Pesquisa-ação Deborah Alvim Karla Almeida Maria Eduarda Salles Marina Brendel Natália Asfora 2 ano C
“A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” (THIOLLENT, 1997).
Definição: Pesquisa Participativa; Pesquisa Social.
Objetivos Objetivo prático; Objetivo de conhecimento.
Características Associação entre pesquisa e resolução de um problema coletivo; Envolvimento cooperativo entre pesquisadores e participantes representantes da situação-problema; Papel dos Pesquisadores;
Identificação da ação a ser desenvolvida; Desempenho; Obstáculos; Experimentação; Interpretações da realidade.
Fases Fase Exploratória; Fase Principal (planejamento); Fase de Ação; Fase de Avaliação.
Vantagens... Dinâmica; Maior conhecimento por ambos os lados; Soluções rápidas; Meios satisfatórios.
...e desvantagens Especificidade; Não pode ser generalizada; Restrita.
Exemplo Atuação dos alunos
Considerações finais Novo método de investigação contemporânea; Ferramentas utilizadas.
Bibliografia Jarry Richardson, Roberto.“Como fazer pesquisa-ação?”.Disponível em: http://jarry.sites.uol.com.br/pesquisacao.htm .Acesso em: 20 de abril de 2009; “Pesquisa ação”.Disponível em: http://metodologiapa1.pbwiki.com/.Acesso em: 20 de abril de 2009; Krafta, Lina.Freitas, Henrique. Dai Prá Martens, Cristina.Andres, Rafael. “O Método da Pesquisa-Ação: um estudo em uma empresa de coleta e análise de dados”. Disponível em: http://www.quantiquali.com.br/revista.Acesso em: 20 de abril de 2009.