OFICINA DE ARTES VISUAIS

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Transcrição da apresentação:

OFICINA DE ARTES VISUAIS Prof. Titular: Paulo H. Pienta Profª Assistente: Carolina F. Carrano Profª Assistente: Vanessa G. Lopes Aula 1 (02/10/2008) NS 2006/01

EMENTA: As artes visuais e a percepção do mundo por meio das dimensões: crítica e Histórico-Social. As artes como produto cultural e histórico.

Quais os objetivos? Transformar o ensino de artes em Educação Estética. Desenvolver o senso crítico. Transformar o senso comum em representação cultural.

Conteúdo As artes visuais no contexto da sociedade contemporânea. Artes visuais na Educação escolar e o trabalho com as linguagens artísticas. Avaliação e o ensino das Artes visuais.

A arte visual é uma linguagem, dentre as quatro linguagens da Arte Educação.

A Arte Educação não visa formar artistas, músicos, dançarinos ou atores, mas procura, muito mais, formar platéia.

A arte humaniza o ser humano, através do pensamento, planejamento e do fazer.

É através da Arte que damos forma aos nossos pensamentos e projetos.

A Arte é importante para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo através da sensibilidade e das criatividade.

Os meios de comunicação se multiplicaram, a informação está mais rápida, tudo isso para disputar a atenção do público consumidor.

Habitamos um mundo que vem trocando sua paisagem natural por um cenário criado pelo homem, pelo qual, circulam pessoas, produtos, informações e principalmente imagens.

Precisamos deixar de ser observadores passivos para nos tornarmos espectadores críticos, participantes e exigentes.

A linguagem é que determina os objetos e as sensações, portanto ela é de extrema importância nas Artes.

Podemos trabalhar as artes visuais de várias formas: História da arte; Filosofia da arte; Princípios técnicos das artes visuais; Metodologia do ensino das artes.

Dentro das artes visuais existem várias subdivisões: Desenho Pintura Gravura Xilogravura Escultura

Recorte Colagem Cinema Fotografia Vídeo Computação gráfica

Quando se trata de ARTE? Esta discussão tem ocupado filósofos e historiadores desde a antiguidade. Há algo de novo a dizer?

A arte não está mais restrita a determinados espaços específicos. A arte está em toda parte, penetrando no nosso cotidiano.

O ser humano por natureza é carente de estímulos visuais. Esta relação do homem com a arte é o foco principal da SOCIOLOGIA da ARTE.

A sociologia da arte procura mostrar a relação das diversas formas de expressão criadas pelo homem e seus significados numa determinada época, e ainda, como os homens vivem nela.

Existem outras ciências que estudam a arte, como Psicologia, História e a Filosofia.

Segundo os princípios da Fenomenologia, a arte deve ser entendida a partir da relação do artista com o mundo e com os outros homens.

Dentre as características mais importantes das artes destacamos a emoção e o prazer, que alguns filósofos identificam como sendo o prazer do belo ou prazer estético.

O diretor de teatro, PETER BROOK diz que a beleza de uma peça esta na qualidade e na perfeição de um gesto ou numa palavra.

Ele quer mostrar que a beleza que caracteriza a obra de arte deve vir de dentro do observador, sob a forma de entrega ou de uma fruição emocionada.

Portanto, a emoção artística depende da sociedade em que se vive, da região, do tempo e das pessoas com quem convivemos.

Aos poucos vamos desenvolvendo uma forma própria de apreciar esteticamente o mundo que nos rodeia.

O Prazer do Belo depende também do estado de espírito no momento da apreciação.

Portanto, se a beleza é uma relação do homem com um objeto, cabe ao artista desenvolver habilidade suficiente para se fazer entender, despertando no público emoção e prazer.

A beleza não é um valor universal A beleza não é um valor universal. A melhor forma de apreciar arte é ficar atento ao prazer que ela proporciona, tornamo-nos assim conscientes do nosso gosto.

A beleza vem da emoção que temos diante de uma obra de arte quando percebemos a intenção do artista.

Uma marcha fúnebre pode ser bonita apesar de ser triste, pois o mundo que serve a arte, como inspiração, é alegre e triste agradável e desagradável.

Para sentir esta emoção é preciso que a obra tenha a ver com sua sensibilidade, esta por sua vez, depende da sua idade, cultura e a estrada que foi percorrida.

Se compreendemos que cada um tem a sua sensibilidade, não ficaremos escandalizados com as preferências dos outros.