Vídeo Educar – Rubem Alves
Reunião com Professores Coordenadores 26 de maio de 2009
Vídeo – Aprender a aprender
processo de aprendizagem Quadro de ênfases no processo de aprendizagem
Nas “idéias” que percorrem os contextos da aprendizagem Mais ênfase Nas “idéias” que percorrem os contextos da aprendizagem Menos ênfase Na linguagem específica das disciplinas, em seus símbolos, na nomenclatura que utiliza (essa aprendizagem ocorrerá em momento oportuno)
Mais ênfase No pensar, no raciocinar, no incentivo à criatividade, à curiosidade, à iniciativa e à exploração. Menos ênfase No: “É assim que se faz!” Na repetição, na imitação, na pressa, na impaciência.
Mais ênfase No processo de aprendizagem Menos ênfase Nos resultados
No ensino desligado da vivência do aluno Mais ênfase Na experiência acumulada no cotidiano do aluno Menos ênfase No ensino desligado da vivência do aluno
Menos ênfase No processo passivo Mais ênfase Em considerar a aprendizagem um processo ativo Menos ênfase No processo passivo
Nas operações rotineiras Mais ênfase Nas situações problema que envolvam significativamente o aluno Menos ênfase Nas operações rotineiras
“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu faço, eu aprendo” O Que eu vejo, eu lembro O que eu faço, eu aprendo” Confúcio
Um resumo das visitas da Oficina Pedagógica às HTPCs:
a organização da HTPC está Em muitas escolas a organização da HTPC está ADEQUADA :
Clareza no direcionamento Pauta Registros Clareza no direcionamento das propostas Objetivo Estudos e/ou encaminhamentos para esclarecimentos Continuidade ... Envolvimento e participação do grupo
Entretanto, a HTPC ainda não é um espaço pedagógico em outras escolas!!!
Assim, pensamos ser fundamental o PC buscar um “ajuste” em sua função quanto ao planejamento, aos registros, aos objetivos do “encontro”, compreendendo seu real significado.
Pela dificuldade em legitimar os trabalhos/projetos em sala de aula! POR QUÊ? Pela dificuldade em legitimar os trabalhos/projetos em sala de aula!
ROTINA Seu papel e importância; Como ela contribui no trabalho do professor
É preciso ensinar por compreensão. Ensinar hoje: criar oportunidades para a aprendizagem. É preciso ensinar por compreensão.
Desafios da leitura: A leitura deve ir muito além da mera formação para aquisição dos códigos de escrita; A leitura deve pressupor uma interação com a vida, com o conhecimento;
estar aprendendo sempre; fazer relações entre pensar e viver; Há uma necessidade de que o aluno possa: estar aprendendo sempre; fazer relações entre pensar e viver; ter asas para voar no mundo.
Do mundo do conhecimento ao conhecimento do mundo A leitura é transição: Do mundo do conhecimento ao conhecimento do mundo Do mundo da leitura à leitura do mundo
A leitura é importante para a vida da alma como a respiração é para a A leitura como um processo: A leitura é importante para a vida da alma como a respiração é para a vida do corpo.
Ler é observar lugares, situações e contextos. construção de relações; atribuição de significados; realização das descobertas; mudanças de paradigmas; mergulho solitário nas experiências humanas; mergulho solidário no mundo da cultura. Ler é observar lugares, situações e contextos. Ler é permitir à criança olhar para a sua realidade.
Dá suporte para que todas as disciplinas possam Currículo Dá suporte para que todas as disciplinas possam desenvolver diversas habilidades que favoreçam o processo de construção do conhecimento nas crianças e adolescentes.
A Escola – Paulo Freire
Bibliografia www.youtube.com Prof Dr Luis Dante Prof Dr Marcelo Campos