15 de julho de 2009 Programa Municípios de Fronteira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório Gestão
Advertisements

RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
Definição do público-alvo:
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SP
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
APRESENTAÇÃO apresentação.
REDE DE TECNOLOGIA DO PARANÁ
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Argentina sai ao mundo Com centenas atividades de promoção comercial, as empresas e produtos argentinos estão prontos a mostrar-se nos mais diversos mercados.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Painel: Aspectos destacados
Julho de 2007.
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
INICIATIVA: O FORCIS com apoio do SEBRAE-SP - ER Sudeste Paulista e ADEJ, vem realizando encontros com o objetivo de elaborar um Plano Estratégico de Desenvolvimento.
14 de julho de 2009 CNM Internacional. A CNM Internacional A área da Confederação Nacional de Municípios responsável por promover a inserção internacional.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
XI Marcha dos Prefeitos
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
14 de julho de 2009 Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CURSO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS A inserção de Curitiba na discussão global de temas transnacionais – Mudanças climáticas.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
APL de Utensílios Domésticos e Produtos em Alumínios do Sudoeste do PR Coordenador Ademar Pastre Atividades Realizadas 2013/214.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
 .
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
L I D E R A S C Dra Magaly Vaz de Souza Presidente Unimed Videira São Paulo, Julho 2015 Programa de Formação de Lideranças Associativas de SC.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
Transcrição da apresentação:

15 de julho de 2009 Programa Municípios de Fronteira

uma das prioridades da atuação externa da CNM O tema da fronteira tem sido uma das prioridades da atuação externa da CNM por entender que esses municípios vivem a cooperação internacional e muitos são responsáveis pela integração regional. Nesse sentido, a CNM publicou na Marcha passada o Relatório Fronteiras em Debate.

Programa Municípios de Fronteira A instalação do Grupo de Trabalho Interfederativo de Integração Fronteiriça é uma das prioridades apontadas no relatório (1.2/1.3)

Programa Municípios de Fronteira As prioridades indicadas no relatório continuam sendo as diretrizes das ações da CNM sobre o tema. Este é o caso da preocupação com as formulações de legislação adequada nesta área. O projeto entre Santana do Livramento e Rivera tem esse objetivo, mas carece de recursos para iniciar suas atividades. Da mesma forma, o Estatuto da Fronteira foi iniciado pela entidade, mas este encontra-se parado no Congresso.

Programa Municípios de Fronteira - Cursos de capacitação estão previstos em parcerias com o Sebrae e com o Ministério da Integração, aguardando o posicionamento desse órgão a fim de realizar ações coordenadas. - A parceria com agências internacionais, como a do PNUD tem direcionado recursos para essa região em prol do desenvolvimento de capacidades. Um exemplo disso é o Projeto de Fortalecimento das Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local lançado em julho de 2009.

Programa Municípios de Fronteira

A Cooperação Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas será pauta da Cúpula Amazônica de Governos Locais (7.2)

Programa Municípios de Fronteira

Outros pontos relevantes apontados pelo relatório

Programa Municípios de Fronteira Em 2007 a CNM - tornou-se parceira do PROFRONTEIRA. Programa de Cooperação Transfronteiriça para o Desenvolvimento Integrado das Regiões Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Extremo Oriente da Argentina

Programa Municípios de Fronteira Objetivos - Promover a Cooperação Transfronteiriça - Integrar as instituições do governo(3D), instituições de apoio, de desenvolvimento, empresariais, de representação e de comércio exterior; - Estimular relações de proximidade, parceria e intercâmbio em múltiplas dimensões -Promover o comércio exterior e o empreendedorismo internacional PROFRONTEIRA – Mercosul na prática

Programa Municípios de Fronteira

PROGRAMA PROFRONTEIRA DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO INFRA-ESTRUTURA URBANA E RURAL LOGISTICA VOCACIONADATURISMOCULTURA E IDIOMAS OS 5 EIXOS ESTRUTURANTES DO PROFRONTEIRA

LOGÍSTICA VOCACIONADA Incubadora tecnológica LOCAL PARA FRACIONAMENTO DEPÓSITO FRIGORIFI- CADO. FRUTAS OU CARNES Laboratórios Fitossanitários

EmpreendedorismoEmpresarial Missões internacionais Feiras e Rodadas de Negócios Desenvolvimento de Lideranças APLS da Microrregião Escritório de Escritório de Negócios do Mercosul Agroindústria familiar Agronegócios Confecções Móveis Utensílios domésticos em AL

ARTESANATO TEMÁTICO ARTESANATO TEMÁTICO DECORAÇÃO DE AMBIENTES DECORAÇÃO DE AMBIENTES AGÊNCIAS DE VIAGEM ESPECIALI- ZADAS AGÊNCIAS DE VIAGEM ESPECIALI- ZADAS RECEPTIVO AO TURISTA RECEPTIVO AO TURISTA SERVIÇOS GRÁFICOS SERVIÇOS GRÁFICOS LOJAS DE SOUVENIRS LOJAS DE SOUVENIRS SINALIZAÇÃO RESTAURANTES HOTÉIS TURISMO RELIGIOSO TURISMO RELIGIOSO

INTERCÂMBIODEPROFESSORES CULTURAGUARANÌ SEMANA DA CULTURA PÓLODEIDIOMAS CULTURA

Implantação de Um COMITÊ DE FRONTEIRA FRONTEIRA PatrulhaRodoviária Captação de Recursos em grupos Treinamento Em elaboração de Projetos Infra-estrutura

Programa Municípios de Fronteira OBRIGADO! CNM Internacional Confederação Nacional de Municípios Joarez Lima Henrichs Prefeitura Municipal de Barracão – PR Os grandes líderes não resolvem problemas; antecipam-se a eles. James A. Belasco