DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
EU ACOMPANHO A AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MEU FILHO. E VC?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
Equivalente à média dos países da OCDE
III JORNADA PEDAGÓGICA
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Passos para Revisão do PPP
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
EQUIPE: CADEP/NRE – TOLEDO/PR Claudete Miola de Castro Dianete Maria Ragazzan Elaine Colletti Trhun Marina Fátima G. de Brito.
GESTÃO ESCOLAR.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Espaços de participação na escola: práticas e diversidade
Plano de Trabalho Docente
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Instrumentais técnicos
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Gerenciamento de Sala de Aula
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Encontro Estadual de Formação
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Presentation Title Subheading goes here Cap.2- A direção da escola e a gestão democrática.
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
CONSELHO ESCOLAR: a participação cidadã na escola
Atuação dos agentes de Controle Social
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
As Concepções Pedagógicas.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Revisita ao PPP.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED A CONCEPÇÃO DE MÉTODO NO FORTALECIMENTO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED

“ A gestão democrática é, portanto, atitude e método “ A gestão democrática é, portanto, atitude e método. A atitude democrática é necessária, mas não é suficiente. Precisamos de métodos democráticos de efetivo exercício da democracia. Ela também é um aprendizado. Demanda tempo, atenção e trabalho.” (Gadotti, 1980, p.4)

A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA PRESSUPOSTO BÁSICO: O QUE É REALMENTE DEMOCRÁTICO NA ESCOLA PÚBLICA? A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA

A socialização do conhecimento é um compromisso social do público para o público – “res publica” “Oposição aos interesses privados patrimoniais, clientelistas ou meramente corporativos” (Sposito, 2002, p.46)

expressa uma visão de mundo, de homem e sobretudo postura coerente. O CARÁTER PÚBLICO DA ATIVIDADE EDUCATIVA “A natureza da res publica exige a transparência nas decisões e a real possibilidade de interferência, condições básicas para a democracia e a participação.”(SPOSITO, 2002, P. 49) A compreensão do caráter público da educação não prescinde de clareza sobre a concepção de método, que por sua vez expressa uma visão de mundo, de homem e sobretudo postura coerente.

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

“A COMPREENSÃO DIALÉTICA DA TOTALIDADE SIGNIFICA NÃO SÓ QUE AS PARTES SE ENCONTRAM EM RELAÇÃO DE INTERNA INTERAÇÃO E CONEXÃO ENTRE SI E COM O TODO, MAS TAMBÉM QUE O TODO NÃO PODE SER PETRIFICADO NA ABSTRAÇÃO SITUADA POR CIMA DAS PARTES, VISTO QUE O TODO SE CRIA A SI MESMO NA INTERAÇÃO DAS PARTES.” (FRIGOTTO APUD KOSIK, 1976)

MÉTODO MÉTODO

VIAS DE ACESSO À PARTICIPAÇÃO DIMENSÃO POLÍTICA 1. PROCESSOS ELETIVOS – ESCOLHA - CRITÉRIOS DIREÇÃO CONSELHO ESCOLAR APMF GRÊMIO ESTUDANTIL REPRESENTANTES DE TURMA

A ELEIÇÃO/PROCESSO DE ESCOLHA É A PRIMEIRA VIA PARA A CONCRETIZAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, MAS ELA POR SI SÓ NÃO GARANTE UMA GESTÃO, DE FATO, DEMOCRÁTICA.

CONTRADIÇÃO APRENSÃO RADICAL DA REALIDADE PRÁXIS 2. CLAREZA DO PAPEL DAS INSTÂNCIAS E DA NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO ENTRE ELAS (RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA) ORGANISMOS DE NATUREZA DIFERENTE CONTRADIÇÃO APRENSÃO RADICAL DA REALIDADE PRÁXIS

3. ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO DO REPRESENTANTE DE CADA SEGMENTO DA COMUNIDADE CONCEPÇÃO DE REPRESENTAÇÃO/REPRESENTATIVIDADE

PAPEL DA DIREÇÃO E DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NECESSÁRIA MEDIAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA QUANTO AOS CONDICIONANTES INERENTES À PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA COMUNIDADE ESCOLAR CONSIDERADA EM SUA TOTALIDADE

Criar condições para a participação (socialização dos documentos escolares, fundamentação teórica, divulgação de informações, organização dos espaços e tempos escolares, clareza das funções,acesso aos recursos tecnológicos, comunicação com instâncias, )

DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS DA PARTICIPAÇÃO NA UNIDADE ESCOLAR* CONDICIONANTES INTERNOS CONDIÇÕES DE TRABALHO: ESTRUTURA FÍSICA, MOBILIÁRIO, EQUIPAMENTOS, ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENTRE OUTROS CONDICIONANTES INSTITUCIONAIS: RELAÇÕES DE PODER, CLAREZA DAS FUNÇÕES, ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES, CONSELHO DE CLASSE CONDICIONANTES POLÍTICO-SOCIAIS: OS INTERESSES DOS GRUPOS DENTRO DA ESCOLA, SOCIALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ESCOLARES (PPP, REGIMENTO, ESTATUTOS...) DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONDICIONANTES IDEOLÓGICOS: CONCEPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO, DE DEMOCRACIA CONCEPÇÕES, CRENÇAS, CONTROLE SOCIAL, ETC * PARO, 2004, P. 43-63

CONDICIONANTES EXTERNOS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE VIDA: MISÉRIA, DESEMPREGO, TRABALHO INFORMAL, FALTA DE TEMPO DOS PAIS PARA IR À ESCOLA, ESPAÇO PARA DISCUSSÕES E REUNIÕES, IDH CONDICIONANTES CULTURAIS: VISÃO QUE A COMUNIDADE TEM DA ESCOLA, NOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO, ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO EDUCATIVO, ETC. CONDICIONANTES INSTITUCIONAIS DA COMUNIDADE: MECANISMOS COLETIVOS DE PARTICIPAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, COMUNICAÇÃO ENTRE AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS

“NO PROCESSO DIALÉTICO DE CONHECIMENTO DA REALIDADE O QUE IMPORTA FUNDAMENTALMENTE NÃO É A CRÍTICA PELA CRÍTICA, O CONHECIMENTO PELO CONHECIMENTO, MAS A CRÍTICA E O CONHECIMENTO CRÍTICO PARA UMA PRÁTICA QUE ALTERE E TRANSFORME A REALIDADE ANTERIOR NO PLANO DO CONHECIMENTO E NO PLANO HISTÓRICO-SOCIAL. A TEORIA MATERIALISTA HISTÓRICA SUSTENTA QUE O CONHECIMENTO SE DÁ NA E PELA PRÁXIS. (...) A REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A REALIDADE NÃO É UMA AÇÃO DILETANTE, MAS UMA REFLEXÃO EM FUNÇÃO DA AÇÃO PARA TRANSFORMAR. (FRIGOTTO, 2004, P.81)

REFERENCIAS BASTOS, J.B. GESTÃO DEMOCRÁTICA. RIO DE JANEIRO : DP&A:SEPE, 2002. (O SENTIDO DA ESCOLA) FRIGOTTO, G. O ENFOQUE DA DIALÉTICA MATERIALISTA HISTÓRICA NA PESQUISA EDUCACIONAL. IN: FAZENDA, I. METODOLOGIAS DA PESQUISA EDUCACIONAL. SÃO PAULO : CORTEZ, 2004. PARO, V.H. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA. SÃO PAULO : ÁTICA, 2004.

CONTATOS (41) 33401659 / 33401780 / 33401799 cadeppr@yahoo.com.br nadiaartigas@yahoo.com.br