Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Apresentação da Disciplina:
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Plano de Trabalho Docente
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica NRE Itinerante - 2009 Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP Z S C U L A PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológico da escola Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola

Projeto Político Pedagógico O termo é defendido pelos educadores críticos, como sendo um documento de construção coletiva da identidade da escola pública. É a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades. Pressupõe concepção de homem, sociedade, escola, educação, cultura, trabalho, tecnologia, cidadania, conhecimento, ensino e aprendizagem, avaliação; Supõe reflexão e discussão crítica da sociedade e da educação para encontrar possibilidades de intervenção na realidade. Exige e articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo para construir uma visão global da realidade e dos compromissos coletivos. Alicerça o trabalho pedagógico escolar enquanto processo de construção contínua: nunca é pronto e acabado.

O Projeto Político Pedagógico não é: Um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Algo construído para ser arquivado: prova de tarefa burocrática pronta e acabada para ser encaminhado às autoridades educacionais; Tarefa específica do pedagogo, do coordenador pedagógico ou do diretor.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - PPC Z S C U L A PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológicos da escola Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - PPC O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Objetivos PARA QUEM? Educandos da escola pública

Proposta Pedagógica Curricular O QUÊ: conteúdos de cada área do conhecimento; COMO: metodologia de ensino e práticas avaliativas; POR QUÊ: o direito à apropriação do conhecimento produzido historicamente; PARA QUÊ: socialização e a apropriação dos conteúdos, enquanto compromisso com a emancipação das camadas populares; PARA QUEM: sujeito histórico-social construído nas determinações das relações de classe.

Proposta Pedagógica Curricular ELEMENTOS SUGERIDOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA PPC 1) Apresentação geral da disciplina (justificativa) 2) Conteúdos Estruturantes, conteúdos básicos; 3) Metodologia (geral da disciplina); 4) Avaliação (geral da disciplina); 5) Referênciais.

Proposta Pedagógica Curricular Perguntas pertinentes 1 – Apresentação geral da disciplina Justifica porque a disciplina de Educação Física deve permanecer no currículo da Educação Básica? Descreve por que essa disciplina é importante como saber escolar e no que contribui para a formação do estudante? Faz alusão à importância histórica da disciplina? Apresenta uma concepção de disciplina de acordo com as DCEs?

Proposta Pedagógica Curricular Perguntas pertinentes 2 – Conteúdos Apresenta os conteúdos estruturantes conforme as DCEs? Os conteúdos básicos apresentados estão coerentes com os conteúdos estruturantes? Os conteúdos estão coerentes com a justificativa da relevância da disciplina no currículo escolar? Os conteúdos específicos elencados articulam de maneira coerente com os conteúdos básicos e com os conteúdos estruturantes?

Proposta Pedagógica Curricular Perguntas pertinentes 3 – Metodologia da disciplina Explicita de forma clara a metodologia e as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas no ensino da disciplina? Está coerente com a concepção metodológica proposta na DCE? Ao longo do texto apresenta (de forma geral) os recursos didáticos e tecnológicos a serem utilizados?

Proposta Pedagógica Curricular Perguntas pertinentes 4 – Avaliação A concepção de avaliação está coerente com a LDB, com as DCE e com o Projeto Político Pedagógico da escola? Apresenta os critérios de avaliação organizados por bloco de conteúdos, série,...? Os critérios de avaliação apresentados estão articulados com a concepção teórico-metodológica da disciplina? Explicita, de forma geral, diferentes instrumentos de avaliação? (seminários,debates, trabalhos, discussões, provas e outros)‏

Proposta Pedagógica Curricular Perguntas pertinentes 5 – Referências Estão relacionadas as referências bibliográficas, materiais impressos/eletrônicos, utilizados na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular? Cita as DCE?

