DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?
Advertisements

O ser humano é um ser social
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Quadro geral das Ciências da Educação.
Instituto Nacional de Educação de Surdos
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Representações Sociais
Uma empresa que veio à moda antiga (Luciano Amado e Gabriel Brandão)
A atitude e a experiência filosófica
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Vygotsky – Pensamento e linguagem
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
Ginástica Geral.
Antropologia Conceitos básicos
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
A Sociedade humana: generalidades
Metodologia de Ensino da Educação Física
Segundo as Teorias de Wallon
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
Introdução à Educação Física Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
CULTURA O QUE É?.
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba S.P.D.A. – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Prof. Vilmair E. Wirmond 2011.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
61 Teatro PIBID Reforma/Contra-Reforma Grandes Navegações Brasil Colonia/Escravatura Jogos teatrais/Concentração/Coordenação motora Improvisação Teatral/pequenas.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Reunião com Orientadores Pedagógicos
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
ARTE GÓTICA.
 Para ler o mundo, precisamos decifrar o signos, o letras, o sinais convencionados o imagens.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.SAMANDA NOBRE

O que são jogos tradicionais e populares?

Linguística, entre outros. segundo Graça Guedes (1989), Os Jogos Tradicionais   podem, proporcionar estudos diversificados no âmbito da: História; Historiografia; Psicologia; Sociologia; Este tipo de jogos varia de regiao para região e possui um significado de natureza mágico-religiosa. É normalmente praticado em épocas bem determinadas do ano ou em intervalos do trabalho agricola , contribuindo de modo saudável para a ocupação das horas livres. Os jogos tradiconais são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme  os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações adaptam-nos à sua maneira de ser e de viver. Desta forma se explicam as variantes de um mesmo jogo (como exemplo, em Portugal existem registadas mais de cinquenta variantes do conhecido Jogo da Malha). Graça Guedes (1989), diz que os jogos tradicionais são criados pelos seus praticantes a partir do repertório dos mais velhos e adaptados às características do local. A denominação de cada um deles evoca por si mesmas as suas características e regras principais. Pedagogia; etnografia; Linguística, entre outros.

Para Cordeiro, M. (1982), este tipo de jogos apresentam as seguintes características: Cultura -  Fazem parte dos conhecimentos adquiridos de geração para geração e estão relacionados com o folclore teatro, Lendas Advinhas Costumes etc... Movimento - As suas diferentes formas de exteriorização promovem um grande contacto com os mais variados tipos de movimento: o salto, o lançamento, a corrida, etc. Competição Saudável  - O mais importante é o convívio simples e salutar entre as pessoas ou grupos, próximas ou distantes. Festa - É um momento de descontracão, de pausa na labuta diária. No caso concreto de "saltar o rego", poderemos classificar esta atividade tradicional na categoria dos jogos hípicos, a partir da classificação sugerida por Graça Guedes (1990). Esta autora agrupa de uma forma prática (em função dos conteúdos da atividade) os jogos tradicionais nas categorias de jogos de interior, jogos de pátio e jogos de rua e campo. Por fim, refere ainda os jogos hípicos, que serão "uma recordação dos torneios que se praticavam num passado já distante".

" O Jogo Popular " «O jogo consiste em transformar um meio num fim em si mesmo» - disse Piaget. Isso acontece com o jogo infantil. No seu 4º estádio de desenvolvimento, entre os 8 e 12 meses (período sensório-motor) a criança aprende a separar os meios dos fins e o jogo surge. Por exemplo: bola x obstáculo. O mesmo sucede com o Jogo Popular. O homem que lança fora do campo onde trabalha a pedra que o estorva, pode converter o lançamento num fim em si mesmo e assim nasce o jogo do malhão. Isso quer já dizer que os Jogos Populares se ligam ao trabalho, à experiência rural: são vivência e prazer. Claro que derivam, ulteriormente, para a exibição e a competição, mas sem corte do cordão umbilical que continua a ligá-los à vida do campo, o que já não acontece com jogos mais refinados, de alta competição, onde aquela ligação se perdeu. A simplicidade e a rudeza de processos mantêm-se no jogo popular, enquanto no jogo de alta competição o fim que era o prazer voltou a ser meio – de atingir fama, fortuna, etc. Até nos «jogos sem fronteiras», a diferença é visível: estes partem da mente para a realidade, embora mais ou menos apoiados nesta; os jogos populares partem da realidade para a realidade."