no Brasil e no mundo
Atividades agrícolas.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
VISÃO SISTÊMICA DO AGRONEGÓCIO
9 – Os complexos agroindustriais
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
AMÉRICA LATINA.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
Agroecologia.
GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Colonização Africana Colonização Africana.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Princípios da Geografia Econômica
O que é globalização ?.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
Agronegócio no Brasil e no mundo
Formação do Território Brasileiro
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
O Espaço Geográfico Rural
Formação territorial brasileira
Urbanização.
Fundamentos em Agronomia
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Geografia Rede SESI de Educação.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
AGRONEGÓCIO Elaboração: Equipe Embrapa Monitoramento por Satélite 25/10/05.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

GESTAO DE AGRONEGOCIO Fev /2012

Terceiro Semestre CONTABILIDADE E ADMNISTRAÇÃO

AGRICULTURA...o que significa A expressão origina-se do Latim Ager = campo, do campo. Culture = cultivo, modo de cultivar o campo.

ORIGEM DA AGRICULTURA Acredita-se que tenha surgido quando o homem passou de nômade a sedentário. Os registros históricos apontam que a agricultura surgiu mais ou menos na mesma época em diversas partes do mundo, tais como na Ásia, na América, na África e na Europa. Os registros também apontam que não existia contato entre estas populações.

Agricultura Tragetória... NO PASSADO, a agricultura foi considerada como uma arte e um ofício HOJE é uma ciência, pois se torna cada vez menos empírica e, ao mesmo tempo, mais eficiente e previsível. É renovada não no campo através de experimentos casuais, mas em laboratórios, campos experimentais, centros de pesquisa, universidades e escolas.

Breve Historico sobre a Agricultura 12.000 AC. - África Na pré-história, em torno de 12000 A.C., Começaram a surgir as primeiras formas de agricultura (domesticação de espécies de vegetais) e pecuária (domesticação de animais), junto com a formação das primeiras aldeias agrícolas. Nesse período, o uso do fogo e de algumas ferramentas, assim como do esterco animal, passaram a fazer parte do cotidiano dos aglomerados urbanos, os quais deram origem às cidades.

Primeira Revolução Agrícola. O crescimento populacional e a queda da fertilidade dos solos utilizados após anos de sucessivas culturas no continente europeu, causaram, entre outros problemas, a escassez de alimentos. Nesse sentido, por volta dos séculos XVII e XIX, intensifica-se a adoção de sistemas de rotação de culturas com plantas forrageiras (capim e leguminosas) e as atividades de pecuária e agricultura se integram. Esta fase é conhecida como Primeira Revolução Agrícola.

Segunda Revolução Agrícola NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX, OS PROBLEMAS DE ESCASSEZ CRÔNICA DE ALIMENTOS EM SOLOS EUROPEUS INTENSIFICAM-SE, LEVANDO A UMA SÉRIE DE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS: FERTILIZANTES QUÍMICOS, MELHORAMENTO GENÉTICO, MÁQUINAS E MOTORES À COMBUSTÃO.ESTAS DESCOBERTAS POSSIBILITARAM O PROGRESSIVO ABANDONO DAS ANTIGAS PRÁTICAS, LEVANDO A UMA ESPECIALIZAÇÃO DOS AGRICULTORES TANTO NAS CULTURAS QUANTO NAS CRIAÇÕES. INAUGURAVA-SE UMA NOVA FASE NOS SISTEMAS AGROPECUÁRIOS, NA QUAL A FORMA DE CONCEBER E GERENCIAR A ATIVIDADE RURAL PASSA A SER CHAMADA DE AGRICULTURA INDUSTRIAL (AI), AGRICULTURA CONVENCIONAL OU AGRICULTURA QUÍMICA. ESTA FASE É CHAMADA DE SEGUNDA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA

Liebig (1803-1873) Boussingault (1802-1887) LIEBIG DIFUNDIU A IDÉIA DE QUE O AUMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SERIA DIRETAMENTE PROPORCIONAL À QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS INCORPORADAS AO SOLO. TODA A CREDIBILIDADE ATRIBUÍDA ÀS DESCOBERTAS DE LIEBIG DEU-SE AO FATO DE ESTAREM APOIADAS EM COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS. JUNTO COM JEAN-BAPTITE BOUSSINGAULT, QUE ESTUDOU A FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO PELAS PLANTAS LEGUMINOSAS, LIEBIG É CONSIDERADO O MAIOR PRECURSOR DA "AGROQUÍMICA" (EHLERS, 1996:22). AS DESCOBERTAS DE TODOS ESSES CIENTISTAS, SEGUNDO EHLERS (1996), MARCAM O FIM DE UMA LONGA DATA, DA ANTIGUIDADE ATÉ O SÉCULO XIX, NA QUAL O CONHECIMENTO AGRONÔMICO ERA ESSENCIALMENTE EMPÍRICO. A NOVA FASE SERÁ CARACTERIZADA POR UM PERÍODO DE RÁPIDOS PROGRESSOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS.

Brasil / Antes de ser descoberto No Brasil, antes da chegada dos portugueses, as populações indígenas que viviam no litoral alimentavam-se, basicamente, de peixes e crustáceos, abundantes na costa brasileira. Esses restos alimentares deram origem aos fósseis chamados de sambaquis. Além disso, consumiam raízes (mandioca, cará) e praticavam a caça de pequenos animais nas áreas próximas à Mata Atlântica.