PLANO DE TRABALHO DOCENTE I R E T Z S C U L A PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológicos da escola Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - PPC O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Objetivos PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE Partindo da Proposta Pedagógica Curricular Organiza o ensino e aprendizagem em sala de aula; Organiza os conteúdos específicos; Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados; Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo; Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido.

Dimensão legal Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente. Edital de concurso para o magistério – Descrição das atividades genéricas dos professores de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual do Paraná: Contribuir para o desenvolvimento da Proposta Pedagógica Curricular dos estabelecimentos de ensino em que atuar;

Dimensão legal Elaborar Plano de Trabalho Docente e trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional. É importante destacar que o Plano de Trabalho Docente parte da relação estabelecida entre o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular, portanto se constitui na expressão do currículo em sala de aula, que por natureza, expressa e legitima a intencionalidade da escola.

Plano de Trabalho Docente: Tempo do Plano de Trabalho: O Plano de trabalho Docente pode ser organizado de forma mensal, bimestral, trimestral ou semestral, de acordo com a organização do trabalho pedagógico da escola.

Plano de Trabalho Docente Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor (Planejamento enquanto processo teórico que antecipa a ação de sistematização); Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Possibilita compreender a concepção de ensino e aprendizagem e avaliação do professor; Orienta /direciona o trabalho do professor; Requer conhecimento prévio da Proposta Pedagógica Curricular; Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.

Plano de Trabalho Docente Estrutura sugerida 1 – Conteúdos Estruturantes/ Básicos e Específicos 2 - Justificativa da escolha do conteúdo 3 - Encaminhamento Metodológico do conteúdo e recursos didáticos 4 - Avaliação: critérios e instrumentos 5 - Referências

CONTEÚDOS : Definidos por conteúdos estruturantes, ou seja saberes - conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas - que identificam e organizam os diferentes campos de estudos das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento (Arco-Verde, 2006). O desdobramento dos conteúdos estruturantes, e conteúdos básicos e conteúdos específicos, a partir do quadro de conteúdos, será feito pelo professor em discussão com os demais professores da área que atuam na escola. O professor deve dominar o conteúdo escolhido em sua essência, de forma a tomar o conhecimento em sua totalidade e em seu contexto, o que exige uma relação com as demais áreas de conhecimento. Esse processo de contextualização visa a atualização e aprofundamento dos conteúdos pelo professor, possibilitando ao aluno estabelecer relações e análises críticas sobre o conteúdos. Cabe destacar que a contextualização não se faz pelo desenvolvimento de projetos, mas na abordagem histórica do conteúdo.

Estruturas do plano de trabalho docente: Conteúdos Estruturante e Básicos: observar a tabela anexa as DCE; Específicos: cabe ao professor elencar esses conteúdos, trabalhando-os de forma contextualizada e articulada aos conteúdos estruturantes e básicos; Justificativa Justificar a escolha dos conteúdos específicos(Qual a importância desses conteúdos para a formação do aluno dessa comunidade escolar).

Encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos: (como fazer/ procedimentos)‏ Descrever os encaminhamentos que serão utilizados na prática, assim como os recursos didáticos e tecnológicos para alcançar os objetivos e o processo de investigação teórica.

Avaliação: critérios e instrumentos A avaliaçao deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB nº 9394/96. Os critérios de avaliação devem ser definidos pela intenção que orienta o ensino e explicita os propósitos e a dimensão do que se avalia. Critérios são um elemento de grande importância no processo avaliativo, pois articulam todas as etapas da ação pedagógica; Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critérios refletem o que vai se avaliar e são estabelecidos em função dos conteúdos. Os instrumentos de avaliação devem ser pensados e definidos de acordo com as possibilidades teórico-metodológicas que oferecem para avaliar os critérios oferecidos. (falar do texto do grupo de estudo do ano passado) Na avaliação, deve constar a proposta de recuperação dos conteúdos.

REFERÊNCIAS As referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor fundamenta seu trabalho e conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo, portanto, o livro didático o único recurso.