AUTOVISTORIA 14/11/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Advertisements

- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Prof(a): Patrícia Braz
PLANO DE GESTÃO.
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
RESOLUÇÃO Nº 1.010/2005 MATRIZ E APLICATIVO.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
ARQUITETURA E URBANISMo
Comentários sobre Lei de Autovistoria
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level.
Riscos das Edificações
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Bom dia! Impactos da norma nos projetos de arquitetura e urbanização
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
ARQUITETURA E URBANISMo
Click to edit Master text styles – Second level Third level – Fourth level » Fifth level 1/16 FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO FEC/UNICAMP.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
SEMINÁRIO TÉCNICO – CREA-RS Aprimoramento da Legislação Municipal
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
O ciclo virtuoso das Normas Técnicas. Engenheiro Civil e Advogado ROBERTO LIRA DE PAULA.
Autovistoria no Rio de Janeiro por Alexandre Corrêa.
A importância do manual de uso, operação e manutenção das edificações
1 Comissão de Estudo 2Gerência do Processo de Normalização Criação da ABNT/CE-02: – Comissão de Estudo de Inspeção Predial,
Edificações no Rio de Janeiro Total de edificações na cidade 875 mil Edificações sujeitas à autovistoria: 270 mil * Fonte: IBGE ** ** Estimativa com base.
Atividades do engenheiro eletricista definidas pelo CONFEA/CREA
O EXERCÍCIO PROFISSIONAL LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
Planejamento e Controle e obras
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
Política Nacional do Meio Ambiente
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
2ª Aula: Estudo, previsão, provisão e controle de execução.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Arquitetura ou Engenharia civil ?
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level.
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
Técnico em Edificações
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO TÊXTIL Palestrante: Cargo/Função:
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
TreinamentoTreinamento. Subtítulo Tópico 1 Tópico 1 Tópico 2 Tópico 2 Tópico 3 Tópico 3 Tópico 4 Tópico 4 Tópico 5 Tópico 5 TreinamentoTreinamento.
ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O QUE É O CONSELHO PROFISSIONAL? Autarquia federal, órgão auxiliar da administração pública federal, criada para regulamentar.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Riscos das Edificações Principais Ocorrências - Sistema elétrico inadequado - Obras sem orientação técnica - Intervenções inadequadas.
MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO ELETRICISTA Palestrante: Cargo/Função:
Introdução à Comunicação Formação superior em Jornalismo Profª Margaret Carino.
Procedimentos legais antes da iniciação de uma obra
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Transcrição da apresentação:

AUTOVISTORIA 14/11/2013

Programa de Autovistoria Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro 2

Leis de Autovistoria Decreto nº 37.426/2013 regulamenta a Lei Estadual nº 6400/2013 e a Lei Complementar nº 126/ 2013 Art. 1º Ficam os responsáveis pelas edificações existentes no Município do Rio de Janeiro obrigados a realizar vistorias técnicas periódicas para verificar as condições de conservação, estabilidade e segurança e garantir, quando necessário, a execução das medidas reparadoras. Art. 2º A vistoria técnica deverá ser efetuada por engenheiro ou arquiteto ou empresa legalmente habilitados nos respectivos Conselhos Profissionais, que elaborará o Laudo Técnico. Art. 3º O responsável pela edificação comunicará a Secretaria Municipal de Urbanismo, através de formulário próprio online, o resultado atestado pelo laudo técnico. 3

Atividades e Atribuições dos Arquitetos e Urbanistas Lei 12.378/2010 (artigo 2º) I - supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica; II - coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação; III - estudo de viabilidade técnica e ambiental; IV - assistência técnica, assessoria e consultoria; V - direção de obras e de serviço técnico; VI - vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem; VII - desempenho de cargo e função técnica; VIII - treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária; IX - desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade; X - elaboração de orçamento; XI - produção e divulgação técnica especializada; e XII - execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico 4

Campos de Atuação dos Arquitetos e Urbanistas Lei 12.378/2010 (artigo 2º) I - Arquitetura e Urbanismo II - Arquitetura de Interiores III - Arquitetura Paisagística IV - Patrimônio Histórico Cultural e Artístico V - Planejamento Urbano e Regional 5

