ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO Oficina de Expressão
2º encontro – Professores Maio de 2012
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (LEM)
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Dominando as práticas pedagógicas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Orientação Técnico-Pedagógica
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Estrutura do documento:
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Ponto de partida Capítulo 3
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Como elaborar um plano de aula
• Manejo – Formação – Professor.
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Reflexões sobre Produção Textual
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
TRABALHO COLABORATIVO
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS O TRABALHO COM O CONTEÚDO ESTRUTURANTE DE LEM E SEUS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAR-SE-Á EM QUATRO MOMENTOS:

1- A MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO; 2- A PROBLEMATIZAÇÃO; 3- A INVESTIGAÇÃO; 4- A CRIAÇÃO DO CONCEITO.

A PARTIR DO CONTEÚDO ESTRTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL, SERÃO ABORDADAS QUESTÕES LINGÜÍSTICAS, SOCIOPRAGMÁTICAS, CULTURAIS E DISCURSIVAS, BEM COMO AS PRÁTICAS DE USO DA LÍNGUA: ESCRITA, ORALIDADE E LEITURA.

O PONTO DE PARTIDA DA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA SERÁ O TEXTO VERBAL E NÃO VERBAL.

PROPÕE-SE QUE NAS AULAS DE LEM O PROFESSOR ABORDE OS VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS, EM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS ANALISANDO A FUNÇÃO DO GÊNERO ESTUDADO, SUA COMPOSIÇÃO, A DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÕES, O GRAU DE INFORMAÇÃO PRESENTE ALI,A INTERTUALIDADE, OS RECURSOS COESIVOS, A COERÊNCIA E SOMENTE DEPOIS DE TUDO ISSO A GRAMÁTICA EM SI.

SENDO ASSIM, O ENSINO DEIXA DE PRIORIZAR A GRAMÁTICA PARA TRABALHAR COM O TEXTO, SEM NO ENTANTO, ABANDONÁ-LA.

DO MESMO MODO, A PRODUÇÃO DE TEXTO SE FAZ SEMPRE A PARTIR DO CONTATO COM OUTROS TEXTOS, QUE SERVIRÃO DE APOIO E AMPLIARÃO AS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DO ALUNO.

AS DISCUSSÕES PODERÃO SER FEITAS EM LÍNGUA MATERNA, POIS NEM TODOS OS ALUNOS DISPÕEM DE UM LÉXICO SUFICIENTE PARA QUE O DIÁLOGO SE REALIZE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. ELAS SERVIRÃO COMO SUBSÍDIO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGA ESTRANGEIRA.

O TRABALHO COM O TEXTO TRARÁ UMA UMA PROBLEMATIZAÇÃO E A BUSCA POR SUA SOLUÇÃO DEVERÁ DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA QUE DESENVOLVAM UMA PRÁTICA ANALÍTICA CRÍTICA.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PODE-SE DIZER QUE UM TEXTO APRESENTA VÁRIAS POSSIBILIDADES DE LEITURA, QUE NÃO TRAZ EM SI UM SENTIDO PREESTABELECIDO PELO SEU AUTOR. QUEM FAZ A LEITURA É O SUJEITO, PORTANTO O TEXTO NÃO DETERMINA A SUA INTERPRETAÇÃO.

LEITURA O PROFESSOR DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA LEITURA, JÁ QUE, PELA FORMA COMO ENCAMINHA O TRABALHO EM SALA DE AULA, OS SIGNIFICADOS PODERÃO SER MAIS OU MENOS PROBLEMATIZADOS, OU AS POSSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PODERÃO SER MAIS OU MENOS SIGNIFICATIVAS.

ESPERA-SE QUE O TRABALHO COM A LEITURA VÁ ALÉM DAQUELA SUPERFICIAL, LINEAR. UMA QUESTÃO É LINEAR QUANDO BUSCA RESPOSTAS JÁ VISUALIZADAS NO PRÓPRIO TEXTO.

PARA COMPREENDER UM ENUNCIADO EM PARTICULAR, DEVEM TER EM MENTE QUEM DISSE O QUÊ, PARA QUEM, ONDE, QUANDO E O PORQUÊ.

ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE CRIAR UM LEITOR NÃO INGÊNUO, MAS QUE SEJA CRÍTICO, REAJA AOS TEXTOS COM OS QUAIS SE DEPARA E ENTENDA QUE POR TRÁS DELES HÁ UM SUJEITO, UMA HISTÓRIA, UMA IDEOLOGIA E VALORES PARTICULARES E PRÓPRIOS DA COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO.

O MAIOR OBJETIVO DA LEITURA É TRAZER UM CONHECIMENTO DE MUNDO QUE PERMITA AO LEITOR ELABORAR UM NOVO MODO DE VER A REALIDADE.

ORALIDADE NA ABORDAGEM DISCURSIVA A ORALIDADE É MUITO MAIS QUE O USO FUNCIONAL DA LÍNGUA, É APRENDER A EXPRESSAR IDÉIAS EM LÍNGA ESTRANGEIRA MESMO QUE COM LIMITAÇÕES.

