Auditoria no Terceiro Setor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
Advertisements

OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
Demonstrações Financeiras a serem auditadas
A profissão de contador
Partidas Dobradas Contabilidade Necessária
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA
Maria Alice Pereira da Silva
República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRINCÍPIO DA ENTIDADE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA Brasília-DF, 10 de agosto de 2004 O.
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Plano de Negócio Elber Sales.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O Procultura Nova Lei de Financiamento da Cultura Brasileira Fundação Joaquim Nabuco Recife 13 de agosto de 2012 Cultura em Debate.
AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
REGULATÓRIO CERTIFICAÇÕES E ISENÇÕES
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
ASSOCIAÇÕES.
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Como solicitar a certificação
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos\ ONGs OCIPs- Organização da sociedade Civil de Interesse Público – Lei 9.709/99.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Disciplina: Contabilidade
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
IRPJ Lucro Real.
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III Avançar.
MÓDULO - XI Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI Avançar.
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
Composição dos Conselhos de Assistência Social
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XV MÓDULO - XV MÓDULO - XV MÓDULO - XV Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO.
Ministério da Educação
Conceito:- Ciência que estuda e controla o patrimônio
Gestão Prestação de Contas - Base Legal Por que realizamos esta audiência? A Lei de Responsabilidade Fiscal, determina em seu art. 9º, § 4°
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Entidade Sem Fins Lucrativos
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Maria Inez da Silva FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 “ASPECTOS PRÁTICOS.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
Lei Orçamentária Anual
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
Rodrigo Mendes Pereira FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 PLANO DE AÇÃO -Parâmetros da Resolução CNAS 16.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Sempre é tempo de aprender!
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

Auditoria no Terceiro Setor

O que é terceiro setor? É o conjunto de entidades filantrópicas, não governamentais e sem fins lucrativos, associado a diversas ações dispersas entre as pessoas que praticam a benemerência, pode ser reunido num único corpo, com propostas, opiniões, culturas ou problemáticas semelhantes entre si.

Como surgiu o Terceiro setor Crise do Estado e do bem-estar social; Crise do desenvolvimento; Crise do meio ambiente;

Tipos de entidades que o compõe: Associações; Fundações; Sindicatos; Cooperativas; Igrejas; Ongs.

Desafios do Terceiro Setor Confiabilidade; Capacidade de atrair pessoas; Combater o desperdício de recursos;

Fundos Públicos Recursos a fundo perdido; Recursos disponíveis na forma de linha de crédito com juros subsidiários; Recursos disponíveis na forma de incentivos fiscais a financiadores privados.

Tipos de arrecadação de recursos Incentivos fiscais; Doações; Patrocínios Transferências orçamentárias.

Comprovantes legais Título de utilidade pública- é condição básica para que a entidade usufrua de benefícios fiscais e financeiros por meio de recebimentos, isenções, subvenções, auxílios e doações. Certificado de entidade filantrópica- que isenta essa entidade do INSS patronal.

Título de utilidade pública Obrigações: Ser constituída no país; ter personalidade jurídica; estar em normal funcionamento nos últimos três anos, respeitando seu estatuto; não remunerar e nem conceder vantagens aos diretores e associados;

Título de utilidade pública Comprovar a cada três anos a promoção de atividades científicas, educacionais, culturais, artísticas ou filantrópicas; Comprovar a idoneidade dos diretores; Publicar semestralmente demonstração de receitas e despesas de forma obrigatória; Inscrever o nome e as características da sociedade em livro especial e demonstrar relatórios e demonstrar relatórios de atividades para a sociedade todos os anos.

Certificado de entidade filantrópica Obrigações: Ser constituída no país e estar em plena atividade; Estar inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social do município;

Certificado de entidade filantrópica Estar registrada no Conselho Federal de Assistência Social; Aplicar integralmente seus recursos, seu capital e os resultados do exercício no território nacional para o desenvolvimento e a manutenção da instituição; Não distribuir resultados, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio; Não remunerar diretores,conselheiros, sócios; Prestar serviços gratuitos, permanentes e sem discriminação de clientela.

Qual a importância das empresas investirem no terceiro setor? Tornam-se mais simpáticas aos olhos do consumidor; Recebem diversos benefícios mercadológicos; Aumentam a assistência aos mais carentes da sociedade

O que vem a ser um trabalho de auditoria no terceiro setor? É um trabalho feito em entidades sem fins lucrativos, onde o auditor vai constatar a idoneidade ou não delas, através dos procedimentos da auditoria.

Aspectos importantes para a realização do trabalho do auditor no terceiro setor: Neutralidade perante as entidades; Conhecimentos técnicos atualizados de contabilidade voltada para o terceiro setor; Manter um contato estreito com as entidades.

O processo de auditoria das contas de uma entidade do terceiro setor: Por meio de visitas; Através das demonstrações contábeis e documentos auxiliares encaminhados trimestralmente; Apreciação do balanço social ; Emissão do parecer de auditoria em conjunto com o relatório.

Que tipo de entidade deve se submeter ao trabalho de auditoria Todas as entidades sem fins lucrativos, exceto Ongs, que tenham receita acima de R$ 600 mil em cada um dos últimos três exercícios.

O que essas entidades podem fazer para auxiliar o trabalho de auditoria de contas É fundamental que a Fundação valorize e dê base para o contador realizar seu trabalho, que é importantíssimo e serve para retratar o desenvolvimento da entidade .

Por que é necessária a auditoria no terceiro setor? Justamente para acabar com o pensamento de "pilantropia".Por isso, o auditor luta pela transparência das contas de entidades sem fins lucrativos, o que é possível com o trabalho isento e neutro.