Campos de Atuação dos Arquitetos e Urbanistas Lei 12.378/2010 (artigo 2º) VI - Topografia VII - Tecnologia e resistência dos materiais VIII - Sistemas construtivos e estruturais IX - Instalações e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo X - Conforto Ambiental XI - Meio Ambiente 6

Resolução 51 CAU/BR Áreas de atuação compartilhada Art. 3° As áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas constantes do art. 2°da Lei n°12.378, de 2010, que não lhes sejam privativas nos termos do art. 2° desta Resolução, constituem áreas de atuação compartilhadas entre os profissionais da Arquitetura e Urbanismo e os de outras profissões regulamentadas. Atuação privativa aos arquitetos e urbanistas Vistoria em edificações tombadas, preservadas e tuteladas (Art.2º) 7

8

1- Mostrar a opção para acesso ao programa autovistoria no site do CAU RJ 9

Programa Autovistoria 1- Mostrar a opção para acesso ao programa autovistoria no site do CAU RJ 10

A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro. Ao reforçar a responsabilidade de síndicos e proprietários com a manutenção dos imóveis, a lei representa uma vitória para a população do Rio e um novo mercado de trabalho para os arquitetos e urbanistas. Os laudos técnicos podem ser elaborados por profissionais e empresas regularmente inscritas no CAU/RJ. O Programa de Autovistoria permite que síndicos, condomínios e administradores de imóveis possam ter acesso a um banco de dados com profissionais interessados em prestar esse serviço. Participe! O que é o Programa? 1- Explicar ou reforçar a importância do programa 11

A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro. Ao reforçar a responsabilidade de síndicos e proprietários com a manutenção dos imóveis, a lei representa uma vitória para a população do Rio e um novo mercado de trabalho para os arquitetos e urbanistas. Os laudos técnicos podem ser elaborados por profissionais e empresas regularmente inscritas no CAU/RJ. O Programa de Autovistoria permite que síndicos, condomínios e administradores de imóveis possam ter acesso a um banco de dados com profissionais interessados em prestar esse serviço. Participe! PERFIL CADASTRO PERFIL CONSULTA 1- Apresentar os 2 perfis existentes para navegação no serviço de autovistoria no site CAU RJ: Perfil Consulta e Perfil Cadastro 12

A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro. Ao reforçar a responsabilidade de síndicos e proprietários com a manutenção dos imóveis, a lei representa uma vitória para a população do Rio e um novo mercado de trabalho para os arquitetos e urbanistas. Os laudos técnicos podem ser elaborados por profissionais e empresas regularmente inscritas no CAU/RJ. O Programa de Autovistoria permite que síndicos, condomínios e administradores de imóveis possam ter acesso a um banco de dados com profissionais interessados em prestar esse serviço. Participe! PERFIL CADASTRO Arquitetos, Empresas 1- apresentar o perfil cadastro, reforçando que é um perfil necessariamente identificado. Para arquitetos e empresas cadastrados no CAU 13

Identificação do Profissional ou Empresa PERFIL CADASTRO Identificação do Profissional ou Empresa 1- Destacar que a identificação/ login é a mesma utilizada para acesso ao SICCAU 14

Aceite dos Termos e Condições PERFIL CADASTRO Aceite dos Termos e Condições TESTE TESTE TESTE 1- após o login, aparecerá a tela de aceite dos termos e condições 15

Alteração e Inclusão de informações de contato PERFIL CADASTRO Alteração e Inclusão de informações de contato 1- apos o aceite dos termos e condições, aparecera a tela para inclusão ou alteração dos dados a serem divulgados do profissional ou empresa no programa autovistoria 16

Alteração e Inclusão de informações de contato PERFIL CADASTRO Alteração e Inclusão de informações de contato TESTE TESTE TESTE 1- após atualização dos dados do profissional ou empresa, o mesmo começará a fazer parte do banco de dados de profissionais cadastrados no Programa autovistoria 17