ESCRITA NÃO SE PODE ESQUECER QUE DEVE SER VISTA COMO UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA, POIS EM SITUAÇÕES REAIS DE USO, ESCREVE-SE SEMPRE PARA ALGUÉM, OU PARA UM ALGUÉM DE QUEM SE CONSTRÓI REPRESENTAÇÃO.

É FUNDAMENTAL QUE, NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTE ALGUÉM SEJA DEFINIDO COMO UM SUJEITO SÓCIO-HISTÓRICO-IDEOLÓGICO, COM QUEM O ALUNO VAI PRODUZIR UM DIÁLOGO IMAGINÁRIO, FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO TEXTO E DE SUA COERÊNCIA.

EXEMPLO: A PRODUÇÃO DEVE TER UM OBJETIVO CLARO, POR EXEMPLO, ESCREVER UM E-MAIL PARA UMA EDITORA SOLICITANDO MATERIAL, ELABORAR UMA ENTREVISTA A SER FEITA A UM ESTRANGEIRO OU COM OUTRA PESSOA SOBRE UM ASSUNTO ESCOLHIDO PELA TURMA.

AO PROPOR UMA ATIVIDADE ESCRITA, É ESSENCIAL QUE SE DISPONIBILIZEM RECURSOS PEDAGÓGICOS, JUNTO À INTERVENÇÃO DO PRÓPRIO PROFESSOR, PARA OFERECER AO ALUNO ELEMENTOS DISCURSIVOS, LIGÜÍSTICOS, SOCIOPRAGMÁTICOS E CULTURAIS PARA QUE ELE MELHORE SUA PRODUÇÃO.

POSSÍVEIS DAS ESTRUTURAS APRESENTADAS. ANÁLISE LINGÜÍSTICA O TRABALHO COM A ANÁLISE LINGÜÍSTICA TORNA-SE IMPORTANTE NA MEDIDA EM QUE PERMITE O ENTENDIMENTO DOS SIGNIFICADOS POSSÍVEIS DAS ESTRUTURAS APRESENTADAS. AS REFLEXÕES LINGÜÍSTICAS DEVEM SER DECORRENTES DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DOS ALUNOS, A FIM DE QUE SE EXPRESSEM OU CONSTRUAM SENTIDOS AOS TEXTOS.

Vale ressaltar a diferença entre o ensino de gramática e a prática da análise lingüística:

LITERATURA AO APRESENTAR TEXTOS LITERÁRIOS AOS ALUNOS, DEVEM-SE PROPOR ATIVIDADES QUE COLABOREM PARA QUE ELE ANALISE OS TEXTOS E OS PERCEBA COMO PRÁTICA SOCIAL DE UMA SOCIEDADE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL.

O TRABALHO COM LEM DEVE SER ARTICULADO COM AS DEMAIS DISCIPLINAS PARA RELACIONAR OS VÁRIOS CONHECIMENTOS.

NESTA PROPOSTA, PARA CADA TEXTO ESCOLHIDO VERBAL E/OU NÃO VERBAL O PROFESSOR PODERÁ TRABALHAR LEVANDO EM CONTA OS ITENS ABAIXO SUGERIDOS:

sociedade se utiliza de um determinado tipo de gênero; a) Gênero: explorar o gênero escolhido e suas diferentes aplicabilidades. Cada atividade da sociedade se utiliza de um determinado tipo de gênero;

b) Aspecto Cultural/Interdiscurso: influência de outras culturas percebidas no texto, o contexto, quem escreveu, para quem, com que objetivo e quais outras leituras poderão ser feitas a partir do texto apresentado;

c) Variedade Lingüística: formal ou informal; d)Análise Lingüística: será realizada de acordo com a série.

ATIVIDADES:

- Pesquisa: será proposta para o aluno, acerca do assunto abordado - Pesquisa: será proposta para o aluno, acerca do assunto abordado. Lembrando aqui que pesquisa é entendida como uma forma de saber mais sobre o assunto, isso significa que poderá ser realizada não só nos livros ou internet. Uma conversa com pessoas mais experientes, uma entrevista, e assim por diante, também serão consideradas pesquisas.

DISCUSSÃO: - Discussão: conversar na sala de aula a respeito do assunto, valorizando as pesquisas feitas pelos alunos. Aprofundar e/ou confrontar informações. Essa atividade poderá ser feita em língua materna.

recursos disponíveis na sala de aula e a orientação do professor. PRODUÇÃO DE TEXTO: - Produção de texto: o aluno irá produzir um texto na língua estrangeira, com a ajuda dos recursos disponíveis na sala de aula e a orientação do professor.

paradidáticos, vídeos, DVD, CD-ROM, Internet, TV MULTIMÍDIA etc. Recomenda-se que o professor utilize outros materiais disponíveis na escola: livros didáticos, dicionários, livros paradidáticos, vídeos, DVD, CD-ROM, Internet, TV MULTIMÍDIA etc.

profundidade, levando em conta o conhecimento do aluno. Os conteúdos poderão ser retomados em todas as séries, porém em diferentes graus de profundidade, levando em conta o conhecimento do aluno.