LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Operações sobre o Texto
Advertisements

7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
Semântica= relação de significado entre as palavras
Semântica Lexical II Semântica e Pragmática -1/2012
Um vocabulário para a interpretação
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
Significação das palavras
Revisão de Português 6ºano
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
SEMÂNTICA Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua.
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
Hiperônimo e Hipônimo.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Língua Portuguesa Causas dos principais erros de ortografia:
EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Denotação e Conotação.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PROF.ª Ms. ANA CIBARTIRA
O que é adequação vocabular?
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Linguística, Semântica e Terminologia
As relações entre palavras
ESTUDO DO VOCABULÁRIO.
Cap. 3 - Estilística léxica
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Ponto 3 Sintaxe e Semântica Semântica
Conotações e elementos afetivos do sentido
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
O Léxico Vocabulário e contexto
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Linguagem e sentido E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05
Verbo Língua Portuguesa.
Conotação de Denotação
Dicionário Terminológico
Ortografia n Por que - Por que você faltou? n Por quê - Você faltou por quê? n Porque - Faltei porque viajei. n Por que - Desconheço a razão por que faltou.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Interpretando as Escrituras Sagradas
Cap. IV A construção do sentido
BARROS, L. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004, págs
Material de língua portuguesa Prof. Hider oliveira
Resumo.
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
A semântica é o estudo da significação das palavras.
RECURSOS SEMÂNTICOS Professora: Suzete Beppu
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
Linguagem publicitária
COMO INTERPRETAR TEXTOS
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
Semântica Sinônimo São palavras ou expressões com sentidos parecidos ou próximos. Mulher Bonita.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Português Instrumental REVISÃO
PROF. SINVAL FARIAS GRAMÁTICA TEXTUAL.
Polissemia e Homonímia
Relações lexicais Pág
Relações entre palavras
A construção do sentido
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
Denotação e Conotação.
Hiperônimo e Hipônimo.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Relações entre palavras
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica). Esta trata das alterações de sentido no decorrer do tempo (cronos = tempo; dia = através de); aquela aborda a significação num determinado estado da língua (sin = simultaneidade, conjunto). A Semântica Histórica, ao estudar as mudanças de sentido por que passa a palavra, leva em conta algumas espécies de alterações semânticas, tais como: Enobrecimento de sentido: marechal significava “criado de cavalos”; hoje significa “alta patente do exército”. Degradação de sentido: vilão significava “habitante da vila”; hoje, “bandido”. Ampliação de sentido: embarcar significava “entrar na barca”; hoje, “entrar em qualquer condução”. Restrição de sentido: fortuna significava “bom ou mau destino”; hoje, apresenta apenas o sentido positivo. A Semântica Descritiva, ao tratar da significação num dado momento, busca ressaltar as relações em dois planos: 

SEMÂNTICA DESCRITIVA SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO RELAÇÕES LEXICAIS

Sentido literal ► significado referencial, “básico” Sentido figurado ► significado especial, associado a um contexto Na tira, duas personagens dão interpretações diferentes a uma mesma fala. Nem sempre as palavras são utilizadas em seu sentido básico. O Tenente esperava que o Recruta Zero desprezasse o sentido literal da observação “Pode escrever isso!” e, considerando o contexto em que ela foi dita, a interpretasse de modo figurado.

Conotação e denotação ► relações com o texto. Para destacar a beleza de uma nova linha de sandálias de dedo, o autor do texto usa uma expressão (estar cheio de dedos) que, em português, significa “estar indeciso por excesso de cuidado”. A escolha dessa expressão ajuda a reforçar, para o leitor do anúncio, a associação entre o objeto a ser vendido (uma sandália de dedos) e sua função (calçar os pés). O texto, por explorar simultaneamente os sentidos denotativo e conotativo da expressão cheio de dedos, ganha maior expressividade.

RELAÇÕES LEXICAIS Relações de sentido entre as palavras que constituem o léxico (o vocabulário da língua). Tais relações são chamadas de aspectos semânticos, dentre os quais se destacam: Polissemia Homonímia Sinonímia Antonímia Paronímia

1. Polissemia ► um significante com vários significados Cabeça do prego de chave da turma (com mudança de gênero) Parada formatura militar desfile lance pessoa difícil coisa “A polissemia é um fenômeno comum nas línguas naturais, são raras as palavras que não a apresentam; difere da homonímia por ser a mesma palavra, e não palavras com origens diferentes que convergiram foneticamente. Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss.

2. Homonímia ► significantes iguais com significados diferentes espiar (olhar, observar) e expiar (pagar a culpa) – homófonas almoço (substantivo) e almoço (verbo) – homógrafas são (verbo ser), são (sadio) e são (santo) - perfeitas

3. Sinonímia ⇓ significantes diferentes com significados iguais 4. Antonímia ⇓ significantes diferentes com significados opostos É obtida através de: Prefixos de sentido negativo: feliz x infeliz; leal x desleal Prefixo de sentido oposto: imigrar x emigrar; importar x exportar Heterônimos: alegria x tristeza; mau x bom Existem sinônimos perfeitos? belo e bonito ► são sinônimos, mas o primeiro termo pode ser entendido com valor estético. seca e enxuta ► são sinônimos em relação ao termo toalha, mas jamais em relação ao termo garota.

5. Paronímia ► significantes parecidos com significados diferentes O trabalho de Millôr apresenta a paronímia entre “torno” e “terno” em relação a “turno” (ausente da linguagem verbal, mas presente na contextualização). “Torno” e “terno” simbolizam respectivamente, o operariado e o empresariado. Assim, as imagens de Lula e Collor adquirem valor antonímico devido à polarização do segundo turno da eleição presidencial de 1989.