Gerenciamento das informações e Sair do programa autovistoria PERFIL CADASTRO Gerenciamento das informações e Sair do programa autovistoria 1- mostrar que a qualquer momento o profissional ou empresa poderá alterar, excluir, incluir dados e até mesmo deixar de fazer parte do banco de dados de profissionais e empresas cadastrados no programa de autovistoria. É só clicar na seta do lado direito do nome do profissional ou empresa, que aparecerão as opções. 18

Programa de Autovistoria Encontre um profissional ou empresa de Arquitetura e Urbanismo 19

A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro A Lei de Autovistoria já está em vigor no município do Rio de Janeiro. Ao reforçar a responsabilidade de síndicos e proprietários com a manutenção dos imóveis, a lei representa uma vitória para a população do Rio e um novo mercado de trabalho para os arquitetos e urbanistas. Os laudos técnicos podem ser elaborados por profissionais e empresas regularmente inscritas no CAU/RJ. O Programa de Autovistoria permite que síndicos, condomínios e administradores de imóveis possam ter acesso a um banco de dados com profissionais interessados em prestar esse serviço. Participe! PERFIL CONSULTA Síndicos, Proprietários, Responsável pelo imóvel 1- Enfatizar que o perfil consulta é aberto a toda a sociedade, não há necessidade de login/ identificação 20

Consulta a Arquitetos Cadastrados no Programa de Autovistoria PERFIL CONSULTA Consulta a Arquitetos Cadastrados no Programa de Autovistoria 1- Quando entra na consulta do profissional ou empresa, mostrar que existem 2 opções de consultar dados: consultar por endereço ou consultar por contato do profissional ou empresa 21

Buscando Arquitetos por Informações Geográficas PERFIL CONSULTA Buscando Arquitetos por Informações Geográficas OPÇÕES: 1- digitar um bairro, ou nome de rua ou endereço 2- localizar arquitetos próximo a sua localização 1- Explorar a consulta pela opção endereço/mapa, destacando as 2 formas de operação: por endereço ( parte ou total) ou solicitar a localização de TODOS profissionais próximo a sua localização. 2- Se escolher a opção 2 tem que autorizar o sistema localizar (georeferenciar) o seu endereço ( a sua atual posição) 22

Selecionando o Arquiteto no mapa PERFIL CONSULTA Selecionando o Arquiteto no mapa 1- O resultado da consulta poderá trazer 1 arquiteto ou mais de 1 arquiteto ou empresa 2- Ao passar o mouse no icone, aparecerá a foto e os dados autorizados para a divulgação CHRISTINE FONTENELE EKSTERMAN +55 (21) 1234 5678 christiane.eksterman@teste.com Skype: christiane_eksterman br.linkedin.com/in/christiane.eksterman/ Selecionando o arquiteto no mapa: 23

PERFIL CONSULTA Selecionando o Arquiteto no mapa - Visualização das informações no mapa e na tabela Foto 24

Benefícios para todos Profissionais Sociedade CAU/RJ e governo Melhoria da governança urbana no município do Rio de Janeiro Maior controle e transparência no gerenciamento das informações Novo campo de trabalho para Arquitetos e Urbanistas Mais segurança para a população 1- reforçar que os benefícios são para todos: Sociedade, CAU, Governo e Arquitetos 2- ao mesmo tempo que é uma vitória para a população do Rio e também um novo mercado de trabalho para os arquitetos e urbanistas Profissionais Sociedade CAU/RJ e governo 25

Normas disponíveis Norma de Inspeção Predial do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia NBR 13752:1996 – Perícias de engenharia na construção civil NBR 5674:2012 – Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção NBR 14037:2011 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações — Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos 26

Atuação da Fiscalização do CAU/RJ Profissionais e empresas que estejam realizando vistorias técnicas sem registro no CAU/RJ Volume incompatível de RRTs por profissional Cobrança de valor duvidoso Exercício ilegal da profissão 27

Recomendações para a Prefeitura do Rio Prorrogação do prazo de 1º de janeiro de 2014 para início da fiscalização Organizar fiscalização por etapas, priorizando os bairros com edificações mais antigas Obrigatoriedade da apresentação do as built na emissão do Habite-se, acompanhado da entrega dos projetos de estrutura e complementares 28

Contato: autovistoria@caurj.org.br