COMISSÃO DE REVISÃO DO PPP EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bacharelado em Sistemas de Informação
Advertisements

AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Direito Administrativo (8 questões)
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Prefeitura municipal de Imperatriz
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
Aproveitamento de Estudos
Engenheiro Projetista ?
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Apresentação Profissional Advogada, especializada na área da Educação Pós Graduanda em Neurociência e Psicologia Aplicada Autora do Blog voltado para.
2007 ANO DE MUDANÇAS.
CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF - GARÇA/SP
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Curso de Especialização em Educação Infantil
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
APRESENTAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Revisão do PPP da FDRP Articulação Teoria e Prática Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva João Pedro Costa Toribio Jesus Pacheco Simões.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
O Projeto pedagógico da fdrp: avaliação e aprimoramento
Reforma Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF
INTERDISCIPLINARIEDADE NA FDRP
Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Reflexões sobre o estágio na formação do Pedagogo UEMG IV FÓRUM NACIONAL DE PEDAGOGIA Interlocuções entre formação, saberes e práticas Maria Marcia Sigrist.
Atividade complementar
FORMAÇÃO CURRICULAR CEMOV/DEAPE/CGRH 2015.
Prática como Componente Curricular
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
1° Encontro.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Membros: Prof. Sérgio Salomão Shecaira Prof. Diogo R. Coutinho Prof.ª Mariângela Magalhães Rep. Discente Mariana Teresa Galvão Rep. Discente Sofia Preto.
ESCOLA DE MAGISTRADOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA 3ª REGIÃO - EMAG
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CAQi: Uma linha do tempo Mozart Neves Ramos Relator do CAQi no Conselho Nacional de Educação (CNE)
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO DE REVISÃO DO PPP EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL

Onde está previsto? No art. 5o da Resolução CNE/CES n° 9, de 29 de Setembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduac ̧ a ̃ o em Direito. Ele prevê que o curso de graduac ̧ a ̃ o em Direito deverá contemplar, em seu Projeto Pedagogico e em sua Organizac ̧ a ̃ o Curricular, conteudos e atividades que atendam aos seguintes eixos interligados de formac ̧ a ̃ o: I - Eixo de Formac ̧ a ̃ o Fundamental ; II - Eixo de Formac ̧ a ̃ o Profissional; III - Eixo de Formac ̧ a ̃ o Pratica

EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL Qual seu objetivo? Integrar o estudante no campo, estabelecendo as relac ̧ o ̃ es do Direito com outras areas do saber, abrangendo dentre outros, estudos que envolvam conteudos essenciais sobre Antropologia, Cie ̂ ncia Politica, Economia, Etica, Filosofia, Historia, Psicologia e Sociologia. (Note que a lista de disciplinas não é exaustiva). Na FDRP, das 8 disciplinas acima, duas estão ausentes (Antropologia e Cie ̂ ncia Politica) e uma (Psicologia) é oferecida apenas como optativa eletiva.

EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL E.F.Fundamental Antropologia (não) Cie ̂ ncia Politica (não) Economia (sim) Etica (sim) Filosofia (sim) Historia (sim) Psicologia (op. elet.) Sociologia (sim) E.F.Profissional Direito Constitucional(sim) Direito Administrativo(sim) Direito Tributario (sim) Direito Penal (sim) Direito Civil (sim) Direito Empresarial (sim)* Direito do Trabalho (sim) Direito Internacional (sim) Direito Processual (sim)

EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL E.F.Fundamental na FDRP (número de disciplinas oferecidas pelo DFB – EFF): 25 disciplinas. Destas: 12 são oferecidas no 1o e 2o períodos, 1 no 4o período, 1 no 6o período, 1 (TCC)no 9o período, 10 são optativas eletivas (criadas, nem todas oferecidas) Total de 8 docentes. E.F.Profissional na FDRP (número de disciplinas oferecidas pelos demais departamentos – EFP): 110 disciplinas. 54 oferecidas pelo DDP 56 pelo DPP). Total de 32 docentes. 17 docentes do DDP. 15 docentes do DPP.

EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL

Diagnóstico: Ausência de disciplinas previstas na legislação. Concentração de disciplinas do EFF no primeiro ano da faculdade; Ausência quase absoluta dessas disciplinas nos demais anos, à exceção do último ano, com disciplinas optativas eletivas; De outra parte, à exceção do primeiro ano, nos demais anos há uma absoluta preponderância de disciplinas do EFP. Propostas: Criação das disciplinas de Antropologia Jurídica, Ciência Política (ou Filosofia Política) e Psicologia Jurídica (obrigatória). Distribuir as matérias do EFF nos demais períodos; Incentivar a criação de discipinas interdepartamentais (Ex: Bioética, Interpretação Constitucional, Teoria da Decisão Judicial, etc.); Mais interdisciplinariedade;

EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL Alguns problemas: A criação de outras disciplinas demandaria mais trabalho por parte dos docentes do DFB, que é o menor departamento da FDRP (8 docentes). As disciplinas previstas na Resolução CNE/CES n° 9 de 2004 são específicas e exigem a contratação de mais docentes. O espaço na grade horária não permite a inclusão de disciplinas obrigatórias (como as previstas na Resolução), somente as optativas eletivas. Propostas de solução: Verificação da carga de aulas atribuída aos docentes da faculdade, visando uma distribuição mais equitativa e racional dos trabalhos. Mais “parcerias” com outros departamentos do campus, à semelhança do que foi feito com a Psicologia (Profa. Marina Bazón). Revisão da carga horária de algumas disciplinas (Exemplo: Matemática p/ Advogados e Contabilidade p/ Advogados). Implementação de uma grade horária mais flexível.