PSICODRAMA: O ESPONTÂNEO COMO DISPOSITIVO/MÉTODO DO DESENVOLVIMENTO GRUPAL Lidia Mancia lidia@mancia.com.br Nedio Seminotti nedio.seminotti@pucrs.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Relações de Convívio Solidário
Para que a ética? Cap.1 Morais: conjuntos de regra de comportamento, códigos de conduta adotados pelas coletividades. Discursos normativos Ética: disciplina.
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Regina Célia Baptista Belluzzo
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
O processo Grupal UNIFRA.
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
PSICODRAMA EM CENA.
Comportamento Organizacional
IPAV Serrano Adriano Viana
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Segundo Émile Durkheim
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Pesquisa em grupoterapia
Quantitativo-Qualitativo:
Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Emile Durkheim e o fato social
Aprendendo a pensar com a Sociologia (BAUMAN; MAY, 2010)
SUJEITO HISTÓRICO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
A Sociedade humana: generalidades
A Psicologia ou as Psicologias
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Capítulo 7 Direção.
Max Weber e as ações sociais
FTC – Psicologia Psicologia dos Grupos Prof. Elma Moura.
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Psicoterapia Breve Psicodrama.
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (13)
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (12)
Lições de Psicodrama J. L. Moreno
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho,
Capítulo 7 Direção.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Coordenador de grupo.
Introdução à Administração
OFICINA DE VIVÊNCIA GRUPAL
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
Max Weber.
Tipos de conhecimento e método científico
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
A Falsa Dicotomia Qualitativo – Quantitativo: Paradigmas que informam nossas Práticas de Pesquisas Rosalina Carvalho da Silva Isabella Giordano Lívia Mello.
Modalidade ou enfoque de investigação. Tipos de investigação Básica: Possui a intenção em aplicar os resultados a problemas praticos Aplicada: desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

PSICODRAMA: O ESPONTÂNEO COMO DISPOSITIVO/MÉTODO DO DESENVOLVIMENTO GRUPAL Lidia Mancia lidia@mancia.com.br Nedio Seminotti nedio.seminotti@pucrs.br

VISÃO DO SER HUMANO O ser humano e co-criador do universo (Demiurgo), responsável, uma centelha divina, agente da sua historia e construtor de seu drama (MARRA, 2004); O ser humano é um Demiurgo; Os problemas humanos tem uma base individual e outra interacional (co-ação e co-experiência (FOX, 2000). Lidia Mancia lidia@mancia.com.br Nedio Seminotti nedio.seminotti@pucrs.br

CO-AÇÃO, INTERDEPENDENCIA APRENDEMOS EM E COM OS GRUPOS/EQUIPES PRESSUPOSTOS PRESSUPOSTOS PESSOAS PRECISAM DE GRUPOS/EQUIPES; CO-AÇÃO, INTERDEPENDENCIA APRENDEMOS EM E COM OS GRUPOS/EQUIPES

GRUPOS NOS CONFRONTAM COM A REALIDADE

GRUPOS NOS FAZEM SENTIR PERTENCENTES A ALGO QUE FAZ SENTIDO PELO SENSO COLETIVO DE IGUALDADE

Grupos são nossa referência quando tudo o mais parece não ter sentido.

CONTEXTO INDIVIDUAIS AMBIENTE INTERNO SUBJETIVIDADE O GRUPO

FUNDAMENTOS DO MÉTODO PSICODRAMÁTICO

O ESPONTÂNEO : UM RESGATE CONSTANTE

Investiga as relações atuais no grupo social (cortes no processo); DO MÉTODO Investiga as relações atuais no grupo social (cortes no processo); Ocupa-se das leis do desenvolvimento social; Apreende o fenômeno social em “Status Nascendi”;

Evita as especulações abstratas; DO MÉTODO Evita as especulações abstratas; Privilegia o método compreensivo ao explicativo; Adota métodos experimentais e vivenciais.

REGRAS DO MÉTODO 1) DO PROCESSO DE LIBERTAÇÃO E DA PRODUTIVIDADE ATIVA (LIBERAÇÃO DA ESPONTANEIDADE – AÇÃO); 2) DA CO-ATUAÇÃO DO EXPERIMENTADOR E DO GRUPO; 3) DE PARTICIPAÇÃO UNIVERSAL NA AÇÃO (1º A AÇÃO);

REGRAS DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS NA ESTRUTURA DO GRUPO: OPOSIÇÃO ENTRE A PERIFERIA E O CENTRO; DA MOTIVAÇÃO ADEQUADA (APROPRIAÇÃO);

AQUECIMENTO: INESPECÍFICO INICIADORES : FÍSICOS, MENTAIS E SOCIAIS AQUECIMENTO ESPECÍFICO; DRAMATIZAÇÃO: COMPARTILHAMENTO

A CENA: Distigue o Psicodrama de outras abordagens corporais e de açao; Identifica-se: a) contexto/cenário em que ela ocorre; b) o tema, a trama e o drama que enlaça os atores; c) os atores/personagens/papéis; d) as relações e co-ações.