EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
DIREITO ADMINISTRATIVO
A APLICAÇÃO DO DIREITO CONCEITO E RELAÇÕES.
DIREITO LIGADOS À LIBERDADE
Introdução ao Direito II
A LEI PENAL MILITAR E A JUSTIÇA MILITAR
VIGÊNCIA, VALIDADE, EFICÁCIA E VIGOR DAS NORMAS
Constitucional II 1.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
Mandado de injunção.
Tópico I – Direito Constitucional
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
Unih+ Curso Preparatório OAB
ADIN por omissão e ADIN interventiva
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
DISCIPLINA: DIREITO HUMANOS
Direito Constitucional
Direito Constitucional I
Vigência e Aplicação da norma tributária
PODERES CONSTITUÍDOS AULA 7 DIREITO CONSTITUCIONAL PROFª KIMA GALINDO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Noções Gerais
Grupo: Davi Victor Jaciane Raísa Jeffrey Antony Luís Gustavo
AULA 2: PODER CONSTITUINTE E CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
DIREITO CONSTITUCIONAL
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Direito Constitucional
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO (IF-Br): ASPECTOS JURÍDICOS
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
2009. Alguns autores consideram seu surgimento na década de vinte; após a primeira Guerra Mundial, pois as condições econômicas dos países naquele momento.
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
DIREITO CONSTITUCIONAL 1
OS LIMITES AO PODER DE TRIBUTAR
FONTES DO DIREITO TRIBUTÁRIO
4.1. Introdução: As fontes obrigacionais devem ser entendidas como os fatos jurídicos dos quais se originam as relações obrigacionais, sendo a lei a fonte.
DIREITO PARA CONCURSO CONSTITUCIONAL
A LEI JURÍDICA.
DIREITO CONSTITUCIONAL I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 4. CONSTITUCIONALISMO Revolução Americana (1.778) e Revolução Francesa (1.789) 5. SUPREMACIA CONSTITUCIONAL.
TRIBUTO e suas espécies
DIREITO TRIBUTÁRIO.
INTEGRAÇÃO DA LEI TRIBUTÁRIA Todos devem seguir a lei, mas nem sempre isso é possível, pois algumas vezes ela é omissa. Quando isso ocorrer faz-se necessário.
EFICÁCIA DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Hierarquia Constitucional Existe hierarquia entre normas da mesma Constituição? Depende. – Entre normas aprovadas pelo Poder Constituinte Originário, NÃO:
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
Dir. Constitucional I Prof. Fernanda Borges Roteiro/Aula.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * Como o direito regula a criação do direito? * Como o direito lida com normas criadas por outros entes “não.
Instituições de Direito Prof. Rafael Mafei. * De onde vem o direito? * Onde podemos conhecê-lo? * Que atos têm poder de criá-lo?
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
Transcrição da apresentação:

EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS UNASP – Engº COELHO

ESPÉCIES DE NORMAS CONSTITUCIONAIS CONCEITO – As normas constitucionais, como regra geral, apresentam dois tipos de de eficácia: uma jurídica e social; e outra jurídica. Eficácia social – possibilidade da norma constitucional poder regular determinadas relações jurídicas, incidindo sobre fatos concretos; Eficácia jurídica – observa-se esse fenômeno quando a norma já está apta a produzir efeitos, incidindo sobre relações concretas, porque a partir da promulgação tem-se como revogadas todas as normas anteriores que com ela conflitam.

NORMAS DE EFICÁCIA PLENA, CONTIDA E LIMITADA Normas constitucionais de eficácia plena – são aquelas que recebem do constituinte normatividade suficiente à sua incidência imediata. Situam-se predominantemente entre os elementos orgânicos da Constituição. Não necessitam de providência normativa ulterior para a sua aplicação. Criam situações subjetivas de vantagem ou vínculo, desde logo exigíveis. Ex: CF art. 230, § 2º; art. 134, § 2º

Normas constitucionais de eficácia contida – são aquelas que têm incidência imediata e direta, porém possivelmente não integral, podendo estar limitadas a fatores de restrição (tanto pela Constituição, quanto pelas normas infraconstitucionais). Disso decorre que fatores de restrição, uma vez verificados, retiram a plena eficácia da norma constitucional. A decretação do estado de defesa ou de sítio, limitam diversos direitos (CF arts. 136, § 1º, e 139) são exemplos de fatores de restrição.

Normas constitucionais de eficácia limitada – são aquelas que no momento da promulgação necessitam de uma lei infraconstitucional para que possam produzir todos os seus efeitos. São normas cuja aplicabilidade é de mediata e reduzida eficácia, e, por isso, têm a sua aplicabilidade diferida, isto é, lançada para o futuro.

ESPÉCIES DE NORMAS CONSTITUCIONAIS DE EFICÁCIA LIMITADA Normas de princípio organizativo (ou institutivo) contêm preceitos iniciais de organização e estruturação de instituições, órgãos ou entidades. Ex: CF art. 18, § 2º; 22, § único; 25, § 3º e outros; Normas de princípio programático (visão prospectiva da Constituição) são aquelas que veiculam programas a serem implantados pelo Estado (CF arts. 6º, 196; 205; 215; 218, caput, 227, etc.

A CRISE DAS NORMAS PROGRAMÁTICAS A desilusão do cidadão poder refletir a frustração quanto a eficácia das normas constitucionais programáticas (fenômeno social – não jurídico). ORIGEM DAS NORMAS PROGRAMÁTICAS - Nascidas como solução política intermediária para contentar tanto os que a defendiam quanto os que a rejeitavam, dependem de normas infraconstitucionais para terem plena eficácia. Como torná-las eficazes? 1) Solução política – pressão social 2) Solução legislativa – facilitar o processo legislativo