MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Advertisements

ATIVIDADES LOGÍSTICAS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Fundamentos da Logística
Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Prof. Miguel Antonio Pelizan
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
GESTÃ DE ESTOQUES.
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
O mecanismo de pedir.
Dinâmica intraorganizacional
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Perguntas Logística Grupo 19R.
Logística Empresarial UNIDADE 6
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Alunos : Gustavo Rodrigues Arthur Gonzalez Jaime Sánchez Elias Freitas.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Estrutura da Cadeia Logística
Por que fazer gestão de estoques?
U01 Grupo 19X.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Logistica Integrada.
Administração de Materiais Papel da administração de materiais no processo produtivo • A importância da administração de materiais no contexto de uma empresa.
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Estoques: Previsão de incertezas
Logística Planejamento e Programação Logística
Introdução à Logística e Conceitos Básico
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
5.1 CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Logística.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Técnico em Administração
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Cadeia de suprimentos.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Administração de Compras e Materiais
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM LOGÍSTICA EMPRESARIAL MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS SISTEMA DE ESTOCAGEM, MANUSEIO E MOVIMENTAÇÃO Prof. Esp. Romoaldo J S do Carmo

Gestão de Estoques O principal objetivo da gestão de estoque é assegurar que o produto esteja disponível no tempo e nas quantidades desejadas, equilibrando sua disponibilidade com os custos de seu fornecimento.

Objetivo • Apresentar as definições e modelos de estoque; • Identificar os pontos críticos no gerenciamento do estoque; • Relacionar as formas de Gestão eficiente de estoque, estabelecendo sua função estratégica e as ferramentas de apoio para o seu gerenciamento.

Gestão de Estoques PREMISSAS – Cadastro dos produtos adequado e unificado; – Acompanhamento das movimentações e “status” do estoque, garantindo sua acurácia; – Reduzí-los a níveis adequados e coerentes com sua demanda, acompanhando o giro e antecipando-se às Faltas e Excessos; – Previsão de Demanda; – Determinação de responsabilidades.

Decisões Decisões relativas à gestão do estoque: • Volume (quanto comprar?) • Tempo (quando pedir?) • Seleção (de quem comprar?) • Custo (quanto pagar?) • Qualidade (como aceitar?)

Filosofia do Gerenciamento

A Importância do Estoque na Visão do Varejo

Problemas do Estoque

Estrutura Logística

Definições

Definições

Definições

Definições

Funções do Estoque

Funções do Estoque

Funções do Estoque

Funções do Estoque

Estoque de Organização

Estoque de Organização

Estoque de Organização

Estoque de Organização

Estoque de Organização

Estoque de Organização

Funções do Sistema de Estocagem

Funções da Manutenção

Funções da Manutenção

Funções da Manutenção

Manuseio e Movimentação de Materiais

Funções do Sistema de Estocagem

Movimentação de Materiais Manuseio e Movimentação de Materiais A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes (Russomano, 1976, p. 191), transporte este que é, habitualmente, efetuado por operários semi-qualificados, sob as ordens do movimentador, que é quem lhes transmite o que vai ser transportado, de onde e para onde vai ser transportado (Russomano, 1976, p. 195). A movimentação de material tem também como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados (Russomano, 1976, p. 193). Figura 1 - Carregamento de um navio, porto de Jeddah, Arábia Saudita

Movimentação de Materiais Manuseio e Movimentação de Materiais A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção, grupagem e todas as outras atividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém. Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, que seja uma operação complexa que envolva um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material .

Movimentação de Materiais Manuseio e Movimentação de Materiais Um outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material é o balanço econômico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo e no sítio certo torna-se importante se os custos forem aceitáveis, de modo a que a empresa tenha lucro. A combinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material: A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objetivos específicos (Kulwiec, 1985, p. Figura 2 - Carregamento de um Airbus-Beluga, aeroporto de Bremen

Manuseio e Movimentação de Materiais

Manuseio e Movimentação de Materiais

Manuseio e Movimentação de Materiais

Manuseio e Movimentação de Materiais

Tecnologia

Código de Barras

Sistema GS1

Hierarquia de Identificação

Identificação de Localizações Global Location Number

O que é EDI?

Sistema de Informação

Mecanização

Referências principais: - GONÇALVES, Paulo Sérgio. Administração de Estoques teoria e prática; BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; STOCKTON, R. Stansbury. Sistemas Básicos de Controle de Estoques: conceitos e análises; - www.gs1brasil.org.br; www.wikipedia.com.br;