PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Plano de Trabalho Docente
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (LEM)
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretrizes do ensino de História
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Apresentação da Disciplina:
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Currículo /Educação Física
Prefeitura municipal de Imperatriz
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
Organização Curricular
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Aproveitamento de Estudos
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano de Trabalho Docente
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR ARTE

ARTES E CIÊNCIAS TÊM EXATAMENTE A MESMA FINALIDADE E A SUA EFICÁCIA É SEMELHANTE, APESAR DE DISPOREM DE RECURSOS DIFERENTES. TODAS VISAM CRIAR OU CONSTRUIR VERSÕES DE MUNDOS, ISTO É, FORMAS DE ORGANIZAR AS COISAS. NELSON GOODMAN

DELIBERAÇÃO DO NOME DA DISCIPLINA A PARTIR DE 04/06/09 ATRAVÉS DO PARECER CEE/CEB Nº 219/09 A DISCIPLINA DE ARTE PASSA A DENOMINAR-SE ARTE PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA a) FAZ ALUSÃO À IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA DISCIPLINA? (ENFOQUE NO ENSINO DA ARTE) b) APRESENTA UMA CONCEPÇÃO DE DISCIPLINA DE ACORDO COM AS DCES? c) APRESENTA O OBJETO DE ESTUDO DA DISCIPLINA? d) OS OBJETIVOS ESTÃO POSTOS DE FORMA CLARA E COERENTE COM A CONCEPÇÃO DA DISCIPLINA? e) JUSTIFICA POR QUE O CONHECIMENTO DESTA DISCIPLINA É IMPORTANTE COMO SABER ESCOLAR E COMO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE? f) HÁ CLAREZA E OBJETIVIDADE NO TEXTO PROPOSTO?

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES - BÁSICOS DA DISCIPLINA a) APRESENTA OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONFORME AS DCES: ELEMENTOS FORMAIS, COMPOSIÇÃO, MOVIMENTOS E PERÍODOS b) APRESENTA OS CONTEÚDOS BÁSICOS?

CONTEÚDOS DAS SÉRIES ORGANIZADOS DE FORMA À COMPOR UMA UNIDADE: 5ª SÉRIE/6° ANO DIRECIONADO PARA A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ARTE EM SUAS ORIGENS E OUTROS PERÍODOS HISTÓRICOS; 6ª SÉRIE/7°ANO É IMPORTANTE RELACIONAR O CONHECIMENTO COM FORMAS ARTÍSTICAS POPULARES E O COTIDIANO DO ALUNO; 7ª SÉRIE/8° ANO O TRABALHO PODERÁ ENFOCAR O SIGNIFICADO DA ARTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E EM OUTRAS ÉPOCAS, ABORDANDO A MÍDIA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ARTE; 8ª SÉRIE/9° ANO , TENDO EM VISTA O CARÁTER CRIATIVO DA ARTE, A ÊNFASE É NA ARTE COMO IDEOLOGIA E FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

E CULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. OBS.: LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO ENSINO MÉDIO É PROPOSTA UMA RETOMADA DOS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E APROFUNDAMENTO DESTES E OUTROS CONTEÚDOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E CULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. OBS.: LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL OS CONTEÚDOS DEVEM SER SERIADOS PARA O ENSINO MÉDIO NÃO SE FAZ NECESSÁRIO SERIAR OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DEVEM SER ARTICULADOS ENTRE SI PARA FORMAR A UNICIDADE DO CONHECIMENTO EM ARTE.

METODOLOGIA DA DISCIPLINA a) EXPLICITA DE FORMA CLARA A METODOLOGIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ENSINO DA DISCIPLINA? b ) ESTÁ COERENTE COM A CONCEPÇÃO METODOLÓGICA PROPOSTA NAS DCES? c) AO LONGO DO TEXTO APRESENTA OS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS? d) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO A FORMA COM A QUAL SERÁ DESENVOLVIDO O TRABALHO REFERENTE AS LEIS: LEI 10.639/03 “HISTÓRIA E CULTURA AFRO”, LEI 13.381/01 “HISTÓRIA DO PARANÁ”, LEI 9.795/99 “MEIO AMBIENTE” E LEI 11645/08 “HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS” E A LEI 11769/08 “ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSCIA”.

e) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO A FORMA COM A QUAL SERÁ DESENVOLVIDO O TRABALHO REFERENTE AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS (SEXUALIDADE, PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS E VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FISCAL)? OS TRÊS ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS PREVISTOS PELA DIRETRIZ CURRICULAR SÃO: SENTIR E PERCEBER, TEORIZAR E TRABALHO ARTÍSTICO. PARA SE TER A UNICIDADE DO CONHECIMENTO EM ARTE OS TRÊS ENCAMINHAMENTOS DEVEM SER DESENVOLVIDOS ARTICULADOS ENTRE SI.

AVALIAÇÃO a) A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO ESTÁ COERENTE COM A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA ASSUMIDA PELA ESCOLA E DE ACORDO COM O CONTIDO NO REGIMENTO ESCOLAR, PPP, DELIBERAÇÃO 007/99-CEE, DCES E A LDB? b) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO AOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM CONSONÂNCIA COM O CONTIDO NOS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA JÁ MENCIONADOS NO ITEM A DESTE TÍTULO? c) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO AOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS EM CONSONÂNCIA COM O CONTIDO NOS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA JÁ MENCIONADOS NO ITEM A DESTE TÍTULO? d) EXPLICITA E/OU FAZ ALUSÃO A FORMA COM A QUAL SERÁ DESENVOLVIDO O TRABALHO REFERENTE À RECUPERAÇÃO PARALELA?

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO CONTÍNUA, FORMATIVA E DIAGNÓSTICA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EX.: AVALIAÇÃO ESCRITA, TRABALHO PRÁTICO, PESQUISA, LEITURA COMPREENSIVA DE TEXTOS, PALESTRA, PRODUÇÃO DE CENAS, ETC.; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EX.: SISTEMATIZAÇÃO DO TEXTO PROPOSTO EXPRESSÃO CORPORAL RECONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DA LINGUAGEM TEATRAL (MÁSCARAS, FIGURINO, ETC.) INTEGRAÇÃO DAS REGRAS ESTABELECIDAS

NO TEXTO DO 2º ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS DA DISCIPLINA DE 2008 CONSTAM 14 EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO SUBSÍDIOS PARA AS AVALIAÇÕES.

REFERÊNCIAS b) CITA AS DCES? a) ESTÃO RELACIONADOS ÀS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS/ELETRÔNICOS, UTILIZADOS DIRETAMENTE NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR? (LIVROS QUE CONTEMPLEM HISTÓRIA DA ARTE E QUE REALMENTE FORAM UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PPC). b) CITA AS DCES?