Século XVI e XVII Brasil Os colonizadores europeus, desde o século XVI, realizaram a devastação das vegetações litorâneas brasileiras, iniciadas com a exportação do pau-brasil como matéria-prima para tingir tecidos. Posteriormente, através das culturas de exportação ("plantations"), como a cana-de-açúcar seguida pela pecuária extensiva, passando pelos ciclos do ouro, para chegar à exploração do café. Toda a economia era voltada para a exportação. Um continente com terras inexploradas a milhões de anos seria extremamente fértil a qualquer tipo de exploração agrícola. Até porque, conforme escreveu Pero Vaz de Caminha : "...em se plantando tudo dá...".

No Brasil... EM MEADOS DO SÉCULO XVIII E NO SÉCULO XIX, APÓS UM CRESCIMENTO CONTÍNUO DA GRANDE LAVOURA DE EXPORTAÇÃO ( CANA-DE-AÇUCAR), QUE SE CONFUNDIU COM A EXPANSÃO DO CAFÉ PELAS SERRAS E VALES DO INTERIOR DA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO, COMEÇARAM A APARECER SINAIS EVIDENTES DE QUE A AGRICULTURA BRASILEIRA VIVIA UMA PROFUNDA CRISE. ESTA CRISE ERA ATRIBUÍDA, SOBRETUDO, À FALTA DE BRAÇOS (PELO FIM DA ESCRAVIDÃO) E DE CAPITAIS, ALÉM DO ATRASO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO NA CONDUÇÃO DAS LAVOURAS. A MAIORIA DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS ACREDITAVA NA EXPLORAÇÃO EXTENSIVA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ATRAVÉS DA EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS AGRÍCOLAS, ABANDONANDO AS LAVOURAS ATUAIS QUANDO ESTAS NÃO TIVESSEM MAIS PRODUTIVIDADE SATISFATÓRIA E INDO EM BUSCA DE NOVAS ÁREAS REINICIANDO, ASSIM, O CICLO DE EXPLORAÇÃO DA FERTILIDADE DOS SOLOS. ESTA ERA A CULTURA NÔMADE DE EXPROPRIAÇÃO DO SOLO BRASILEIRO, NA QUAL POUCO SE PENSAVA NAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DOS MANEJOS AGROPECUÁRIOS EMPREGADOS, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À DESTRUIÇÃO FLORESTAL.

BRASIL - Seculo XVIII / XIX Preocupação com o meio Natural EMBORA MINORIA, UMA TRADIÇÃO INTELECTUAL BRASILEIRA, QUE REMONTA AO FINAL DO SÉCULO XVIII INÍCIO DO SÉCULO XIX, FORMADA POR ESTUDANTES BRASILEIROS NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, COMEÇOU A REPRODUZIR ESCRITOS E MEMÓRIAS ONDE SE CONDENAVA O TRATAMENTO PREDATÓRIO DADO AO MEIO NATURAL NO BRASIL. ESTA TRADIÇÃO ORIGINAL DE CRÍTICA ECOLÓGICA BRASILEIRA ENCONTROU SUA FORMULAÇÃO MAIS AMPLA E CONSISTENTE NOS ESCRITOS DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, INFLUENCIOU UMA LINHAGEM POSTERIOR DE INTELECTUAIS QUE GARANTIRAM A SUA CONTINUIDADE AO LONGO DO PERÍODO MONÁRQUICO

EM TORNO DE D. PEDRO II EXISTIA UM GRUPO DE INTELECTUAIS E NATURALISTAS QUE DIRIGIAM AS GRANDES ASSOCIAÇÕES CULTURAIS DO IMPÉRIO, COMO O INSTITUTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO E O MUSEU NACIONAL. ALÉM DELES, POLÍTICOS E FAZENDEIROS DA CORTE BRASILEIRA, NA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO, CAPITAL DA MONARQUIA, ESTAVAM PREOCUPADOS COM AS QUESTÕES ECOLÓGICAS

O Que vem a ser AGRONEGÓCIO Agronegócios são "a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles". John Davis e Ray Goldberg assim os definiram em 1957.

Conceitualização Agronegócio Definição 1: O Agronegócio é uma rede que envolve desde a produção e comercialização de insumos, passando pela própria produção agropecuária, até a transformação, distribuição e comercialização de produtos agropecuários. A produção e comercialização de insumos envolve desde a extração de matéria-prima, beneficiamento, distribuição e comercialização dos insumos para a produção agropecuária. A produção agropecuária envolve desde o pequeno ao grande produtor, assistência técnica, manejo do ambiente, entre outros aspectos diretos e indiretos que se relacionam com a geração de bens e serviços ligados ao ambiente rural. A transformação, distribuição e comercialização de produtos agropecuários envolve a indústria, distribuidores, consumidores de bens e serviços ligados ao ambiente rural. Envolve ainda o ambiente institucional composto pela cultura, tradições, educação e costumes e também o ambiente organizacional composto pela informação, associações, P&D, finanças e firmas

Conceitualização Agronegócio Definição 2: O agronegócio é um sistema constituído de cadeias produtivas compostas de fornecedores de insumos e serviços, produção agropecuária, indústria de processamento e transformação, agentes de distribuição e comercialização, tendo como objetivo comum suprir o consumidor de produtos de origem agropecuária e florestal.

Conceitualização Agronegócio Definição 3: É o conjunto de operações de produção, armazenamento, distribuição e comercialização de insumos e de produtos agropecuários e agroflorestais. Incluem serviços de apoio e objetiva suprir o consumidor final de produtos de origem agropecuária e florestal. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA